A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 394/85, de 27 de Junho

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações ao Regulamento de Administração da Fazenda Naval.

Texto do documento

Portaria 394/85
de 27 de Junho
Tornando-se oportuno, relativamente ao desenvolvimento da gestão do orçamento da Marinha, dar continuidade à harmonização das disposições do Regulamento de Administração da Fazenda Naval (RAFN), aprovado pelo Decreto 31859, de 17 de Janeiro de 1942, com a missão e responsabilidades cometidas à Direcção da Fazenda Naval pelo Decreto-Lei 384/79, de 19 de Setembro, que estabeleceu a estrutura orgânica da Superintendência dos Serviços Financeiros:

Ao abrigo do artigo 4.º do mencionado Decreto 31859 e tendo em conta o disposto na Lei 29/82, de 11 de Dezembro, em matéria de competência regulamentar:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Defesa Nacional, o seguinte:

1.º São introduzidas no Regulamento de Administração da Fazenda Naval, aprovado pelo Decreto 31859, de 17 de Janeiro de 1942, as seguintes alterações, dando nova redacção a algumas das suas disposições e aditando outras:

...
Art. 96.º Todos os conselhos administrativos devem enviar até ao dia 20 da cada mês, à Direcção da Fazenda Naval e à 6.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública, nota discriminativa dos saldos em seu poder no último dia do mês anterior, sem o que pode esta Delegação deixar de dar andamento às requisições apresentadas, avisando o conselho administrativo pela via mais rápida.

...
Art. 100.º ...
§ 1.º ...
§ 2.º ...
§ 3.º A Direcção da Fazenda Naval é competente para declarar o cabimento da importância das despesas nas dotações orçamentais próprias, sendo a respectiva utilização pelos conselhos administrativos determinada caso a caso por despacho do Chefe do Estado-Maior da Armada, do qual se dará prévio conhecimento à 6.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública.

...
Art. 102.º ...
1.º a 8.º ...
9.º Os conselhos administrativos levantam os títulos autorizados na Direcção da Fazenda Naval, que os recebe da 6.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública para efeitos de controle orçamental através dos registos das respectivas autorizações.

Art. 103.º ...
1.º a 11.º ...
12.º Por cada saque emitido deverão os conselhos administrativos comunicar imediatamente à Direcção da Fazenda Naval por via telegráfica a destrinça orçamental das importâncias sacadas.

...
Art. 121.º-A. Para a entrega nos cofres do Estado de reposições abatidas ou não abatidas nos pagamentos, os conselhos administrativos deverão requisitar as respectivas guias à 6.ª Delegação da Direcção da Contabilidade Pública, por intermédio da Direcção da Fazenda Naval.

...
Art. 180.º ...
§ 1.º ...
§ 2.º Para se tornar efectiva a disposição deste artigo, a celebração de qualquer contrato será sempre precedida de informação afirmativa de cabimento:

Pela Direcção da Fazenda Naval ou pelos conselhos administrativos relativamente a dotações orçamentais próprias;

Pela 6.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública relativamente a verbas comuns.

§ 3.º ...
Art. 184.º ...
§ 1.º ...
§ 2.º É dispensada a publicação de portaria fundamentada, nos termos do artigo 181.º, relativamente aos contratos que haja necessidade de celebrar ao abrigo do disposto no presente artigo; mas qualquer encargo resultante da aplicação deste mesmo artigo só pode ser assumido desde que a Direcção da Fazenda Naval, sempre que se trate de despesas a satisfazer em conta de dotação a inscrever no orçamento privativo da Marinha, ou serviço interessado, nos outros casos, declare que será inscrita verba para lhe fazer face, informação que deverá ser comunicada à 6.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública.

§ 3.º ...
Art. 326.º ...
§ 1.º ...
§ 2.º ...
§ 3.º Quando por qualquer circunstância seja impossível cumprir-se a disposições do parágrafo anterior, os vencimentos ficarão em cofre até ao fim do ano económico, fazendo-se referência na acta do conselho a esse facto, bem como a todo o movimento que o dinheiro dessa proveniência sofra entretanto.

Findo o ano económico e na mesma ocasião em que são entregues os saldos, devem ser entregues também no Banco de Portugal as importâncias dos vencimentos ainda não levantados, mediante guia de reposição pedida à 6.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública, acompanhada de relação discriminada dos militares que deixaram de os levantar. Destas guias deverá dar-se conhecimento à Direcção da Fazenda Naval.

§ 4.º ...
§ 5.º ...
Ministério da Defesa Nacional.
Assinada em 14 de Junho de 1985.
O Ministro da Defesa Nacional, Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/181693.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1942-01-17 - Decreto 31859 - Ministério da Marinha - Inspecção de Marinha

    Aprova e manda pôr em execução o Regulamento de Administração da Fazenda Naval, em substituição do que foi aprovado pelo Decreto 28360, de 30 de Dezembro de 1937.

  • Tem documento Em vigor 1979-09-19 - Decreto-Lei 384/79 - Conselho da Revolução

    Reestrutura a Superintendência dos Serviços Financeiros.

  • Tem documento Em vigor 1982-12-11 - Lei 29/82 - Assembleia da República

    Aprova a Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda