2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 20 de Julho de 2005.
18 de Julho de 2005. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos. Nota biográfica Fernando D. Bello Pinheiro, nascido em 1944.
Licenciado em Engenharia Mecânica, IST, 1969.
Licenciado em Antropologia, UTL, 1975 (pós-graduação, MIT, Banco Mundial, Batelle).
Cargos internacionais:
Membro do Comité Finanças e Conselho, CERN, Genève;
Presidente do conselho de concertação, CERN, Genève;
Membro do Comité Finanças e Conselho, ESO, Munique;
Vice-presidente do ESO, Munique.
A actividade profissional tem focado, essencialmente, a gestão da ciência e da tecnologia, nomeadamente no fomento da inovação baseada na tecnologia, nas relações entre unidades executoras de I&D e o sector produtivo, com o objectivo da valorização no mercado dos resultados da investigação científica e tecnológica.
Complementarmente, tem tido significativa actividade no domínio da transferência de tecnologia, através da contratação de projectos de inovação em cooperação bilateral e multilateral (EUA e Europa) entre empresas e unidade de I&D, bem como na formação e treino de engenheiros para a indústria.
Foi vogal do conselho de administração da Agência de Inovação S. A.
(1996-2001), vice-presidente do Conselho Económico e Social, secretário executivo do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia e director do Serviço de Planeamento e Projectos da Junta Nacional de Investigação Científica, tendo publicado sobre domínios diversos, onde a C&T, a economia e as ciências sociais se intersectam.
Exerceu, também, actividades de consultor e perito internacional em áreas da sua competência profissional.