Aviso 6710/2001 (2.ª série). - 1 - Nos termos do n.º 1 do artigo 10.º da Lei 49/99, de 22 de Junho, faz-se público que, por despacho do Secretário de Estado da Administração Interna de 2 de Abril de 2001, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contado da data da publicação do presente aviso, concurso para o preenchimento do cargo de chefe da Divisão de Gestão Financeira e Património da Direcção-Geral de Viação.
2 - Área de actuação - a referida na alínea a) do n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei 484/99, de 10 de Novembro.
3 - Requisitos legais - podem concorrer os funcionários que até ao termo do prazo das candidaturas reúnam os requisitos definidos pelo artigo 4.º da Lei 49/99, de 22 de Junho.
São condições preferenciais a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, Economia e Finanças e o exercício de funções de chefia ou coordenação de serviços, núcleos, comissões ou grupos de trabalho.
4 - Composição do júri - de acordo com o sorteio realizado na Comissão de Observação e Acompanhamento dos Concursos para os Cargos Dirigentes, no dia 31 de Outubro do ano findo (acta 521/2000), a constituição do júri é a seguinte:
Presidente - Engenheiro Carlos Manuel Serra Mosqueira, subdirectora-geral;
1.º vogal efectivo - Dr. Adílio Fernando Conde de Pinho La Salette, chefe de divisão, que substituirá o presidente nas suas faltas e impedimentos.
2.º vogal efectivo - Dr.ª Maria de Guadalupe Abreu Mègre Pires, directora de serviços.
1.º vogal suplente - Engenheira Maria Isabel Pereira Gomes Ortins de Bettencourt, directora de serviços.
2.º vogal suplente - engenheiro José Pedro Rodrigues Pinheiro, director de serviços.
5 - Métodos de selecção - no concurso serão utilizadas a avaliação curricular e a entrevista profissional de selecção.
5.1 - Os critérios de apreciação e ponderação dos métodos referidos no número anterior, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, serão os constantes de acta das reuniões do júri do concurso, sendo a mesma facultada aos candidatos sempre que solicitada.
5.2 - No sistema de classificação é ainda aplicado o disposto no artigo 13.º da Lei 49/99, de 22 de Junho.
6 - Prazo de validade - o concurso tem a validade de seis meses contados da data da publicitação da lista de classificação final.
7 - Formalização das candidaturas - os requerimentos de admissão ao concurso, dirigidos ao director-geral de Viação, podem ser entregues, pessoalmente, na Divisão de Pessoal e Expediente Geral desta Direcção-Geral, sita na Avenida da República, 16, sobreloja, 1069-055 Lisboa Codex, ou remetidos pelo correio para o mesmo endereço, com aviso de recepção, expedidos até ao prazo fixado para entrega de candidaturas.
8 - Do requerimento deverão constar os seguintes elementos:
a) Nome, filiação, estado civil, número e data de validade do bilhete de identidade, habilitações literárias, residência e telefone;
b) Menção expressa do concurso a que se candidata;
c) Declaração de que possui os requisitos legais de admissão, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 11.º da Lei 49/99, de 22 de Junho.
8.1 - A falta da declaração referida na alínea c) do número anterior determina a exclusão do concurso.
8.2 - O requerimento deve ser acompanhado de:
a) Curriculum vitae detalhado e actualizado, donde constem, nomeadamente, as funções que tem exercido e formação profissional que possui;
b) Documento, actualizado, comprovativo da situação profissional (categoria que detém, serviço a que pertence, natureza do vínculo e antiguidade na categoria e na carreira) emitido pelo serviço de origem.
8.3 - O júri pode exigir aos candidatos a apresentação de documentos comprovativos das afirmações por eles produzidas que possam relevar para a apreciação do seu mérito.
9 - As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.
10 - Ao presente concurso aplicam-se, para além da Lei 49/99, de 22 de Junho, os Decretos-Leis 442/91, de 15 de Novembro, 6/96, de 31 de Janeiro e 204/98, de 11 de Julho.
11 - As listas dos candidatos admitidos e excluídos e de classificação final serão afixadas, para consulta, nas instalações da Direcção-Geral de Viação, sitas na Avenida da República, 16, em Lisboa.
11 de Abril de 2001. - O Director-Geral, António Nunes.