Despacho (extracto) n.º 24 623/2006
Por despacho de 27 de Setembro de 2006 do presidente do conselho directivo, o Doutor Miguel Alexandre Lopes Marques foi contratado para exercer funções docentes como professor auxiliar convidado no Departamento de Física, por um ano, renovável, com início em 12 de Setembro de 2006, em substituição do Doutor António José dos Santos Silva, que se encontra requisitado no Departamento de Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. (Não carece de fiscalização prévia, nos termos do n.º 1 do artigo 114.º da Lei 98/97, de 26 de Agosto.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária
O Doutor Miguel Alexandre Lopes Marques licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra, em 1996, com 18 valores. Doutorou-se na Alemanha na Universidade de Würzburg em 2000 sob a supervisão do Prof. E. K. Gross, apresentando uma tese sobre teoria das funcionais da densidade para supercondutores. Enquanto estudante de licenciatura foi summer student do CERN em 1993 e em 1995. Após o doutoramento passou como pós-doc e cientista visitante por vários centros de investigação na Europa: Universidade de Valladolid, Universidade do País Basco, Centro Internacional de Física de Donostia/Sabastian, Universidade Livre de Berlim e, presentemente, Universidade Pierre e Marie Curie em Paris. Manteve, contudo, uma ligação ao Centro de Física Computacional, de que é membro.
Tendo por base o parecer elaborado pelos Doutores Maria Margarida Ramalho Ribeiro da Costa, professora catedrática, Manuel Joaquim Baptista Fiolhais, professor catedrático, e José António de Carvalho Paixão, professor catedrático, todos do Departamento de Física, o conselho científico, sob proposta da comissão científica do Departamento de Física, aprovou a contratação do Doutor Miguel Alexandre Lopes Marques como professor auxiliar convidado.
28 de Setembro de 2006. - O Presidente do Conselho Científico, João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva.
14 de Novembro de 2006. - A Chefe de Divisão dos Recursos Humanos, Teresa Manuela Antunes.