A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6496/2009, de 27 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeação de José Alberto Gaspar Gomes no cargo de chefe de divisão de Dívida Aduaneira e dos Recursos Próprios Comunitários

Texto do documento

Despacho 6496/2009

Nomeação de José Alberto Gaspar Gomes no cargo de chefe de divisão da Dívida Aduaneira e dos Recursos Próprios Comunitários da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais Sobre o Consumo.

1 - Através do Aviso 19696/2008, publicado no Diário da República; 2.ª Série, de 8 de Julho de 2008, divulgado na Bolsa de Emprego Público no mesmo dia e publicitado no Jornal "24 horas", do dia 11 do mesmo mês, foi aberto o procedimento concursal para preenchimento do cargo de Chefe de Divisão da Dívida Aduaneira e dos Recursos Próprios Comunitários, da Direcção de Serviços da Receita Nacional e dos Recursos Próprios Comunitários, da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC).

2 - Mediante proposta fundamentada do júri do respectivo procedimento concursal e nos termos dos n.º s 8, 9, e 10, do artigo 21.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, nomeio em comissão de serviço, pelo período de três anos, no cargo de Chefe de Divisão da Divida Aduaneira e dos Recursos Próprios Comunitários, o reverificador, licenciado em Direito, José Alberto Gaspar Gomes, por ter revelado possuir o perfil, a aptidão e a competência técnica exigidos para o cargo, pois que:

a) Detém ampla experiência técnica e profundos conhecimentos na área de actuação do cargo, decorrente do exercício de funções há vários anos nessa área, em especial na área da dívida aduaneira e dos recursos próprios comunitários e de coordenação de dossiers comunitários, incluindo a representação da DGAIEC junto das instâncias comunitárias em matéria de aplicação da regulamentação relativa à divida aduaneira;

b) Possui um conjunto valioso de factores necessários ao desempenho de funções dirigentes, no que respeita à capacidade de liderança, de gestão e inovação;

c) Evidenciou grande capacidade para promover o trabalho em equipa e um espírito de iniciativa muito desenvolvido, orientado para objectivos práticos, qualidades fundamentais para o cargo em causa.

d) Possui experiência no exercício de funções dirigentes, uma vez que já vem exercendo o cargo para que é agora nomeado, há algum tempo, em regime de substituição;

3 - A presente nomeação produz efeitos, a partir da data do presente despacho.

5 - De acordo com o disposto no n.º 10 do artigo 21.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, anexa-se a nota relativa ao currículo académico e profissional do nomeado

12 de Fevereiro de 2009. - O Director-Geral, João Manuel Almeida de Sousa.

Nota relativa ao currículo académico e profissional

Nome: José Alberto Gaspar Gomes

Data de nascimento: 6 de Maio de 1957

Naturalidade: Distrito de Coimbra, Concelho de Figueira da Foz, Freguesia de S. Julião da Figueira da Foz.

Formação Académica: Licenciado em Direito (menção de Ciências Jurídico-Económicas) pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1994.

Categoria profissional: Reverificador da carreira técnica superior aduaneira desde 18 de Junho de 2007.

Experiência profissional:

Em 1988 ingressou na Administração Pública, na então Direcção-Geral das Alfândegas, com a categoria de secretário aduaneiro.

Em 1997 ingressou na careira técnica superior aduaneira, detendo actualmente a categoria de reverificador.

Desempenhou funções em vários serviços da DGAIEC, quer nos serviços desconcentrados, designadamente nas Alfândegas de Setúbal e Xabregas, quer nos serviços centrais.

Desde 1999 exerce funções na ex-Divisão dos Recursos Próprios Comunitários e da Receita Nacional a que corresponde actualmente a Divisão da Dívida Aduaneira e dos Recursos Próprios Comunitários, das quais é de salientar o acompanhamento dos processos relativos a recursos comunitários em fase de Pré-Contencioso Comunitário.

Nomeado, em regime de substituição, em 4 de Março de 2008, no cargo de chefe de Divisão da Dívida Aduaneira e dos Recursos Próprios Comunitários.

Outras actividades:

Representante da DGAIEC nas reuniões dos serviços da Comissão Europeia, no âmbito do Comité do Código Aduaneiro - Secção de Reembolso (REM/REC).

Participação em diversos grupos de trabalho, dos quais se destacam:

Grupo de trabalho do imposto de selo,

Grupo de trabalho para a determinação da oportunidade da revisão da legislação aplicável à venda de mercadorias pelas alfândegas (coordenador),

Grupo de trabalho para a identificação das entidades habilitadas a apresentar declarações aduaneiras perante as alfândegas,

Grupo de trabalho para a informatização (SCA/STADA) das delegações aduaneiras junto das Encomendas Postais,

Grupo de trabalho para a uniformização do formulário "Termo de Garantia";

Grupo de trabalho Projecto de Migração do SCA - Garantias (coordenador)

Grupo de trabalho Sistema de Gestão de Garantias da DGAIEC.

Formador nas áreas da Dívida Aduaneira e do novo SCA - Garantias.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1387797.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda