Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 21899/2009, de 1 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Despacho de nomeação, em comissão de serviço, da licenciada Maria Manuela Alagoinha Ferreira Simões no cargo de directora de serviços de Assuntos Europeus e Multilaterais do IPAD

Texto do documento

Despacho 21899/2009

Nomeação para o cargo de Dirigente Intermédio de 1.º grau - Direcção de Serviços de Assuntos Europeus e Multilaterais

1 - Em conformidade com as disposições conjugadas no n.º 1 do artigo 20.º e n.os 1 e 2 do artigo 21.º, ambos, da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, procedeu o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I. P. (IPAD), através de Aviso publicitado, respectivamente, no Diário da República n.º 36, 2.ª série, de 20 de Fevereiro; no jornal "Diário de Notícias", do dia 23 de Fevereiro e na Bolsa de Emprego Público (BEP), de 25 de Fevereiro, com o código de oferta n.º OE200802/0298, todos do ano de 2008, à divulgação da abertura do procedimento concursal com vista ao provimento do cargo de director de serviços da Direcção de Serviços de Assuntos Europeus e Multilaterais, do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I. P., estabelecido no artigo 5.º, dos Estatutos deste Instituto, aprovados pela Portaria 510/2007, de 30 de Abril, em conjugação com as competências expressas no n.º 1, do artigo 8.º, da citada Lei 2/2004, na redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto.

2 - Findo o referido procedimento concursal e após ter sido dado cumprimento ao disposto no n.º 5 do já citado, artigo 21.º, da Lei 2/2004, na redacção dada pela Lei 51/2005, a escolha recaiu na candidata, por se considerar que reúne as condições mais adequadas ao desempenho do cargo a prover, porquanto, demonstrou, inequivocamente, possuir as melhores condições técnicas para prosseguir as atribuições da respectiva unidade orgânica para a qual foi aberto o mencionado procedimento, em virtude de ser detentora duma vasta e comprovada experiência profissional no exercício de funções no âmbito do acompanhamento da gestão das contribuições portuguesas para as organizações internacionais e para quaisquer fundos dirigidos à cooperação para o desenvolvimento, assegurando a complementaridade e sinergias entre a cooperação bilateral e multilateral. Acresce referir que a mesma detém experiência no exercício de funções dirigentes na área do lugar a prover, o que denota plenamente que a candidata em apreço possui a competência técnica e aptidão pretendidas para prosseguir os objectivos da Direcção de Serviços de Assuntos Europeus e Multilaterais, para a qual se abriu o presente procedimento, para além de deter experiência comprovada no exercício de funções dirigentes, nomeadamente, na área do lugar a prover.

3 - Saliente-se, ainda, que a candidata reúne os requisitos legais e o perfil adequado para o desempenho do cargo para o qual foi aberto o respectivo procedimento.

4 - Nos termos dos n.os 8, 9 e 10 dos citados artigo 21.º, da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, nomeio, em comissão de serviço, pelo período de 3 anos, a candidata, Maria Manuela Alagoinha Ferreira Simões, do Mapa de Pessoal da ex-Direcção-Geral de Assuntos Europeus e Relações Internacionais, do Ministério das Finanças e da Administração Pública, no cargo de directora de serviços, da Direcção de Serviços de Assuntos Europeus e Multilaterais do IPAD, com efeitos reportados a 20 de Outubro de 2008.

5 - Anexa-se nota relativa ao curriculum académico e profissional da nomeada.

23 de Setembro de 2009. - O Presidente, Augusto Manuel Correia.

ANEXO

Nota Curricular

Dados Pessoais

Nome: Maria Manuela Alagoinha Ferreira Simões

Data de Nascimento: 30 Maio 1967

Nacionalidade: Portuguesa

Curriculum Académico

Pós-graduação em Cooperação e Desenvolvimento Internacional, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa (1993).

Licenciatura em Economia pela Universidade Católica de Lisboa (1991).

Curriculum Profissional

Desde Dez. 2004 - Directora de Serviços de Assuntos Europeus e Multilaterais do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, em regime de substituição - Responsável pela coordenação e representação nacional na definição das políticas de Ajuda Pública ao Desenvolvimento, pela gestão das contribuições portuguesas, a cargo do IPAD, para as organizações internacionais e mecanismos dos sistemas comunitário e multilateral de apoio ao desenvolvimento, incluindo a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) E a cooperação ibero-americana, e pela promoção da participação de peritos nacionais nas referidas organizações.

De 2001 a Nov. 2004 - Chefe da Divisão de Relações Multilaterais da Direcção-Geral de Assuntos Europeus e Relações Internacionais, do Ministério das Finanças - Responsável pela gestão da participação de Portugal nas Instituições Financeiras Internacionais e dos Acordos de Cooperação Técnica celebrados entre Portugal e os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento. Foi Administradora por Portugal e Áustria no Conselho de Administração do Fundo Comum de Produtos de Base. Foi conferencista sobre a temática Organismos Financiadores de Projectos de Desenvolvimento no Seminário de Gestão Estratégica de Organismos de Formação para a Administração Pública, no âmbito do Projecto "Consolidação das Capacidades da Administração Pública - PIR PALOP II.

1994/00 -Técnica Superior da Divisão de Relações Multilaterais da Direcção-Geral de Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério das Finanças - Responsável pelo acompanhamento dos assuntos do Banco Mundial, do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento. Integrou as delegações nacionais às Assembleias Anuais e participou em reuniões técnicas dos referidos Bancos. Participou em reuniões de Comités técnicos de análise de programas e projectos de desenvolvimento da Comissão Europeia.

1992/94 - técnica superior da Divisão das Relações Financeiras Internacionais da Direcção-Geral do Tesouro, do Ministério das Finanças - Responsável pelo acompanhamento da actividade do Grupo BAD, do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, da AMSCO (Africa Management Services Company), da APDF (Africa Project Development Facility), da FIAS (Foreign Investment Advisory Services) E do FCPB.

1991/92 - Adjunta da Direcção e Chefe do Departamento Financeiro da JÓFIX, Lda. - Empresa de Importação/Exportação.

Formação Complementar

Seminário de Alta Direcção (2005).

Curso de Gestão Documental SmartDocs V.3 (2005).

Seminários diversos no domínio da Cooperação para o Desenvolvimento (entre 1992 e 2005).

Estudos e Trabalhos Relevantes

Adesão de Portugal ao Banco Asiático de Desenvolvimento - Estudo sobre as condições e custos de adesão de Portugal à Corporação Interamericana de Investimento (CII) - Estudo sobre as condições e custos de adesão.

Uma Estratégia de Cooperação Multilateral e as suas interfaces com a Cooperação Bilateral.

Memorandos sobre as temáticas da Conferência Internacional sobre Financiamento do Desenvolvimento (Conferência de Monterrey) E da Cimeira Internacional sobre o Desenvolvimento Sustentável (Cimeira de Joanesburgo).

202351765

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1435923.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2007-04-30 - Portaria 510/2007 - Ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças e da Administração Pública

    Aprova os Estatutos do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I. P.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda