A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 493/85, de 20 de Julho

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção a vários artigos do Regulamento do Serviço de Mergulhadores da Armada.

Texto do documento

Portaria 493/85
de 20 de Julho
Considerando a necessidade de actualizar o Regulamento do Serviço de Mergulhadores da Armada, aprovado e posto em vigor pela Portaria 635/79, de 3 de Dezembro, em consequência da criação do aperfeiçoamento em mergulhador-nadador de combate:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Defesa Nacional, ao abrigo da alínea b) do artigo 2.º do Decreto 120/74, de 25 de Março, e tendo em conta o disposto na Lei 29/82, de 11 de Dezembro, em matéria de competência regulamentar, o seguinte:

1.º Os artigos 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 12.º, 16.º, 17.º, 26.º e 27.º do Regulamento do Serviço de Mergulhadores da Armada passam a ter, respectivamente, as seguintes redacções:

Art. 2.º Os mergulhadores dos quadros permanentes compreendem:
a) Os mergulhadores a que se referem as alíneas a), b), c), d) e e) do artigo 4.º genericamente designados, no âmbito deste Regulamento, por mergulhadores-sapadores;

b) Os mergulhadores-nadadores de combate;
c) Os mergulhadores-vigias.
Art. 3.º ...
1) Mergulhadores-sapadores:
...
2) Mergulhadores-nadadores de combate:
a) Efectuar deslocações discretas no meio aquático, no âmbito da execução de incursões anfíbias, e bem assim outras acções especiais de natureza militar, no âmbito das missões da Marinha;

b) Efectuar os registos e a escrituração inerentes ao serviço;
3) Mergulhadores-vigias:
a) Proceder a buscas nas obras vivas dos navios;
b) Executar pequenas reparações subaquáticas no âmbito do serviço de limitação de avarias;

4) Mergulhadores em serviço militar obrigatório:
a) Proceder a inspecções e buscas nas obras vivas dos navios de guerra e mercantes e colaborar na inactivação de todo o armamento explosivo que seja encontrado em zonas de responsabilidade naval;

b) Cooperar em operações de defesa de portos e de assalto e limpeza de praias, especialmente em áreas submersas;

c) Prestar assistência na reparação e inspecção das obras vivas de navios da Armada e outros, quando tal for determinado;

d) Cooperar na execução de serviços de salvação marítima nomeadamente na recuperação de náufragos em reflutuação e assistência a submarinos;

e) Cooperar, nos termos das disposições em vigor, na execução de trabalhos subaquáticos, nomeadamente demolições submarinas e trabalhos portuários;

f) Cooperar em missões de busca e salvamento, nomeadamente em socorro a náufragos;

g) Cooperar na guarda, conservação e manutenção do material, incluindo o de demolição, em uso ou distribuído para utilização, em serviço;

h) Efectuar os registos e a escrituração inerentes ao serviço;
i) Cooperar no serviço de limitação de avarias;
j) Participar no serviço de vigilância.
Art. 4.º Prestam serviço de mergulhadores-sapadores:
a) ...
b) ...
c) ...
d) ...
e) As praças habilitadas com o curso de especialização em sapador submarino.
Art. 5.º Prestam serviço de mergulhador-nadador de combate os oficiais, sargentos e praças habilitados com o curso de aperfeiçoamento em mergulhador-nadador de combate.

Art. 6.º Prestam serviço de mergulhador-vigia os oficiais, sargentos e praças habilitados com o curso de aperfeiçoamento em mergulhador-vigia.

Art. 7.º Prestam serviço de mergulhador em serviço militar obrigatório as praças habilitadas com a instrução técnica básica de mergulhadores.

Art. 12.º ...
§ único. O ingresso na categoria de sargentos mantém o direito à categoria de mergulhador anteriormente possuída como praça, nas condições do corpo, deste artigo e demais disposições do presente Regulamento.

Art. 16.º ...
a) Os mergulhadores-sapadores, os mergulhadores-nadadores de combate e os mergulhadores em serviço militar obrigatório devem treinar um mínimo de 270 minutos por trimestre à máxima profundidade praticável e com todos os aparelhos de mergulho para cuja condução estejam habilitados;

b) ...
Art. 17.º Os mergulhadores da Armada que tenham deixado de mergulhar por um período superior a 3 meses não devem imergir a mais de 20 m sem que antes tenham efectuado 3 mergulhos, em dias separados, a profundidades inferiores.

Art. 26.º ...
§ único. Em casos especiais, e na impossibilidade de se dispor de oficiais nas condições indicadas, os sargentos da classe de mergulhadores poderão assumir essa responsabilidade.

Art. 27.º - 1 - ...
2 - Em casos especiais, e na impossibilidade de se dispor de oficiais nas condições indicadas, os sargentos da classe de mergulhadores poderão assumir essa responsabilidade.

2.º Ao mesmo Regulamento é aditado um novo artigo com a seguinte redacção:
Art. 32.º-A. Salvo nos casos devidamente justificados, os mergulhadores-nadadores de combate não realizarão acções submarinas a título individual ou isolado do âmbito da missão do Destacamento de Acções Especiais.

Ministério da Defesa Nacional.
Assinada em 4 de Julho de 1985.
O Ministro da Defesa Nacional, Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/180760.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-03-25 - Decreto 120/74 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Extingue o Serviço de Mergulhadores e Salvação.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-03 - Portaria 635/79 - Conselho da Revolução - Estado-Maior da Armada

    Aprova e põe em vigor o Regulamento do Serviço de Mergulhadores da Armada, anexo á presente portaria.

  • Tem documento Em vigor 1982-12-11 - Lei 29/82 - Assembleia da República

    Aprova a Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda