Considerando que, o Decreto Regulamentar 20/2007, de 29 de Março, definiu a missão, atribuições e tipo de organização interna da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública e a Portaria 345/2007, de 30 de Março, estabeleceu a respectiva estrutura nuclear, integrada esta designadamente, pela Direcção de Serviços de Arquivos e Documentação.
Considerando que se encontra vago o cargo de direcção intermédia de 1.º grau da Direcção de Serviços de Arquivos e Documentação (DSAD), e sobretudo que se torna premente garantir a realização eficaz e em tempo útil de todas as tarefas que lhe são inerentes, de forma a prosseguir a realização dos objectivos e atribuições fixados a esta Secretaria-Geral;
Considerando que a licenciada Maria João Vasques Pedro Nunes, possui os requisitos legais exigidos, bem como o perfil, a experiência profissional e as capacidades adequadas ao exercício de tais funções, evidenciadas na Nota Curricular anexa ao presente despacho, do qual faz parte integrante.
Nomeio, nos termos dos artigos 20.º, 21.º e 27.º, todos da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção que lhe foi dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto e pela Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro, em regime de substituição, no cargo de direcção intermédia de 1.º grau (directora de serviços) da Direcção de Serviços de Arquivos e Documentação, a licenciada Maria João Vasques Pedro Nunes, técnica superior, do mapa de pessoal da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública.
A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Outubro de 2009.
30 de Setembro de 2009. - O Secretário-Geral, José António de Mendonça Canteiro.
Síntese curricular de Maria João Vasques Pedro Nunes
Maria João Vasques Pedro Nunes nasceu em 4 de Novembro de 1952, possui o grau académico de licenciatura em História da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, Pós-Graduada em Ciências da Documentação - Opção Biblioteca.
É técnica superior do mapa de pessoal da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública.
Está habilitada com o Seminário de alta direcção e o Curso FORGEP (Formação em Gestão Pública), realizados pelo INA.
Desempenhou funções na Biblioteca Nacional (1985-1990) Onde desenvolveu actividades em diversas Direcções de Serviços e projectos nomeadamente, "Microfilmagem dos Jornais Portugueses do Século XIX", "Implementação da Porbase - Base Nacional de Dados Bibliográficos, no Ministério da Justiça, Gabinete de Planeamento e Coordenação do Combate à Droga (1990-1993) Onde informatizou o Centro de Documentação.
Em 1993 ingressa na Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública. Desde 2002 desempenha o cargo de Chefe de Divisão de Documentação e Biblioteca, onde desenvolve actividades nas áreas de biblioteca, arquivo e documentação bem como coordena os diversos projectos em que a Direcção de Serviços de Arquivos e Documentação está envolvida.
Frequentou cursos de formação profissional relacionados com as exigências das funções desempenhadas no seu percurso profissional, designadamente: Indexação de Documentos Digitais e Multimédia, Bibliotecas Virtuais, Fontes de Informação na Internet para Bibliotecas Governamentais, Serviços de Referência on-line, Metadados e a sua relevância para as Bibliotecas, Sistemas de Arquivo, Implementar o novo SIADAP, Temas de Gestão Pública, Liderança e Gestão de Equipas, Formação Pedagógica de Formadores, Conhecer e Preservar - para uma nova dimensão da cultura europeia no panorama digital. Participou ainda em diversos seminários e grupos de trabalho.
É formadora em cursos de formação profissional nas áreas de Biblioteca e Tecnologias da Informação e Comunicação e docente das disciplinas de Serviços e Fontes de Informação e Descrição da Informação Bibliográfica, na Pós-graduação em Ciências da Informação, ministrado no Instituto Superior de Línguas e Administração.
202397296