A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 154/77, de 5 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina que a Administração Geral do Porto de Lisboa e o Instituto dos Cereais promovam de imediato as acções necessárias à construção de obras marítimas e terrestres, bem como à aquisição de equipamento para a criação de um terminal portuário e silos na margem sul do Tejo.

Texto do documento

Resolução 154/77

Considerando que o tráfego de cereais no porto de Lisboa se está a processar em condições deficientes devido à falta de cais acostáveis com altura de água suficiente para os navios normalmente utilizados e à ausência de uma rede rodo-ferroviária adequada à circulação dos transportes terrestres;

Considerando que existe falta de capacidade para a descarga e armazenamento dos cereais a movimentar, situação que tenderá para o agravamento em função dos quantitativos previstos, exigindo a construção de silos para a manutenção de mais 150000 t;

Considerando ter ficado demonstrado, em estudos já realizados, que o local da Palença reúne condições favoráveis para o estabelecimento de novas instalações para o tráfego de cereais, com reflexos imediatos no abastecimento da área do estuário do Tejo, das Regiões Autónomas e, eventualmente, de Leixões, as quais poderão vir a ser utilizadas como entreposto de cereais para outros países;

Considerando ainda os custos actuais da inexistência da solução proposta que excedam os 1000 contos por dia ou os 400000 contos por ano:

O Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos, reunido em 5 de Maio de 1977, resolveu:

1 - Que a Administração-Geral do Porto de Lisboa e o Instituto dos Cereais promovam de imediato as acções necessárias à construção de obras marítimas e terrestres, bem como à aquisição de equipamento para a criação de um terminal portuário e silos para cereais e oleaginosas na margem sul do Tejo, no local da Palença.

2 - Que o Instituto dos Cereais efectue a ampliação das instalações de armazenamento do Poço do Bispo, que passarão a ser utilizadas em regime de exploração conjunta com as instalações a construir em Palença, bem como a substituição do equipamento para descarga de cereais ali existentes.

3 - Que no local da Palença e na zona do Poço do Bispo se proceda às expropriações e demolições necessárias e, nesta última, também ao alinhamento da Avenida do Infante D. Henrique, com vista a possibilitar condições de circulação para o tráfego de cereais, decorrente do aumento de capacidade dos novos silos.

4 - Que estes projectos sejam incluídos na Revisão dos Piap e Pisee 77.

Presidência do Conselho de Ministros, 5 de Maio de 1977. - O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/07/05/plain-160136.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/160136.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-04-21 - Resolução 112/79 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Determina que a Administração-Geral do Porto de Lisboa e a EPAC promovam de imediato as acções necessárias, já determinadas na Resolução n.º 154/77, relativamente à construção de obras marítimas e terrestres, bem como à aquisição de equipamento para a criação de um terminal portuário e silo para cereais e oleaginosas na margem sul do Tejo - Palença.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda