Despacho 3732/2002 (2.ª série). - Por despacho reitoral de 25 de Junho de 2001:
Doutor Julio Ignácio Fermoso García - autorizada a sua contratação como professor catedrático convidado, a tempo parcial, 60%, além do quadro de pessoal docente da Universidade da Beira Interior, por conveniência urgente de serviço, a partir de 1 de Outubro de 2001.
Nos termos dos n.os 2 e 3 do artigo 15.º do Decreto-Lei 448/79, de 13 de Novembro, ratificado com as alterações pela Lei 19/80, de 16 de Julho, publica-se a seguir o parecer de fundamenta este convite:
Parecer
O doutor Julio Fermoso García, catedrático de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca, director do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário de Salamanca.
Autor de mais de uma centena de trabalhos científicos publicados em revistas, livros e monografias, foi orientador de mais de 30 teses de investigação.
Especialista em Planeamento da Educação em Ciência da Saúde, é autor da versão espanhola da Guia Pedagógica para o Pessoal de Saúde (J. J. Guilbert, OMS, Genève, 1994). Organizador de 16 workshops "palleres intensivos de planificación de la educación em ciências de la salud" para professores universitários de diversas instituições.
Reitor da Universidade de Salamanca de 1986 a 1994, tendo-se dedicado a assuntos de gestão de universidades, internacionalização e modelos de relação Universidade-Estado. É autor, entre outros, do documento do CRE sobre "Financiación de las Universidades. Modelos Europeos" (1996).
Primeiro presidente da Associação "Universidade Iberoamericana de Postgrado" (1988-1990), consultor de organismos internacionais: UNESCO, União Europeia e consultor da UNESCO, para a elaboração do projecto para a transformação do campus universitário de uma das actuais bases norte-americanas no canal do Panamá (1996). Presidente da comissão científica do programa da União Europeia ALFA (1994-1997), presidente da Junta Directiva do Programa CRECOLUMBUS (1993-1996), membro da comissão técnica do Programa INTERCAMPUS (1994-1997). Representante e vice-presidente da Conferência de Reitores Espanhóis (1988-1996).
Presidente da comissão assessora da Universidade de Castilla-La Mancha para a realização da Faculdade de Medicina de Albacete desde 1997. Membro da comissão externa de "Evaluación del Plan Nacional de Evaluación de la Calidad de las Universidades" desde 2000 e membro da equipa designada pela Conferência de Reitores Espanhóis para a elaboração do relatório "Universidade 2000", sob a orientação do professor Bricall.
Recebeu várias bolsas de investigação e prémios de reconhecido prestígio internacional.
Pertence a 12 sociedades científicas, entre as quais, a Sociedade Espanhola de Educação Médica, e é membro do Capítulo Espanhol do Clube de Roma. É vogal do conselho editorial de várias revistas espanholas.
Recebeu louvores e distinções, entre as quais se destacam: condecoração com o grau de comendador da ordem de Santiago da Espada, com a ordem heráldica de Cristóvão Colombo.
Doutor honoris causa da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Perú); professor honoris causa da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina), gran cruz de la Ordem del Mérito Militar.
Em face do atrás descrito, somos de parecer que o Prof. Doutor Julio Fermoso García reúne condições científicas, pedagógicas e profissionais para ser contratado pela Universidade da Beira Interior como professor catedrático convidado.
22 de Junho de 2001. - Salvador Manuel Correia Massano Cardoso - Duarte Nuno Vieira - José Manuel Calheiros.
(Isento de visto de Tribunal ao abrigo do disposto no artigo 46.º, n.º 1, conjugado com o artigo 114.º, n.º 1, da Lei 98/97, de 26 de Agosto).
29 de Janeiro de 2002. - O Administrador, José Esteves Correia Pinheiro.