A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 218/83, de 25 de Maio

Partilhar:

Sumário

Atribui às direcções-gerais e organismos equiparados do Ministério da Educação competência para a concessão de equiparação a bolseiro, no País e fora do País.

Texto do documento

Decreto-Lei 218/83
de 25 de Maio
Desde a sua criação pelo Decreto 538/76, de 9 de Julho, que ao Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) compete a concessão de equiparação a bolseiro no País e no estrangeiro.

Porém, o papel do INIC na concessão da equiparação a bolseiro incide sobre a análise dos requerimentos que lhe são dirigidos, verificando o cumprimento das formalidades fixadas, bem como a existência de parecer por parte da instituição ou do organismo onde estejam integrados os requerentes, caracterizando-se, assim, a sua participação como meramente formal.

Na sequência dos princípios de autonomia universitária, pelos Decretos-Leis n.os 555/80, 320/81 e 29/83, de 28 de Novembro, 27 de Novembro e 2 de Janeiro, respectivamente, procedeu-se à transferência progressiva de parte dessa competência para os reitores das universidades e institutos universitários quanto aos docentes, investigadores e pessoal técnico das respectivas instituições.

A experiência colhida com esta alteração e a previsível simplificação dos circuitos administrativos tornam oportuna a atribuição da competência para a concessão de equiparação a bolseiro aos serviços centrais do Ministério da Educação de que dependem os eventuais interessados.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - A concessão de equiparação a bolseiro, no País e fora do País, passa a competir aos serviços do Ministério da Educação seguidamente discriminados:

a) Direcção-Geral do Ensino Superior, no tocante a docentes, investigadores e pessoal técnico superior dos estabelecimentos de ensino superior e instituições de investigação não integrados em universidades;

b) Direcção-Geral de Pessoal, no tocante a docentes do ensino não superior;
c) Às respectivas direcções-gerais e organismos equiparados, no tocante ao pessoal técnico superior que nelas preste serviço.

2 - A concessão a que alude a alínea b) do número anterior está sujeita a parecer favorável da direcção-geral do ensino de que depende o requerente.

Art. 2.º Os requisitos para a concessão da equiparação a bolseiro, ao abrigo do disposto no presente diploma, serão fixados por despacho do Ministro da Educação, sob proposta das direcções-gerais a quem incumbe a respectiva decisão, de acordo com o preceituado no artigo anterior.

Art. 3.º - 1 - A equiparação a bolseiro só poderá ser concedida desde que os requerentes se proponham realizar programas de trabalhos que, pelo interesse de que se revistam, justifiquem a dispensa temporária, total ou parcial, das suas funções.

2 - Os casos em que da concessão da equiparação a bolseiro resulte aumento de encargos de pessoal decorrente da necessidade de substituição do equiparado carecem de despacho do Ministro da Educação.

Art. 4.º É revogada a alínea g) do artigo 2.º do Decreto-Lei 414/80, de 27 de Setembro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 21 de Abril de 1983. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão - João José Fraústo da Silva.

Promulgado em 7 de Maio de 1983.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 12 de Maio de 1983.
Pelo Primeiro-Ministro, Gonçalo Pereira Ribeiro Teles, Ministro de Estado e da Qualidade de Vida.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14643.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-07-09 - Decreto 538/76 - Ministérios da Administração Interna, das Finanças e da Educação e Investigação Científica

    Cria o Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), pessoa colectiva de direito público, e à que incumbe contribuir para a formulação, coordenação e realização da política científica nacional, bem como, colaborar na definição e execução dos planos de preparação do pessoal qualificado necessário ao desenvolvimento do país.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-27 - Decreto-Lei 414/80 - Ministério da Educação e Ciência

    Reestrutura o Instituto Nacional de Investigação Científica.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-08-03 - Decreto-Lei 272/88 - Presidência do Conselho de Ministros

    Equiparação a bolseiro de funcionários e agentes da Administração Pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda