Portaria 905/87
de 27 de Novembro
A adesão de Portugal ao Tratado de Roma implica a adaptação da legislação nacional contrária ao princípio de não discriminação exercida em razão da nacionalidade. Tendo a Portaria 137-A/85, de 11 de Março, estabelecido especiais condições tarifárias para os cidadãos nacionais residentes nos Açores, impõe-se a sua extensão aos nacionais dos Estados membros da CEE que preencham os mesmos requisitos.
Nestes termos, após consulta prévia ao Governo Regional da Região Autónoma dos Açores:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Comércio e Turismo, ao abrigo do artigo 2.º, n.º 2, do Decreto-Lei 276/87, de 4 de Julho, o seguinte:
1.º O n.º 8.º da Portaria 137-A/85, de 11 de Março, passa a ter a seguinte redacção:
A aplicação das tarifas para cidadãos portugueses residentes nos Açores ficará sujeita às condições especificadas no anexo I a esta portaria. São equiparados a cidadãos nacionais todos os cidadãos dos Estados membros da Comunidade Económica Europeia.
2.º Ao anexo I da Portaria 137-A/85 é acrescentado o seguinte, na rubrica "Documentação»:
No caso dos cidadãos equiparados a nacionais, o bilhete de identidade e o cartão de contribuinte poderão ser substituídos, respectivamente, por outro documento de identificação e por carta de residência de nacional de um Estado membro da CEE de que conste residir, há pelo menos seis meses, na Região Autónoma dos Açores.
3.º Esta portaria entra em vigor dez dias após a sua publicação no Diário da República.
Ministérios das Finanças, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Comércio e Turismo.
Assinada em 17 de Novembro de 1987.
O Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, Vasco Joaquim Rocha Vieira. - O Ministro das Finanças, Miguel José Ribeiro Cadilhe. - O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, João Maria Leitão de Oliveira Martins. - O Ministro do Comércio e Turismo, Joaquim Martins Ferreira do Amaral.