Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 31186/2008, de 4 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Nomeação em regime de substituição para o cargo de director do Departamento de Apoio aos Antigos Combatentes da Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 31186/2008

Nos termos do n.º 1 do artigo 7.º e artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, nomeio, em regime de substituição, para o cargo de Director do Departamento de Apoio aos Antigos Combatentes da Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, do Ministério da Defesa Nacional, lugar criado pelo Decreto Regulamentar 4/2002, de 5 de Fevereiro, o Coronel Infantaria NIM 19493878 Rui Eduardo Azenha Sampaio de Oliveira, com efeitos a 01 de Dezembro de 2008. Autorizado a optar pelo vencimento base do seu cargo de origem.

5 de Novembro de 2008. - O Director-Geral, Alberto Rodrigues Coelho.

Síntese Curricular

O Coronel de Cavalaria Rui Eduardo Azenha Sampaio de Oliveira nasceu em Lisboa, tem 51 anos de idade e 30 anos de serviço efectivo. Foi promovido ao actual posto em 09 de Janeiro de 2008.

Para além da Licenciatura em Ciências Militares e do curso de Cavalaria da Academia Militar, possui ainda o curso de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares, os Cursos de Métodos de Instrução, Defesa NBQ, Contra-Vigilância, Operações Irregulares e o curso de Instrutores de Equitação, bem como o Armor Officers Advanced Course ( EUA ), o ACE Planners Course ( NATO) e o Force Protection Officers Course ( NATO).

Ao longo da sua carreira serviu em diversas Unidades do Exército, no Estado-Maior do Exército, no Instituto de Altos Estudos Militares e em Quartéis-Generais da ONU e da NATO em Timor, no Afeganistão e em Itália.

Foi Instrutor e Cmdt de Pelotões de Reconhecimento no RC3, Cmdt de Esquadrões de Reconhecimento no Regimento de Cavalaria 3 (RC3) e na Escola Prática de Cavalaria (EPC), Cmdt de Esquadrões de Instrução (Praças e QC) no RC3 e na EPC, Cmdt do Grupo de Reconhecimento do RC3, Cmdt do GCS, Chefe da Secção de Pessoal da EPC e Instrutor dos diversos Cursos e Estágios nesta Escola (TPO; CFS e CPC ) no âmbito da Metodologia da Instrução e da Táctica.

Após a conclusão do curso de Estado-Maior foi convidado para docente do Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM), onde foi colocado, por escolha, como Professor, entre 1998 e 2003. Durante este período leccionou matérias de diversas áreas aos Cursos de Promoção a Oficial Superior, curso de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção, tendo Chefiado os Gabinetes de Táctica de Cavalaria, Operações Aéreas, Operações Ofensivas, Operações de Apoio à Paz e Operações Conjuntas e Combinadas e sido ainda responsável pela gestão, utilização e desenvolvimento do emprego do Sistema de Simulação do Exército (VIGRESTE) no IAEM. Durante este período, fez ainda parte de diversos GT NATO relacionados com as áreas da táctica e do emprego de helicópteros.

Entre Agosto de 2000 e Outubro de 2001 desempenhou as funções de Chefe da Célula de Informações Militares do QG da UNTAET em Timor, e foi membro permanente na Joint Border Comission (orgão político militar constituído por entidades timorenses, da ONU e Indonésias).

Entre Janeiro de 2003 e Junho de 2006 prestou serviço no Nato Rapid Deployable Corps-Italy (NRDC_IT), sedeado em Itália, como Chefe da Secção de Operações na Profundidade ( Deep Ops ), tendo tomado parte na missão ISAF VIII no Afeganistão entre Junho e Dezembro de 2005 como Chief Theatre Force Protection, no Quartel-General daquela força.

Por despacho de 06 de Junho de 2006, de SExa o General CEME, foi nomeado, por escolha, para as funções de 2.º Cmdt do Regimento de Cavalaria n.º 6, as quais exerceu entre Setembro de 2006 e Junho de 2008.

Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações destacando-se a Medalha de Prata de Serviços Distintos, a medalha Afonso Henriques e as medalhas ONU e NATO.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1725936.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2002-02-05 - Decreto Regulamentar 4/2002 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova a estrutura, as atribuições e o funcionamento da Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda