Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Conjunto 493-A/2002, de 6 de Maio

Partilhar:

Sumário

Nomeia a doutora Maria José de Sousa Dias Fernandez Stock, presidente do Instituto Camões.

Texto do documento

Despacho conjunto 493-A/2002. - O Instituto Camões assume particular relevância nos organismos tutelados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, dada a sua função de promoção da língua e cultura portuguesas.

Os factores culturais são hoje em dia instrumentos essenciais de afirmação e de preservação da identidade nacional, num mundo crescente e progressivamente globalizado e integrado.

Estando vago o cargo de presidente do Instituto, importa designar uma personalidade que, pelo seu perfil e percurso profissional, assegure a defesa dos valores referidos.

Assim:

1 - Ao abrigo dos artigos 4.º e 26.º do Decreto-Lei 170/97, de 5 de Julho, conjugado com os artigos 17.º e 19.º, n.º 4, do Decreto-Lei 48/94, de 24 de Fevereiro, é nomeada presidente do Instituto Camões a doutorada Maria José de Sousa Dias Fernandez Stock, professora associada da Universidade de Évora, em comissão de serviço, nos termos do previsto no n.º 1 do artigo 18.º da Lei 49/99, de 22 de Junho, e na alínea a) do n.º 1 do artigo 7.º do Decreto-Lei 427/89, de 7 de Dezembro.

2 - A nomeada opta pela remuneração de origem, ao abrigo do artigo 7.º do Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro.

3 - O presente despacho produz efeitos a partir de 2 de Maio de 2002.

26 de Abril de 2002. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso. - O Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, António Manuel Lourenço dos Santos.

Nota curricular sinóptica

Maria José Stock, 54 anos, natural de Lisboa, licenciada em Ciências Sociais e Políticas pelo ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa, em 1970, mestre em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid, em 1979, e doutorada em Sociologia Política pela Universidade de Évora, em 1989, é docente, desde 1976, da Universidade de Évora, onde é professora associada de nomeação definitiva desde 2000 e professora catedrática convidada da Universidade Lusíada de Lisboa, desde 1996, em cujos âmbitos se têm concentrado a sua actividade pedagógica e de investigação científica, bem como as tarefas administrativas e de gestão relacionadas com a organização e o funcionamento das respectivas instituições.

Nomeada pelo então Secretário de Estado da Cultura, dirigiu, em 1991, o Gabinete de Instalação dos Espaços Culturais do Centro Cultural de Belém, integrou a Comissão de Gestão do Centro Cultural de Belém durante a primeira presidência europeia da CEE, em 1992, e foi administradora e directora-coordenadora das actividades culturais da Fundação das Descobertas/Centro Cultural de Belém, de 1992 a 1996.

No domínio da ciência política tem-se sobretudo dedicado a temas politológicos globais, incidindo sobre o sistema político e o subsistema partidário português, sobre as áreas problemáticas da cultura e da participação política, revelando uma intensa actividade de investigação, da qual são reflexo as numerosas comunicações, conferências, publicações diversas, artigos em obras colectivas e em revistas portuguesas e estrangeiras da especialidade, relatórios de investigação e de avaliação e intervenções em fóruns de discussão e em órgãos da comunicação social.

Tem dirigido distintos projectos de investigação em Portugal, colaborando em grupos de trabalho nacionais e internacionais, participado na organização de congressos, seminários, encontros, colóquios e conferências onde tem apresentado os resultados da investigação realizada, igualmente patente no número, quer de orientações e arguições de teses de mestrado e de doutoramento, quer nos diversos júris que tem integrado.

A pertença a organizações científicas, no quadro das quais tem desempenhado diversos cargos e funções, as deslocações efectuadas em missões científicas e culturais ao estrangeiro e a actividade levada a efeito em termos de extensão universitária, sobretudo na área cultural, são dados igualmente reveladores do labor desenvolvido nas suas principais áreas de interesse.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2002/05/06/plain-152256.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/152256.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1989-10-16 - Decreto-Lei 353-A/89 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece regras sobre o estatuto remuneratório dos funcionários e agentes da Administração Pública e a estrutura das remunerações base das carreiras e categorias nele contempladas.

  • Tem documento Em vigor 1989-12-07 - Decreto-Lei 427/89 - Presidência do Conselho de Ministros

    Define o regime de constituição, modificação e extinção da relação jurídica de emprego na administração pública.

  • Tem documento Em vigor 1994-02-24 - Decreto-Lei 48/94 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova a lei orgânica do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 1997-07-05 - Decreto-Lei 170/97 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova a Lei Orgânica do Instituto Camões, pessoa colectiva de direito público dotada de autonomia administrativo e financeiro e património próprio.

  • Tem documento Em vigor 1999-06-22 - Lei 49/99 - Assembleia da República

    Estabelece o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central e local do Estado e da administração regional, bem como, com as necessárias adaptações, dos institutos públicos que revistam a natureza de serviços personalizados ou de fundos públicos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda