Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1392/2008, de 11 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em regime de substituição, do licenciado Aurélio Paulino Pereira para exercer o cargo de director do Centro Local do Grande Porto

Texto do documento

Despacho 1392/2008

Nos termos do n.º 2 do artigo 6º da Portaria 1294-D/2007, de 28 de Setembro, conjugado com o n.º 5 do artigo 2º do Decreto-Lei 326-B/2007, de 28 de Setembro, os Centros Locais da Autoridade para as Condições do Trabalho, são serviços desconcentrados, dirigidos por um director, cargo de direcção intermédia de 1º grau.

Considerando que se encontra vago o lugar de director do Centro Local do Grande Porto, previsto na alínea c) do n.º 4.2 do artigo 1º da mencionada Portaria 1294-D/2007, de 28 de Setembro, torna-se agora necessário assegurar as funções de direcção e de coordenação daquela unidade orgânica.

Considerando que o Licenciado Aurélio Paulino Pereira, Inspector Superior Principal do quadro do ex-Instituto para o Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho, reúne as condições de competência técnica e aptidão necessárias para o exercício das referidas funções, como decorre da nota curricular anexa ao presente despacho:

Nos termos e ao abrigo do disposto nos artigos 20º e 27º, conjugados com os n.os 8, 9 e 10 do artigo 21º, todos da lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela lei 51/2005, de 30 de Agosto, e com o n.º 5 do artigo 2º e artigo 9º, ambos do Decreto-Lei 326-B/2007, de 28 de Setembro, nomeio, em regime de substituição, o Licenciado Aurélio Paulino Pereira, para exercer o cargo de Director do Centro Local do Grande Porto.

O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

1 de Outubro de 2007. - O Inspector-Geral do Trabalho, Paulo Jorge Vieira Morgado de Carvalho.

Nota curricular

Aurélio Paulino Pereira, nascido em 8 de Setembro de 1954 é licenciado em Engenharia Mecânica e frequentou em Portugal e em diversos países da UE cursos e estágios nos domínios da gestão, da prevenção de riscos profissionais, de relações e condições de trabalho e da inspecção do trabalho.

Foi professor do ensino secundário e presidente dos conselhos directivo, pedagógico e administrativo de uma das escolas em que leccionou.

É Inspector do Trabalho desde 1980, após concurso e estágio, tendo já exercido as funções de Delegado da Área Técnica do IDICT (1993/96), da Inspecção do Trabalho (1996/2003) e Delegado Coordenador (2003/2007) no Porto.

É formador dos inspectores de trabalho (desde 1987) tendo, ainda, integrado e muitas vezes coordenado as equipas de projecto que estruturaram: "Práticas de Inspecção no âmbito da SHST"; "Licenciamento Industrial - A Prevenção dos Riscos Profissionais em Fase de Projecto"; "A Formação Específica em Segurança no Trabalho da Construção"; "Módulo de Formação Inicial dos Inspectores do Trabalho"; "Formação para a Intercomunicabilidade - SHST"; "Formação Inicial - SHST"; "Actividades Básicas de Avaliação de Riscos"; "Formação de Acolhimento em SHST".

Integrou e coordenou várias equipas de projecto a nível nacional e comunitário: "Sessão Europeia de Segurança na Construção - Portugal, França, Holanda e Alemanha"; "Campanha Para a Melhoria da Segurança no Trabalho da Construção"; "Abordagem Estatística dos Acidentes de Trabalho Mortais na Construção entre 1988-1992"; "Formação em SHST no Sector Têxtil; "Definição da Política de Necessidades de Instrumentos de Prevenção e sua Divulgação"; "Avaliação de Concentração de Poeiras nas Pedreiras de Portugal, Espanha e França"; "Organização do Trabalho na Indústria Têxtil-Que Inovações?" "Sessão Europeia de Segurança, Saúde e Ambiente na Indústria Têxtil de Portugal, Dinamarca, Finlândia e Polónia"; "Campanha Para a Melhoria das Condições de Trabalho na Indústria Têxtil e de Vestuário"; "Análise dos Acidentes de Trabalho Mortais e Graves - Proposta para uma Nova Abordagem"; "Avaliação dos Riscos - Dia Temático da Reunião do CARIT em Portugal".

Foi nomeado para vários Júris, Comissões de Inquérito, Comissões Técnicas Mistas e Comissão Interministerial de Acompanhamento do Empreendimento do Metro do Porto.

Integrou Comissões Organizadoras de vários Congressos Nacionais e Internacionais, nomeadamente: "III Congresso Internacional de Medicina do Trabalho"; 1º, 2º, 3º e 4º Congresso Nacional de Saúde Ocupacional; 7º Congresso Internacional de Segurança e Higiene do Trabalho;

Autor e co-autor de diversas comunicações, publicações e monografias: "Estudo do Sector da Construção"; "Guia de Acção Inspectiva - Processo Construtivo e Guia do Formador"; "A Formação dos Representantes dos Empregadores para SHST - Módulo de Formação e Guia do Formador"; "Perfil Funcional do Inspector do Trabalho", "Serviços de SHST - Ponto de Convergência da Prevenção"; "Prevenção de Riscos Profissionais: Que Papel para a Informação?"; "Prevenção dos Riscos Associados à Utilização de Produtos Químicos na Indústria Têxtil Europeia"; "Como Elaborar Manuais de Prevenção Para a Indústria Têxtil Europeia"; "Programa Enquadrador da Campanha Textil"; "Programa Enquadrador da Campanha para a Melhoria das Condições de Trabalho na Extracção de Granitos a Norte de Portugal".

Participou como orador e como moderador em inúmeros Seminários, Conferências, Congressos e mesas redondas em Portugal e em países da UE.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1638932.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2007-09-28 - Decreto-Lei 326-B/2007 - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

    Aprova a orgânica da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que dispõe dos seguintes serviços desconcentrados: Direcção Regional do Norte, Direcção Regional do Centro, Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Direcção Regional do Alentejo e Direcção Regional do Algarve. Define a missão, atribuições, órgãos e respectivas competências da ACT.

  • Tem documento Em vigor 2007-09-28 - Portaria 1294-D/2007 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e do Trabalho e da Solidariedade Social

    Estabelece a estrutura nuclear da Autoridade para as Condições do Trabalho e as competências das respectivas unidades orgânicas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda