A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 733/86, de 4 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Actualiza o regime especial de segurança social dos trabalhadores agrícolas.

Texto do documento

Portaria 733/86
de 4 de Dezembro
O regime especial de segurança social dos trabalhadores agrícolas em vigor, embora estruturado em moldes técnicos e financeiros semelhantes aos do regime dos demais trabalhadores, revela-se claramente limitativo, designadamente no domínio dos benefícios concedidos.

A debilidade da contribuição financeira do sector agrícola para a solidariedade social, dando origem a défices consideráveis, tem implicado um crescente apoio compensatório por transferências do regime geral e do Orçamento do Estado, limitando até agora o esquema de benefícios dos trabalhadores agrícolas.

De facto, os seus quantitativos, designadamente no que se refere às pensões e aos subsídios de doença e de desemprego, são sensivelmente mais baixos e aquém das necessidades correntes das pessoas abrangidas.

Por isso, considera o Governo, por razões de justiça social e de equidade, ser altura de não manter por mais tempo esta diferenciação de protecção social.

Daí o objectivo da presente portaria de valorizar o esquema de benefícios em aplicação, quer pela melhoria de uma das prestações - subsídio por morte -, quer pela integração de prestações que não têm sido consideradas - complemento de pensão por cônjuge a cargo e subsídio por assistência a menores doentes.

Nestes termos, em aplicação do artigo 80.º do Decreto 45266, de 23 de Setembro de 1963, e do artigo 1.º do Decreto-Lei 136/85, de 3 de Maio:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Trabalho e Segurança Social, o seguinte:

1.º Do esquema de benefícios do regime especial de segurança social das actividades agrícolas passam a fazer partes as seguintes prestações, nos termos estabelecidos para o regime geral de segurança social:

a) Complemento de pensão por cônjuge a cargo;
b) Subsídio por assistência a menores doentes.
2.º O subsídio por morte é de quatro vezes o valor da remuneração média calculada nos termos estabelecidos para o regime especial de segurança social das actividades agrícolas.

3.º A presente portaria é aplicável a partir de 1 de Dezembro de 1986.
Ministério do Trabalho e Segurança Social.
Assinada em 6 de Novembro de 1986.
O Ministro do Trabalho e Segurança Social, Luís Fernando Mira Amaral.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/173452.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-09-23 - Decreto 45266 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Promulga o Regulamento Geral das Caixas Sindicais de Previdência.

  • Tem documento Em vigor 1985-05-03 - Decreto-Lei 136/85 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Regulamenta a Lei n.º 4/84, de 5 de Abril (protecção da maternidade e da paternidade).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda