A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 439/82, de 3 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção à alínea a) do n.º 3 do artigo 17.º e à alínea f) do n.º 1 do artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 488/71, de 9 de Novembro. (Lei Orgânica do Fundo Especial de Transportes Terrestres).

Texto do documento

Decreto-Lei 439/82
de 3 de Novembro
Considerando a relevância das atribuições do Fundo Especial de Transportes Terrestres como órgão de financiamento do sector, torna-se necessário dotar este organismo dos meios eficazes de intervenção no campo financeiro, mediante a captação de poupanças e conferindo-lhe, também, celeridade no processamento das operações de crédito levadas a efeito no quadro de execução dos programas de assistência financeira à política de investimento e coordenação do sector dos transportes terrestres;

Nestes termos:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É alterado o artigo 17.º, n.º 3, alínea a), do Decreto-Lei 488/71, de 9 de Novembro, com a redacção introduzida pelo artigo 5.º do Decreto-Lei 525/72, de 19 de Dezembro, e são-lhe aditados os n.os 6 e 7, com a seguinte redacção:

Art. 17.º ...
...
3 - ...
a) Assumir perante quaisquer instituições de crédito nacionais ou estrangeiras os necessários compromissos ou obrigações para o efeito de lhes assegurar o pagamento de quaisquer importâncias provenientes de operações de crédito, já realizadas ou a realizar, em que sejam directamente interessadas, como devedoras, as entidades às quais o Fundo pode facultar financiamento;

...
6 - Os contratos de financiamento ou de prestação de garantia até 100000000$00, desde que se destinem a investimentos, não carecem do visto do Tribunal de Contas.

7 - Pela intervenção do Fundo como avalista, nos termos do disposto na alínea a) do n.º 3 deste artigo, será sempre devida uma comissão de aval de montante a fixar no respectivo contrato, que não poderá ser superior à que for praticada pelas instituições bancárias.

Art. 2.º É alterado o artigo 19.º, n.º 1, alínea f), do Decreto-Lei 488/71, de 9 de Novembro, com a redacção introduzida pelo artigo 5.º do Decreto-Lei 525/72, de 19 de Dezembro, e são-lhe aditados os n.os 5, 6 e 7, com a seguinte redacção:

Art. 19.º - 1 - ...
...
f) O produto das operações de crédito, designadamente de empréstimos obrigacionistas, contraídas no mercado interno ou externo, mediante prévia autorização concedida, caso a caso, por despacho conjunto do Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes e do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, tendo em vista a execução de planos de financiamento aprovados;

...
5 - Os empréstimos obrigacionistas serão emitidos em montante e condições a fixar por despacho do Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes e do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano.

6 - As obrigações representativas dos empréstimos poderão gozar do aval do Estado.

7 - O Fundo fica autorizado a realizar com as instituições de crédito contratos para a colocação de obrigações.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 19 de Agosto de 1982. - Diogo Pinto de Freitas do Amaral.

Promulgado em 20 de Outubro de 1982.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/194230.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-11-09 - Decreto-Lei 488/71 - Ministérios das Obras Públicas e das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Alarga a competência do Conselho Superior de Obras Públicas às questões de transportes e cria a Direcção Geral de Viação que absorverá as atribuições relativas à circulação rodoviária hoje conferidas à Direcção Geral de Transportes Terrestres.

  • Tem documento Em vigor 1972-12-19 - Decreto-Lei 525/72 - Ministérios das Obras Públicas e das Comunicações

    Adopta providências para aplicação ao pessoal de diversos serviços dos Ministérios das Obras Públicas e das Comunicações.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda