Despacho (extracto) n.º 10335/2008
Por despacho de 14/2/2008 do Presidente do Conselho Directivo, proferido por delegação de competências (despacho 10956/2007, publicado no Diário da República, 2ª. série, n.º 108, de 5 de Junho de 2007):
Doutor Helmut Wolters - contratado como Professor Auxiliar Convidado, para o exercício de funções no Departamento de Física desta Faculdade, de 01 de Janeiro de 2008 a 31 de Dezembro de 2010, não comportando qualquer dispêndio financeiro para a entidade contraente.
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15º do Estatuto da Carreira Docente Universitária
O Doutor Helmut Wolters fez os seus estudos universitários na Universidade de Bona, Alemanha, tendo concluído em 1990 o seu doutoramento em Física Nuclear pela Faculdade de Matemática e Ciências Naturais, com a classificação máxima ("mit Auszeichnung"), doutoramento que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra viria a reconhecer em 2004. Após esses trabalhos iniciais no domínio da espectroscopia gama e dos estados nucleares de spin elevado, cujo trabalho decorreu em prestigiados laboratórios europeus da especialidade, dedicou-se à compilação de dados sobre processos nucleares de interesse para a Astrofísica. Como pós-doutorado no Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa e sendo fellow da Fundação Alexander von Humboldt, dedicou-se às aplicações de técnicas de matérias à caracterização de materiais. A partir de 1994 passa a colaborar com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, LIP, onde começa por se dedicar ao desenvolvimento de bases de dados e software de aquisição para a Experiência ATLAS, no CERN. Entre 1997 e 2003 participa na experiência HERA-b onde lidera a participação do LIP na implementação da base de dados da experiência, ao mesmo tempo que prossegue o trabalho para ATLAS. Ultimamente, tem-se dedicado ao paradigma GRID, sendo responsável pelo arranque em Coimbra de um dos dois componentes do nó nacional de nível TIER2 do LHC Computing GRID, que irá permitir à comunidade portuguesa de Física de Partículas, já a partir do arranque do colisionador LHC do CERN, no próximo ano, participar na análise dos dados ali recolhidos. De todas estas actividades resultou um considerável número de publicações em revistas internacionais de relevo em cada um dos domínios de actividade a que se dedicou, bem como comunicações em prestigiadas conferências internacionais e a elaboração de importantes relatórios e notas internas no âmbito das colaborações em que participou. Por tudo isto, foi o Doutor Helmut Wolters seleccionado por um júri internacional para Investigador Auxiliar do LIP, lugar que ocupa desde o Verão de 2006.
A par desta actividade científica, o Doutor Helmut Wolters foi Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa, UCP, entre 1994 e 2006, cabendo-lhe leccionar cursos das áreas da Física e das Tecnologias de Informação, nos Pólos da Figueira da Foz e de Viseu do Centro Regional das Beiras da UCP.
As verdadeiras qualificações do Doutor Helmut Wolters nas Tecnologias de Informação, fizeram com que, tanto na UCP como no LIP, lhe tivessem sido solicitadas importantes tarefas de natureza técnica (ao nível de concepção de soluções, consultadoria e supervisão e manutenção) tanto de hardware como de software de redes e base de dados, tarefas que ele sempre desempenhou com a máxima competência.
Tendo por base o parecer elaborado pelos Senhores Doutores Carlos Manuel Bolota Alexandre Correia, Rui Ferreira Marques e Manuel Joaquim Baptista Fiolhais, todos Professores Catedráticos do Departamento de Física, o conselho científico, sob proposta da Comissão Científica do Departamento de Física, deu parecer favorável à contratação do Doutor Helmut Wolters como Professor Auxiliar Convidado, pelo período de três anos, com início em 1 de Janeiro de 2008, sem qualquer compromisso financeiro.
O Presidente do Conselho Científico, João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva.
(Não carece de fiscalização prévia nos termos do n.º 1 do artigo 114 da lei 98/97 de 26-8)
28 de Março de 2008. - A Chefe de Divisão de Recursos Humanos, Teresa Manuela Antunes.