A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1127/81, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Electricidade de Portugal (EDP), E. P., a emitir, para subscrição de instituições de crédito, ao par, 8500000 obrigações do valor nominal de 1000$00, representadas por títulos ao portador de 1 e 10 obrigações ou em certificados.

Texto do documento

Portaria 1127/81
de 31 de Dezembro
1 - As condições calamitosas da seca que prevaleceram em 1980-1981 acarretaram uma considerável diminuição da produção hidroeléctrica nacional, o que forçou a Electricidade de Portugal a um intenso e excepcional recurso à produção termoeléctrica e à importação de electricidade.

Daqui derivaram enormes dispêndios com esta importação e com a aquisição de combustíveis para queima nas centrais térmicas, ainda agravados, estes últimos, com a forte subida dos preços dos combustíveis líquidos.

Estes dispêndios atingiram proporções elevadíssimas, muitíssimo superiores às que corresponderiam a condições hidrológicas médias, que são as consideradas para a definição dos níveis tarifários de venda de energia eléctrica.

2 - Para compensar os efeitos económicos da diversidade de condições climáticas - que se verificam acentuadamente, de ano para ano, no nosso país - as diferenças daí resultantes para os custos da produção de electricidade, relativamente aos que corresponderiam a condições hidrológicas médias, são contabilizadas pela EDP através de um Fundo de Apoio Térmico - FAT -, criado em 1960 por despacho governamental e regulado por diversas disposições legais e regulamentares (designadamente o Decreto-Lei 46031, de 14 de Novembro de 1964).

A movimentação do FAT, aprovada anualmente por despacho governamental, resulta necessariamente equilibrada em termos estatísticos, como deriva da sua própria definição. Contudo, esse equilíbrio, após uma prolongada seca como foi a de 1980-1981, só pode ser restabelecido, como é óbvio, ao fim de alguns anos.

Por isso, as necessidades financeiras resultantes da situação deficitária do FAT no final de 1981 (cerca de 17,5 milhões de contos) não podem continuar a ser financiadas pela EDP com operações a curto prazo, como pode ser feito quando os défices do FAT não são muito avultados e, portanto, compensáveis em prazo reduzido.

3 - Deste modo, entendeu o Governo conveniente, na sequência de conversações havidas entre o Banco de Portugal, as instituições de crédito nacionais e a EDP, concordar com a substituição por um empréstimo obrigacionista das responsabilidades de curto prazo que esta empresa vinha assumindo junto dos bancos nacionais, para fazer face ao défice do FAT.

Nestes termos:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado do Tesouro, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 371/78, de 30 de Novembro, observado o estabelecido no n.º 1 do artigo 8.º do mesmo diploma, autorizar a Electricidade de Portugal (EDP), E. P., com sede em Lisboa, a emitir, para subscrição de instituições de crédito, ao par, 8500000 obrigações do valor nominal de 1000$00, representadas por títulos ao portador de 1 e 10 obrigações ou em certificados.

A taxa de juro nominal do 1.º cupão é de 20%.
Para cada um dos cupões seguintes a taxa de juro será a correspondente à taxa básica de desconto do Banco de Portugal em vigor no 1.º dia de cada período de vencimento de juro, acrescida do diferencial de 2%.

Ao abrigo do artigo 27.º do Decreto-Lei 46492, de 18 de Agosto de 1965, é concedida aos juros das obrigações a isenção do imposto de capitais e do imposto complementar.

Os juros das obrigações contar-se-ão semestralmente, a partir da data do início da subscrição, e vencer-se-ão nos dias 1 de Março e 1 de Setembro de cada ano, sendo 1 de Setembro de 1982 a data do 1.º pagamento, correspondente aos juros contados desde o dia do início da subscrição até àquela data.

A duração máxima das obrigações será de 6 anos e a amortização destas efectuar-se-á, por sorteio, em 5 anuidades, na data do vencimento da 1.ª prestação de juros ocorrente em cada ano, sendo a 1.ª amortização efectuada em 1 de Março de 1984 e a última em 1 de Setembro de 1988.

As amortizações serão feitas pelo valor nominal, acrescido dos seguintes prémios de reembolso:

Na 1.ª amortização - 45$00;
Na 2.ª amortização - 60$00;
Na 3.ª amortização - 75$00;
Na 4.ª amortização - 95$00;
Na 5.ª amortização - 115$00.
As condições de pagamento dos juros e das amortizações correspondentes às obrigações farão parte dos respectivos planos de amortização, a publicar no Diário da República.

Os encargos deste empréstimo serão suportados pela EDP, por eles respondendo o total das suas receitas.

Esta autorização é concedida nas seguintes condições:
1.ª A emissão só poderá realizar-se depois de terem dado entrada na Direcção-Geral do Tesouro o documento comprovativo de ter sido efectuado o competente registo na Conservatória do Registo Comercial e um exemplar do Diário da República em que tenha sido publicado o respectivo plano de amortização;

2.ª Dos títulos definitivos deverá constar o número e a data do Diário da República que publicar a presente portaria, bem como o plano de amortização e o número e data do Diário da República em que este for publicado;

3.ª A EDP deverá solicitar a admissão à cotação nas bolsas de valores nacionais das obrigações.

Ministério das Finanças e do Plano, 23 de Dezembro de 1981. - O Secretário de Estado do Tesouro, Walter Waldemar Pego Marques.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/198520.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-11-14 - Decreto-Lei 46031 - Ministérios das Finanças e da Economia - Secretaria de Estado da Indústria

    Insere disposições indispensáveis ao cumprimento das obrigações emergentes dos contratos que, com a garantia solidária do Estado, as sociedades anónimas de responsabilidade limitada Hidroeléctrica do Douro e Empresa Termoeléctrica Portuguesa celebraram com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento em 6 de Novembro de 1963.

  • Tem documento Em vigor 1965-08-18 - Decreto-Lei 46492 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Regula o funcionamento do sistema bancário e do mercado de capitais.

  • Tem documento Em vigor 1978-11-30 - Decreto-Lei 371/78 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Estabelece normas sobre emissões de acções, obrigações e ofertas públicas de compra, venda ou troca de valores mobiliários.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda