Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 13827/2008, de 19 de Maio

Partilhar:

Sumário

Nomeação do engenheiro Helder Gil para o cargo de chefe de divisão

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 13827/2008

Findo o respectivo procedimento de selecção, e por despacho do Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, de 02 de Abril de 2008, foi nomeado, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos, o Assessor Principal do quadro de pessoal do ex-Instituto de Promoção Ambiental, Hélder Jesus Gil para o cargo de Chefe de Divisão de Desempenho e Qualificação Ambiental, da Agência Portuguesa do Ambiente, ao abrigo do disposto no n.º 8 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, republicada à Lei 51/2005, de 30 de Agosto.

O nomeado tem o perfil pretendido para prosseguir as atribuições e objectivos do serviço e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo. O nomeado tem o perfil pretendido para prosseguir as atribuições e objectivos do serviço e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo por opção do próprio, aufere o vencimento da categoria de origem, Assessor Principal, 3.º Escalão Índice 830.

O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

(Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas).

12 de Maio de 2008. - A Directora de Departamento de Gestão de Recursos Humanos, Financeiros e Patrimoniais, Maria Luísa Araújo Proença.

ANEXO

Nota curricular

Nome: Hélder de Jesus Gil

Data de Nascimento: 18 de Março de 1947

Naturalidade: Vila Cortês do Mondego - Guarda

Nacionalidade: Portuguesa

Habilitações Académicas: Licenciatura em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, 1982 (Ordem dos Engenheiros - cédula profissional 199904).

Carreira, Categoria e Serviço de Origem: Técnica superior com a categoria de Assessor Principal do Quadro do Ex- IPAMB

Cargo Actual: Chefe de Divisão de Desempenho e Qualificação Ambiental

Organismo: Agência Portuguesa do Ambiente

Actividade Profissional:

Desde Junho de 2007 que exerce as funções de Chefe de Divisão de Desempenho e Qualificação Ambiental, em regime de substituição, destacando-se como actividades a coordenação na implementação dos sistemas de qualificação de verificadores no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS) e do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), incluindo o acompanhamento do seu desempenho, na parte formativa e através da realização de verificações de testemunho; na concepção do sistema de qualificação do sistema de qualificação de verificadores de Sistemas de Gestão de Segurança e Prevenção de Acidentes Graves; Gestão do Registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS); na representação da APA na Comissão Técnica de Acreditação dos Organismos de Certificação de Instituto Português de Acreditação (IPAC) e na coordenação dos trabalhos no âmbito do Rótulo Ecológico Comunitário;

2007 a 2002 - exerceu a sua actividade na assessoria à presidência do Instituto do Ambiente, e posteriormente, no Gabinete de Desempenho e Qualificação Ambiental, na gestão dos contratos de melhoria contínua ambiental e na participação das actividades de concepção, implementação e acompanhamento aos sistemas de qualificação de verificadores EMAS e CELE e na elaboração de pareceres no âmbito da acreditação de verificadores EMAS para Comissão de Decisão do IPAC.

2000 a 1997 - Por despachos ministeriais: integra a Equipa de Missão da 3.ª Travessia do Tejo, em representação do Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, assumindo a coordenação dos estudos técnicos; a presidência da Comissão de Acompanhamento de Obra da Nova Travessia Rodoviária sobre o Tejo em Lisboa; a representação do Ministério do Ambiente no Conselho Consultivo do PROTAML e a presidência da Comissão de Avaliação de Impacte Ambiental do Plano do Novo Aeroporto de Lisboa.

1997 - Subdirector Geral - DGA - cargo que desempenhou até 19 de Outubro de 2000.

1996 a 1995 - Primeiro como Chefe de Divisão da Participação do Público do IPAMB, posteriormente, como Director de Serviços da Participação do Cidadão, destacando-se a actividade da implementação da Consulta Pública do Estudos de Impacte Ambiental em Portugal e a sua participação das comissões de avaliação. Desde 1993, como Chefe de Divisão das Técnicas Educativas no Instituto Nacional do Ambiente, desenvolveu a sua actividade no apoio à sensibilização e educação ambiental.

Obras Publicadas:

Além de conferencista nos domínios identificados, com entrevistas e artigos publicados, no âmbito da Consulta do Público é co-autor do livro da Colecção Notas Técnicas " 5 Anos de AIA em Portugal - O Processo de Consulta do Público", 1996.

A Organização da Consulta Pública na Avaliação de Impacte Ambiental em Portugal - trabalho publicado no livro "Participação Pública e Planeamento - Prática da Democracia Ambiental - 1996 -FLAD.

O Regime Normativo. Evolução e Perspectivas da transposição para o Direito Interno (Portugal) "Carretras y Medio Ambiente" Actas publicadas 1998, editado pela Asociación Técnica de Carreteras.

Guia Agenda 21 Local - Um desafio para todos, em co-autoria - Edição de Novembro de 2007 - APA.

Mérito:

Em 23 de Outubro em Ordem de Serviço N.º 2/92 recebe um louvor pelo Presidente do INAMB em reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos no 3.º Encontro de Educação Ambiental.

Publicado no Diário da República N.º 296 de 24/12/92 2.ª série, recebe novo louvor pela dedicação e trabalhos desenvolvidos desde a criação do INAMB.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1679180.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda