A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 50/81, de 16 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Institui um subsídio para a prestação de serviço aéreo ao pessoal da Direcção-Geral da Aviação Civil.

Texto do documento

Decreto Regulamentar 50/81
A prestação de serviço aéreo é uma actividade que reconhecidamente envolve risco e prematuro desgaste físico e psíquico.

Há longos anos que os funcionários da Direcção-Geral da Aviação Civil que prestam serviço vêm pugnando pela atribuição de um subsídio que compense as especiais condições em que se desenvolve a sua actividade profissional.

Porque a administração há muito reconheceu que, a exemplo do que é geralmente praticado, essas funções deveriam ser especialmente remuneradas, a verba relativa a um subsídio foi diversas vezes inscrita no Orçamento Geral do Estado. No entanto, por falta de normativo legal que cobrisse a situação, tais verbas nunca puderam ser utilizadas.

Com o presente diploma pretende-se pôr termo à situação de injustiça relativa em que se encontram aqueles que, no interesse do País, se expõem a especiais riscos.

Nestes termos, tendo em vista o disposto no n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 204-A/79, de 3 de Julho:

O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É instituído, pelo presente diploma, para os funcionários da DGAC que sejam titulares de uma licença profissional de piloto e desempenhem efectivas funções de voo, um subsídio mensal destinado a compensar as condições de risco, desgaste e perigo específicas da prestação desse serviço no montante de 6000$00.

Art. 2.º O direito à percepção do subsídio será para cada semestre reconhecido por despacho do director-geral da Aviação Civil pela aprovação da lista nominativa donde constem os funcionários que no semestre anterior reuniram os requisitos do artigo antecedente.

Art. 3.º O subsídio de serviço aéreo é considerado para efeitos da alínea b) do n.º 1 do artigo 47.º do Estatuto de Aposentação e, como tal, está sujeito aos descontos da quota para a Caixa Geral de Aposentações.

Art. 4.º O disposto no presente diploma produz efeitos a partir de 1 de Julho de 1980 e aplica-se a todos os funcionários que no primeiro semestre de 1980 preencheram os requisitos do artigo 1.º

Francisco José Pereira Pinto Balsemão - João António de Morais Leitão - José Carlos Pinto Soromenho Viana Baptista - José Cândido Sousa Carrusca Robin de Andrade.

Promulgado em 25 de Setembro de 1981.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14704.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-07-03 - Decreto-Lei 204-A/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Aprova a tabela de vencimentos da função pública, bem como os valores dos demais benefícios e remunerações.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-12-30 - Decreto-Lei 493/88 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Regula a atribuição do subsídio e da gratificação de serviço aéreo no âmbito da Direcção-Geral da Aviação Civil.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda