Considerando que os cargos de direcção intermédia de 2.º grau são recrutados por procedimento concursal, nos termos do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção que lhe foi dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, de entre funcionários licenciados dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direcção, coordenação e controlo, que reunam quatro anos de experiência profissional em funções, cargos, carreiras ou categorias para cujo exercício ou provimento seja exigida uma licenciatura;
Considerando que licenciada Maria João Vasques Pedro Nunes, reúne as melhores condições para o exercício do cargo;
Considerando que foram cumpridas todas as formalidades legais inerentes ao procedimento concursal tendente ao provimento do cargo de Chefe de Divisão de Documentação e Biblioteca da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública;
Considerando que, ponderados os resultados do concurso, face ao perfil revelado pelos candidatos confrontado com o exigido para o exercício do cargo a prover, o júri considerou que a candidata licenciada Maria João Vasques Pedro Nunes, reúne as melhores condições para o exercício do cargo, recaindo sobre ela a sua escolha.
Nos termos do disposto no n.º 8 do artigo 21.º do diploma acima citado, nomeio, em comissão de serviço, pelo período de três anos, no cargo de direcção intermédia de 2.º grau da Divisão de Documentação e Biblioteca, a licenciada Maria João Vasques Pedro Nunes, assessora principal da carreira de biblioteca e documentação, do mapa de pessoal da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública.
19 de Dezembro de 2008. - O Secretário-Geral, José António de Mendonça Canteiro.
Síntese curricular
Maria João Vasques Pedro Nunes nasceu em 4 de Novembro de 1952, possui o grau académico de licenciatura em História da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e Pós-Graduação em Ciências da Documentação - Opção Biblioteca.
Está habilitada com o Seminário de Alta Direcção realizado pelo INA.
Detém a categoria de assessor principal do quadro de pessoal da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública.
Desempenhou funções na Biblioteca Nacional (1985-1990) onde desenvolveu actividades em diversas Direcções de Serviços, colaborando em diversos projectos, nomeadamente "Microfilmagem dos Jornais Portugueses do Século XIX" e Implementação da Porbase - Base Nacional de Dados Bibliográficos. No Ministério da Justiça - Gabinete de Planeamento e Coordenação do Combate à Droga (1990-1993) informatizou o Centro de Documentação. Na Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública, Direcção de Serviços de Arquivos e Documentação desde 1993, coordena presentemente as actividades da Biblioteca e participa em diversos projectos a decorrer nestes Serviços.
Frequentou cursos de formação profissional relacionados com as exigências das funções desempenhadas no seu percurso profissional, designadamente: Indexação de Documentos Digitais e Multimédia, Bibliotecas Virtuais, Fontes de Informação na Internet para Bibliotecas Governamentais, Serviços de Referencia on-line, Metadados e a sua relevância para as Bibliotecas, Workshop sobre a Implementação do SIADAP, Temas de Gestão Pública, Liderança e Gestão de Equipas, Formação Pedagógica de Formadores, Iniciação ao Microsoft Project 2000, entre outros.
Formadora em acções de formação profissional nas áreas de Biblioteca e Tecnologias da Informação e Comunicação e docente das disciplinas de "Serviços e Fontes de Informação" e "Descrição da Informação Bibliográfica" na Pós-graduação em Ciências Documentais. Participou ainda em vários seminários e grupos de trabalho.