Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 151/2002, de 20 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Determina a aplicação do regime consagrado no Decreto-Lei n.º 55/81, de 31 de Março, aos militares nomeados para ocupar cargos na OCCAR - Organisme Conjoint de Coopération en Matière d'Armement.

Texto do documento

Portaria 151/2002
de 20 de Fevereiro
O Memorandum of Understanding (MOU) assinado pelos Ministros da Defesa da maioria das Nações participantes, em Le Bourget, em 19 de Junho de 2001, estabelece a forma de os países participantes adquirirem, por valor mais vantajoso, as aeronaves A400M, os serviços e os artigos associados.

Na sequência da aprovação da Lei Orgânica 5/2001, de 14 de Novembro (Lei de Programação Militar), foram criadas as condições para que o Governo Português assinasse aquele Memorando de Entendimento, o que veio a acontecer em 18 de Dezembro de 2001.

No âmbito do Programa A400M; a OCCAR - Organisme Conjoint de Coopération en Matière d'Armement necessita de uma equipa constituída por um administrador coadjuvado por 17 especialistas, com estatuto supranacional, que terá por incumbência a condução e o cumprimento do contrato estabelecido.

No processo de selecção dos especialistas, a OCCAR privilegia a experiência como indicador de competência, tendo ainda em conta a representação na sua estrutura de todos os países participantes.

Considerando que as remunerações dos militares são suportadas pelo orçamento da OCCAR e que a formação militar é determinante para a ocupação de cargos naquele organismo no âmbito do mencionado Programa, deve, em consequência, a respectiva nomeação ser entendida para exercício de funções de natureza militar.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 8.º do Decreto-Lei 55/81, de 31 de Março:

Manda o Governo, pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, o seguinte:

1.º Aos militares nomeados para ocupar cargos na OCCAR - Organisme Conjoint de Coopération en Matière d'Armement é aplicável, com as necessárias adaptações, o regime consagrado no Decreto-Lei 55/81, de 31 de Março, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.

2.º Os encargos decorrentes da nomeação de militares para o exercício de funções na OCCAR são integralmente assumidos pelo orçamento desta organização.

3.º Os militares são nomeados por despacho conjunto dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, sob proposta do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, em regime de comissão normal.

Em 25 de Janeiro de 2002.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime José Matos da Gama. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/149469.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda