Despacho 22 133/2000 (2.ª série). - Natural do concelho de Figueiró dos Vinhos, Artur Martinho Simões (1899-1996) concluiu o curso do Magistério Primário, vindo a leccionar, durante 10 anos, em vários concelhos do distrito de Leiria.
Deixou a carreira de professor em 1928 para ser nomeado no cargo de chefe de secção no Ministério do Interior e em 1936 foi promovido a chefe de repartição. Representou o mesmo Ministério na Comissão Internacional de Limites entre Portugal e Espanha e no Conselho de Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica.
Em 1963 aposentou-se, a seu pedido, sendo então louvado e condecorado com o oficialato da Ordem Militar de Cristo. Foi igualmente condecorado com o grau de comendador da Ordem de Mérito Civil de Espanha.
Viveu na Amadora durante quase meio século. Aí, apoiou diversas colectividades de cultura, desporto e recreio, destacando-se o seu contributo aquando da criação do Pavilhão Gimnodesportivo da Associação Académica da Amadora, Associação que presidiu durante oito anos. Desempenhou ainda outros cargos, nomeadamente os de presidente da Junta de Freguesia e da Comissão Paroquial de Assistência, vogal do conselho municipal e vice-presidente da Câmara Municipal.
Escreveu o Primeiro Estudo sobre a Freguesia da Amadora, por ocasião do 25.º aniversário da sua elevação a freguesia do concelho de Oeiras (1962): o concelho da Amadora e Ermida da Falagueira.
Por tudo o que foi dito, é de toda a justiça atender à proposta do órgão de gestão da Escola Básica do 1.º Ciclo de Mina n.º 8, Mina, Amadora, que obteve a concordância da Câmara Municipal, no sentido da atribuição do nome Artur Martinho Simões àquele estabelecimento de ensino.
Deste modo, preenchidos que estão os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas no Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino o seguinte:
A Escola Básica do 1.º Ciclo de Mina n.º 8, Mina, Amadora, passa a denominar-se Escola Básica do 1.º Ciclo Artur Martinho Simões, Amadora.
17 de Outubro de 2000. - A Secretária de Estado da Administração Educativa, Maria José Rodrigues Rau Pinto da Silva.