A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 167/85, de 17 de Maio

Partilhar:

Sumário

Determina que o estágio para ingresso no quadro de Oficiais de Justiça, iniciado em 2 de Janeiro de 1985, tenha a duração ininterrupta de 5 meses e define o modo de atribuição de subsídio aos estagiários.

Texto do documento

Decreto-Lei 167/85

de 17 de Maio

1. Prevê o n.º 2 do artigo 112.º do Decreto-Lei 385/82, de 16 de Setembro, que a duração do estágio para ingresso no quadro de oficiais de justiça seja de 6 meses.

A ampliação da duração do estágio, que era de 4 meses no sistema anterior, teve como óbvia intencionalidade a de criar condições para que os futuros funcionários fossem dotados de uma mais adequada preparação.

Acontece, no entanto, que a realidade veio evidenciar que o novo regime deverá ser repensado em termos de o capacitar a preencher as razões que determinam o estágio.

Sucede, por outro lado, que a política de gestão dos oficiais de justiça prosseguida pela Direcção-Geral dos Serviços Judiciários aconselha que, em mais curto prazo, se encontrem disponíveis cerca de 600 candidatos a lugares de ingresso no quadro.

Importa, finalmente, que seja assegurada a rápida atribuição do subsídio previsto no n.º 4 daquele artigo 112.º, relativamente aos estagiários que iniciaram o tirocínio em 2 de Janeiro de 1985.

2. Reitera-se, no entanto, que a formação profissional dos oficiais de justiça é tida, pelo Governo, como um elemento nuclear de uma eficaz administração da justiça.

Nessa via se caminhará, tendo, designadamente, em conta as experiências europeias, adaptadas que sejam às circunstâncias portuguesas.

Todavia, e desde já, importa acudir a premências - quer de carácter funcional, quer de natureza financeira - que justificam soluções expeditas, sem pôr em causa os legítimos direitos dos estagiários já admitidos.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º O estágio para ingresso no quadro de oficiais de justiça, que teve início em 2 de Janeiro de 1985, terá a duração ininterrupta de 5 meses.

Art. 2.º Os estagiários adquirem direito, no início do estágio, a um subsídio de colocação igual ao salário mínimo nacional e receberão, após a sua conclusão, um subsídio de compensação igual a quatro daqueles salários.

Art. 3.º O presente decreto-lei entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação e os seus efeitos contar-se-ão a partir de 2 de Janeiro de 1985.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 23 de Abril de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - António de Almeida Santos - Mário Ferreira Bastos Raposo.

Promulgado em 5 de Maio de 1985

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 8 de Maio de 1985.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1985/05/17/plain-13706.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/13706.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda