Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso (extracto) 20713/2008, de 23 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeação do funcionário Nuno José Pimenta Oliveira Gomes no cargo/lugar de direcção intermédia do 2.º grau - chefe da Divisão denominada de Gabinete de Auditoria e Controlo de Gestão

Texto do documento

Aviso (extracto) n.º 20713/2008

Nos termos do disposto no n.º 5 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada e republicada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, e aplicável à administração local pelos artigos 1.º e 10.º do Decreto-Lei 93/2004, de 20 de Abril, com as alterações e republicação dada pelo Decreto-Lei 104/2006, de 7 de Junho, torno público que por meu despacho de 2 de Julho de 2008 foi nomeado no cargo/lugar de direcção intermédia do 2.º grau - chefe da Divisão denominada de Gabinete de Auditoria e Controlo de Gestão - o funcionário Nuno José Pimenta Oliveira Gomes, em comissão de serviço, pelo período de três anos e por urgente conveniência de serviço, considerando a proposta e razões invocadas pelo júri, constantes da acta 3, abaixo mencionadas.

O presente despacho produz efeitos imediatos.

15 de Julho de 2008. - O Presidente da Câmara, Ápio Cláudio do Carmo Assunção.

Nota curricular

Nome - Nuno José Pimenta Oliveira Gomes.

Data de nascimento - 1 de Fevereiro de 1958.

Habilitações académicas - Licenciatura em Gestão de Empresas.

Percurso profissional

De 1 de Março de 2000 a 30 de Setembro de 2001, esteve ao serviço da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, como adjunto do Gabinete de Apoio ao Presidente.

No período entre 1 de Outubro de 2001 e 5 de Janeiro de 2003, prestou serviço em regime de contrato a termo certo resolutivo na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, com a categoria de técnico superior de 1.ª classe.

Em 6 de Janeiro de 2003, foi nomeado em contrato administrativo de provimento na categoria de técnico superior (estagiário), gestão de empresas, tendo tomado posse, na mesma data, no cargo de técnico superior de 2.ª classe - gestão de empresas.

Em 1 de Janeiro de 2008, foi nomeado no lugar/cargo de chefe da Divisão denominada de Gabinete de Auditoria e Controlo de Gestão, em regime de substituição, sendo esta nomeação prorrogada por despacho de 28 de Fevereiro de 2008.

O candidato demonstrou uma muito boa capacidade de liderança, designadamente nos aspectos de coordenação e direcção de serviços, equipas de trabalho e de projectos estruturantes com elevada complexidade técnica de concretização, muito boa capacidade para estabelecer objectivos orientados para resultados e muito boa capacidade de desenvolvimento e motivação de pessoas/equipas de trabalho; pois, às questões colocadas, o candidato conseguiu, de uma forma objectiva, identificar qual o seu papel de líder para GAICG, qual a missão, a ética e princípios de gestão para a mesma unidade, indicando ainda, de forma clara e precisa, quais as suas mais-valias a acrescentar à organização.

Referiu como factores de motivação que aplica a lealdade para com a equipa, transmissão e partilha de conhecimentos em permanência e dar a conhecer as tarefas, acautelando níveis diferenciados de segurança e de sigilo conforme o tipo de dados e informações, a fim de se evitarem lapsos na informação que é dada para o exterior do Gabinete.

Ainda referiu como factor de motivação a definição de objectos tangíveis e espertos «Smart». Referiu que o líder tem de estar munido de «autoridade» perante todos os serviços, estando esta relacionada directamente com competência, conhecimento, harmonia e boa comunicação com todos aqueles que lida.

Esta «autoridade» conquista-se com empenho próprio e deve ser dada superiormente e ser objecto de acompanhamento.

Ao nível das aptidões e competências demonstrou um domínio elevado das competências e matérias correspondentes ao exercício e atribuições do lugar/cargo posto a concurso, bem como evidenciou capacidade de iniciativa para promover a mudança e melhoria contínua.

O candidato respondeu de forma acertada às questões colocadas, mencionando a importância da transmissão de informação relevante e pertinente ao órgão de gestão, que se consegue através de análises históricas, permitindo dar sugestões de medidas a implementar, bem como o acompanhamento e análise da execução financeira, que permite visualizar os desvios e seu ajustamento permanente, correlacionado assim de forma objectiva a função, objectivo e importância da auditoria interna com os mecanismos de monitorização e reporting dos planos de racionalização, de gestão económico-financeira e de planos de saneamento financeiro.

Ao nível da visão estratégica, demonstrou capacidade de perspectivar a evolução do serviço, referindo que para existir novas competências tem de existir capacidade financeira, pelo que se deve fazer a previsão de impactos económico-financeiros das mesmas, cabendo ao Gabinete apresentar soluções/ferramentas fundamentais ao equilíbrio.

Como grandes ambições da Divisão apresentou a economia de recursos, mencionando a informatização digital, com a criação de uma base de dados, que permita, em permanência, a disponibilização dos dados actualizados a todos os dirigentes e responsáveis, permitindo uma resposta atempada.

Focalizou a actividade do controlo de gestão actualmente, mas apostando em paralelo nas actividades e questões de auditoria interna.

Acresce ter revelado um perfil profissional adequado à função/cargo, sendo de destacar o seu sentido crítico e observador, optimista, organizado, competitivo e responsável, características estas consideradas fundamentais ao lugar/cargo posto a concurso, com perspectiva de garantias de estabilidade à organização.

Tem formação diversificada nas áreas e matérias respeitantes ao lugar posto a concurso.

300550324

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1694592.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2004-04-20 - Decreto-Lei 93/2004 - Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente

    Procede à adaptação à administração local autárquica da Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2006-06-07 - Decreto-Lei 104/2006 - Presidência do Conselho de Ministros

    Procede à adaptação à administração local do regime previsto na Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pela Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e altera o Decreto-Lei n.º 93/2004, de 20 de Abril que é republicado em anexo .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda