A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 135/86, de 12 de Junho

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção aos artigos 2.º, alínea a), 11.º e 18.º do Código do Imposto de Mais-Valias.

Texto do documento

Decreto-Lei 135/86
de 12 de Junho
Considerando que na determinação da matéria colectável para efeitos da liquidação do imposto de mais-valias devido pela alienação a título oneroso de terrenos para construção não prevê o Código do Imposto de Mais-Valias a possibilidade de abatimento dos encargos suportados e indispensáveis à valorização desses terrenos;

Usando da autorização legislativa concedida pela alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º da Lei 9/86, de 30 de Abril, o Governo decreta, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É alterada a redacção dos artigos 2.º, alínea a), 11.º e 18.º do Código do Imposto de Mais-Valias pela forma seguinte:

Art. 2.º ...
a) No caso do n.º 1.º do artigo anterior, a diferença entre o valor de realização e o valor de aquisição do terreno acrescido dos encargos suportados indispensáveis à valorização do mesmo nos cinco anos anteriores à data da transmissão;

...
Art. 11.º O valor de realização dos terrenos para construção equivalerá àquele que for considerado para liquidação da sisa e o valor de aquisição ao que for considerado para liquidação da sisa ou do imposto sobre as sucessões e doações, consoante se trate de aquisição a título oneroso ou a título gratuito, acrescido dos encargos que se tornou indispensável suportar para a sua valorização nos últimos cinco anos anteriores à data da transmissão.

§ único ...
Art. 18.º As pessoas ou entidades que pretendam transmitir a título oneroso qualquer terreno para construção, ou trespassar o direito ao arrendamento de escritórios ou consultórios afectos ao exercício de profissões constantes da tabela anexa ao Código do Imposto Profissional, participá-lo-ão ao chefe da repartição de finanças do concelho ou bairro em que estiver situado o terreno, o escritório ou o consultório, em impresso modelo n.º 1, entregue em duplicado, para efeito da liquidação do imposto, se for devido, juntando, tratando-se de terreno para construção, prova documental dos encargos referidos no artigo 11.º

§ 1.º ...
§ 2.º ...
§ 3.º A exactidão dos encargos referidos no artigo 11.º será verificada pelo chefe da repartição de finanças, que os poderá alterar em face de quaisquer elementos de que disponha.

§ 4.º Da correcção a que se refere o parágrafo anterior poderá o contribuinte reclamar com efeito suspensivo, no prazo de quinze dias a contar da notificação que para esse fim lhe será feita, aplicando-se, com as devidas adaptações, o disposto nos §§ 5.º e 7.º do artigo 19.º

Art. 2.º As alterações introduzidas aos artigos 2.º, 11.º e 18.º do Código do Imposto de Mais-Valias aplicam-se às transmissões operadas a partir da entrada em vigor desse diploma.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 6 de Maio de 1986. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe.

Promulgado em 25 de Maio de 1986.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 30 de Maio de 1986.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/19711.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1986-06-30 - DECLARAÇÃO DD4722 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 135/86, de 12 de Junho, do Ministério das Finanças, que dá nova redacção aos artigos 2.º, alínea a), 11.º e 18.º do Código do Imposto de Mais-Valias.

  • Não tem documento Em vigor 1986-08-30 - DECLARAÇÃO DD4628 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificada a declaração de rectificação ao Decreto-Lei n.º 135/86, 30 de Junho, do Ministério das Finanças, que dá nova redacção aos artigos 2.º, alínea a), 11.º e 18.º do Código do Imposto de Mais-Valias.

  • Tem documento Em vigor 2021-05-18 - Lei 28/2021 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda