Edital 21/2001 (2.ª série). - Prémios académicos 2001. - Nos termos do Regulamento Geral dos Prémios da Academia das Ciências de Lisboa, aprovado pela Portaria 20 925, de 23 de Novembro de 1964, e atendendo ao disposto no Decreto-Lei 126/72, de 22 de Abril, são abertos concursos para a atribuição dos seguintes prémios:
Prémios Júlio de Melo Fogaça
São destinados a galardoar trabalhos de investigação sobre a História de Portugal, publicados nos dois anos anteriores à abertura do concurso, ou que se encontrem inéditos:
1) Prémio no valor de 4 000 000$00;
2) Prémio no valor de 1 000 000$00, reservado a candidatos que não tenham ainda completado trinta anos de idade à data do fecho do período de apresentação das candidaturas.
Prémios Professor António Almeida Costa
São destinados a galardoar trabalhos monográficos de álgebra, publicados nos três anos anteriores à abertura do concurso, ou que se apresentem inéditos:
1) Prémio no valor de 1 000 000$00;
2) Prémio no valor de 500 000$00, reservado a candidatos que não tenham ainda completado trinta e cinco anos de idade à data do fecho do período de apresentação das candidaturas.
As obras apresentadas como título de candidatura aos prémios deverão ser originais e escritas em língua portuguesa. Os autores deverão ser portugueses e não poderão ser sócios da Academia das Ciências de Lisboa.
Dentro do prazo do concurso deverão ser entregues na secretaria da Academia:
a) Requerimento, dirigido ao presidente da Academia, e assinado pelo autor, contendo os elementos de identificação do candidato e da obra, bem como declaração de que a obra não foi anteriormente premiada em qualquer outro concurso;
b) Quatro exemplares da obra. Se a obra for inédita, os exemplares entregues não serão manuscritos.
Os quatro exemplares entregues para concurso não serão devolvidos. O prazo para entrega das obras termina um ano após a publicação deste edital no Diário da República.
3 de Janeiro de 2001. - O Presidente, José Manuel Toscano Rico.