Despacho 22 132/2000 (2.ª série). - José Belchior Viegas nasceu em São Brás de Alportel em 31 de Dezembro de 1905.
Filho mais velho de uma família numerosa, frequentou a escola primária quando um irmão mais novo o substituía no trabalho.
Aos 8 anos acompanhou o pai quando este foi desempenhar funções de feitor numa herdade situada em Portel. Ao regressar a São Brás de Alportel, aos 14 anos, começou a estudar música num grupo musical dirigido pelo abade da terra. Trabalhou com o pai numa fábrica de cortiça, porém, como este trabalho não o satisfazia, empregou-se em Faro de dia e à noite estudava.
Com 17 anos ingressou como músico na Instituição Militar de Faro e mais tarde foi transferido para Leiria. Aí estudou e escreveu composições práticas cantando o Rio Liz e Afonso Lopes Vieira. Passou ainda por Braga, Castelo Branco e Coimbra. Concluiu o Curso Geral do Comércio e o Curso Médio do Conservatório, em Coimbra. Professor nas escolas regimentais e maestro de banda militar, foi ainda poeta e jornalista. Relator e colaborador em vários jornais conimbricenses, foi amigo dos principais vultos literários dessa época - Fernando Namora, António Sérgio e Miguel Torga.
Mais tarde transferiu-se para Lisboa e nesta cidade concluiu o curso superior de Música no Conservatório e frequentou cursos artísticos: Teatro, Música, Orfeon, Orquestra e Coros, no Teatro de São Carlos, estudou História e Literatura.
A dificuldade de progressão na carreira militar levou-o a abandoná-la e a ir viver para sua terra natal. Aí reorganizou a filarmónica, promoveu festas, sessões de cultura e tornou-se no grande dinamizador na homenagem e execução do busto do poeta Bernardo de Passos situado no centro de São Brás de Alportel.
Autor de várias partituras e marchas, estendeu a sua influência a bandas e orfeons em Tavira, Loulé e Moncarrapacho.
Em 1956 casou com uma professora do ensino básico e secundário, directora de um colégio em Olhão, que apoiou na realização do seu sonho - a criação de um externato em São Brás de Alportel (1959).
Em 1970 construiu em Olhão as novas instalações para o Externato Dr. João Lúcio - actual Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Prof. Paula Nogueira. Foi, ainda, o primeiro sócio fundador do Colégio Internacional de Vilamoura.
Por tudo o que foi dito, é justa a proposta do conselho executivo da Escola Secundária de São Brás de Alportel, que obteve a concordância da Câmara Municipal, no sentido da atribuição do nome José Belchior Viegas àquele estabelecimento de ensino.
Assim, preenchidos que estão os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino que a Escola Secundária de São Brás de Alportel se passe a denominar Escola Secundária José Belchior Viegas, São Brás de Alportel.
17 de Outubro de 2000. - A Secretária de Estado da Administração Educativa, Maria José Rodrigues Rau Pinto da Silva.