Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 37.º e no n.º 1 do artigo 106.º dos Estatutos da Universidade da Minho, homologados pelo Despacho Normativo 61/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 236, de 5 de Dezembro de 2008 e ao abrigo no disposto no artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, e considerando a experiência e perfil profissional evidenciados pelo currículo anexo ao presente despacho, nomeio como administrador da Universidade da Minho, em regime de comissão de serviço, o Doutor Pedro Jorge Sobral Camões, Professor Auxiliar da Escola de Economia e Gestão.
A presente nomeação produz efeitos a partir desta data.
Universidade do Minho, 4 de Dezembro de 2009. - O Reitor, António M. Cunha.
Síntese Curricular
Pedro Jorge Sobral Camões é Professor Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Quanto à formação académica, é licenciado em Administração Pública pela Universidade do Minho (1992), área onde concluiu o Mestrado em 1995, com a classificação máxima, com uma dissertação sobre a tomada de decisão, com concentração em gestão pública. Doutoramento pela Universidade da Carolina do Sul (EUA) com uma tese sobre a descentralização financeira na Europa Ocidental, na especialização de gestão e políticas públicas. Várias obras em publicações nacionais e internacionais predominantemente na área da administração financeira, por exemplo:
"Conformity and Diversity of Accounting and Financial Reporting in Portuguese Local Government" Canadian Journal of Administrative Sciences 24: 2-14. 2007. (Com João Carvalho, Susana Jorge e M.ª José Fernandes;
"What Lies Beneath: The Political Roots of State Merit Systems." Journal of Public Administration Research and Theory 13: 27-42. 2003. (com Anirudh V. Ruhil);
"A Informação Relatada pelo Novo Sistema Contabilístico e a Situação Económica e Financeira e Patrimonial dos Municípios Portugueses." Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Ano 6, n.º 66 (Setembro 2005): 24-29.
"Implementação do Novo Sistema de Contabilidade Autárquica - Conformidade e Fiabilidade da Informação Relatada." Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Ano 6, n.º 65 (Agosto 2005): 26-35. (com João Carvalho, Susana Jorge e Maria José Fernandes).
No que respeita à experiência profissional na área da gestão, foi Director da Licenciatura em Administração Pública da Universidade do Minho de Março de 2007 a Novembro de 2009), Subdirector do Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas desde 2007 e membro da Comissão Directiva do Mestrado em Administração Pública. É professor auxiliar da Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho, responsável pelas unidades curriculares de Técnicas de Apoio à Administração Pública; Finanças Públicas; Métodos Quantitativos na Administração Públicas; Deontologia na Administração Públicas; Avaliação de Políticas e Programas Públicos e Finanças Locais, todas no 1.º ciclo. Lecciona ainda, no 2.º ciclo, Administração Orçamental e Finanças Públicas, Finanças e Contabilidade Local e Avaliação de Políticas Públicas, e no 3.º ciclo, Metodologia de Investigação na Administração Pública.
É também formador do Curso de Alta Direcção para Administração Pública (CADAP e FORGEP) da Universidade do Minho sendo responsável pelos módulos Finanças Públicas, Administração Orçamental, Contabilidade e Controlo de Gestão.
Relativamente à coordenação de equipas e projectos, foi o coordenador do Projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCI/CPO/58391/2004): "The Efficiency in the Use of Public Resources and the Quality of Portuguese Municipal Decision-Making", que está na base da publicação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, com cinco edições já publicadas, abrangendo os anos económicos de 2003 a 2007 e estando a preparar a sexta edição referente a 2008.
202712247