Aviso 7405/2000 (2.ª série). - Concurso para investigador auxiliar - referência IA-A. - 1 - Faz-se público que, por deliberação do conselho directivo do Instituto Geológico e Mineiro de 19 de Janeiro de 2000, se encontra aberto, pelo prazo de 30 dias, concurso externo para recrutamento de um investigador auxiliar da carreira de investigação, constante do mapa anexo à Portaria 1325/93, de 31 de Dezembro.
2 - O concurso é aberto para a área científica de Geociências, com especial incidência na vertente de Sedimentologia.
3 - O presente concurso rege-se pelo disposto nos Decretos-Leis 124/99, de 20 de Abril e 204/98, de 11 de Julho.
4 - Prazo de validade - o concurso é válido para o preenchimento da vaga posta a concurso, esgotando-se com o provimento da mesma.
5 - Conteúdo funcional - o conteúdo funcional correspondente à categoria de investigador auxiliar é o constante do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei 124/99, de 20 de Abril.
6 - Local de trabalho e vencimento - o local de trabalho situa-se em Alfragide e o vencimento é o constante do anexo n.º 1 ao Decreto-Lei 124/99, de 20 de Abril.
7 - São condições de candidatura:
7.1 - Reunir os requisitos do artigo 29.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho;
7.2 - Possuir os requisitos referidos no n.º 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei 124/99, de 20 de Abril.
8 - O método de selecção consiste na apreciação do curriculum vitae e da obra científica dos candidatos, sendo ponderados:
a) Mérito científico dos resultados obtidos durante a actividade do candidato, em especial quanto à originalidade e contribuição para a melhoria do conhecimento da respectiva área de investigação;
b) Apreciação dos trabalhos de investigação publicados em revistas da especialidade, em função da sua qualidade científica, número de publicações, bem como das suas citações em artigos de outros autores;
c) Apreciação do mérito das participações em reuniões científicas nacionais e, em especial, internacionais, com apresentação de comunicações;
d) Participação em projectos de investigação, quer internos quer externos;
e) Experiência profissional, nomeadamente no domínio da sedimentação marinha batial e abissal;
f) Actividades de orientação científica;
g) Prestação de serviços à comunidade.
9 - Os candidatos devem apresentar a respectiva candidatura em requerimento dirigido ao presidente do conselho directivo do Instituto Geológico e Mineiro, dele constando os seguintes elementos:
a) Identificação completa;
b) Concurso a que se candidata;
c) Habilitações literárias;
d) Quaisquer elementos que os concorrentes considerem relevantes para apreciação do seu mérito, os quais, todavia, só serão tidos em conta pelo júri se devidamente comprovados;
e) Menção expressa dos documentos anexos ao requerimento;
f) Declaração, sob compromisso de honra, de que reúne os requisitos de admissão a concurso previstos no artigo 29.º do Decreto-Lei 204/98.
10 - O requerimento deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:
a) Cinco exemplares do curriculum vitae, detalhado e devidamente assinado;
b) Certificado, autêntico ou autenticado, comprovativo das habilitações literárias;
c) Um exemplar de cada uma das obras publicadas.
11 - As candidaturas são admitidas no caso de os candidatos apresentarem no acto de candidatura documento comprovativo de que requereram ao conselho científico do IGM que lhes seja considerada, para efeitos de concurso, a habilitação detida como habilitação em área científica afim daquela para que é aberto o concurso, ou o tempo de serviço prestado em determinada área científica como tendo sido prestado em área científica afim daquela para que é aberto o concurso.
12 - A lista de candidatos admitidos e excluídos e a lista de classificação final serão afixadas nos serviços do IGM em Alfragide, Amadora.
13 - A composição do júri do concurso consta do aviso publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 75, de 29 de Março de 2000, a p. 5888.
14 - As candidaturas deverão ser endereçadas ao presidente do conselho directivo do Instituto Geológico e Mineiro e entregues directamente neste Instituto, na Rua do Almirante Barroso, 38, 1000 Lisboa, ou remetidas pelo correio, com aviso de recepção, para o mesmo endereço, até ao termo do prazo fixado no n.º 1 do presente aviso.
13 de Abril de 2000. - O Presidente do Júri, José Hipólito Monteiro.