Despacho (extracto) n.º 4902/2008
Na sequência da entrada em vigor da Portaria 662-J/2007, de 31 de Maio, que aprovou a nova estrutura nuclear do IPJ, I.P e definiu as competências das unidades orgânicas de 1.º grau, torna-se necessário nomear os respectivos dirigentes de forma a assegurar o normal funcionamento dos serviços.
Assim, nos termos do disposto no artigo 2.º da Portaria 662-J/2007, de 31 de Maio, conjugado com o n.º 4 do artigo 2.º e artigo 27.º, ambos da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção que lhe foi dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, nomeio para o exercício do cargo de director do Departamento de Recursos Humanos, Financeiros e Patrimoniais, em regime de substituição, o Mestre Gustavo André Esteves Alves Madeira, do quadro de pessoal do Ministério das Finanças.
A nomeação fundamenta-se nos conhecimentos e na experiência profissional do ora nomeado, que se evidencia na respectiva nota curricular, publicada em anexo.
O presente despacho produz efeitos a 01 de Junho de 2007.
30 de Agosto de 2007. - A Presidente, Helena Alves.
Dados Biográficos
Nome: Gustavo André Esteves Alves Madeira
Nacionalidade: Portuguesa
Data de nascimento: 19 de Maio de 1973
Formação
Formação Académica
Mestre em Gestão, pelo ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão.
MBA com especialização em Finanças, no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, tendo obtido a classificação de quinze valores.
Pós-Graduação em Corporate Finance, no ISCTE/CEMAF (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa/ Centro de Estudos de Mercados e Activos Financeiros), com a classificação de quinze valores.
Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Auditoria, no ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, com a classificação de catorze valores.
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Autónoma de Lisboa, classificado com treze valores.
Formação Complementar
Curso de preparação para Revisor Oficial de Contas - Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Participação em diversas acções de formação, cursos, conferências e seminários.
Experiência Profissional
Ingressou na Direcção-Geral dos Impostos, em 2000, como Inspector Tributário. Tendo desenvolvido funções na área da Inspecção Tributária, na Direcção de Finanças de Lisboa e na Direcção de Finanças de Santarém.
Foi nomeado chefe da divisão de Programação e Gestão, do Instituto Português da Juventude, em 2004. Sendo responsável pela área administrativa e financeira do Instituto.
Foi designado assessor do Director-Geral dos Impostos, em 2005.
Em Novembro de 2006 foi nomeado Director do Departamento Administrativo e Financeiro do Instituto Português da Juventude.
Em período anterior ao ingresso na Administração Pública, desempenhou actividade profissional no Banco Bilbao Vizcaya Argentaria; Amável, Calhau, Ribeiro da Cunha e Associados S.R.O.C., Cachudo Nunes e Associados, Adecco e Reuters.
Trabalhos Publicados
"Effects Associated With Index Composition Changes: Evidence From Euronext Lisbon Stock Exchange", ISEG, working paper (ISSN n.º 0874-8470), 2004.
"Efeitos Associados às Alterações da Composição do PSI-20", CMVM, Caderno do Mercado de Valores Mobiliários, n.º 22, Dezembro de 2005.
Diversos
Formador do INA - Instituto Nacional de Administração, na área da gestão orçamental.
Formador do curso de "Gestão Avançada em Organizações do Terceiro Sector" da UCP/FCH - Universidade Católica Portuguesa/ Faculdade de Ciências Humanos.
Inscrito na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, como técnico de contas.