Tendo o Dr. Pedro Redol Lourenço da Silva, cessado, a seu pedido, as funções de Director do Museu Nacional Machado de Castro, no dia 31 de Janeiro, que vinha exercendo em regime de substituição, nomeio o Dr. António Manuel de Almeida Pacheco, assessor principal do quadro de pessoal do Museu Nacional Machado de Castro, como Director daquele Museu, em regime de substituição, a partir de 1 de Fevereiro, ao abrigo do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005 de 30 de Agosto.
31 de Janeiro de 2008. - O Director, Manuel Bairrão Oleiro.
Síntese curricular
Nome: António Manuel de Almeida Pacheco
Data de nascimento: 05/11/1954
Nacionalidade: Portuguesa
Formação académica e profissional: Licenciado em História em 19/07/1979 e pós graduado com o curso de Especialização em Ciências Documentais - Opção de Documentação e Biblioteca em 14/10/1988, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
É Formador na "área e domínio C19 (Organização de Bibliotecas Escolares)", atribuído pelo conselho científico - Pedagógico de Formação Contínua
Iniciou a sua experiência profissional no Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI) (04/12/1979 a 11/01/1989). Como Técnico Superior de 2.ª classe, elaborou trabalhos de documentação técnica especializada, no âmbito do Centro de Informação Técnica para a Indústria (CITI) e da Rede de Informação Técnica do LNETI e como responsável pela Biblioteca da Delegação Regional de Coimbra do LNETI, prestou simultaneamente apoio (informação técnica especializada na área da cerâmica), ao Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.
No Museu Nacional de Machado de Castro (1989-2008) é, desde 10/10/2003, Assessor Principal da carreira de Técnico Superior de Biblioteca e Documentação e responsável pelas colecções de Cerâmica, Vidros, Medalhística, "Colecções Orientais" e pela Biblioteca do Museu.
Colaborou na programação e montagem de exposições, na realização de visitas guiadas ao Museu e, como courier, acompanhou peças para figurarem em exposições temporárias realizadas em Portugal e no estrangeiro.
Efectuou pesquisas bibliográficas e documentais relativas a exposições realizadas no Museu e à sua História e participou na organização de seminários, cursos e em júris de concursos de acesso e ingresso no quadro de pessoal do Museu, colaborando também na gestão das suas actividades quotidianas, nomeadamente, gestão do pessoal, correspondência e orçamento, substituindo também o Director nas suas ausências e impedimentos.
Autor de diversas publicações sobre cerâmica portuguesa, com destaque para a monografia, em co-autoria Cerâmica de Coimbra do Século XVI ao Século XX, INAPA/IMC, 2007, 160 p. p.
Como Formador, programou e apresentou o módulo "História da Cerâmica" do curso de Qualificação da Área Cerâmica do Centro de Formação Profissional do Artesanato e no âmbito do programa "Formação Contínua de Professores" do CEFOP de Conímbriga, elaborou o dossier e ministrou o módulo, "A Colecção de Cerâmica do Museu Nacional de Machado de Castro".