Considerando a proposta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, aprovada pelo respetivo Conselho Técnico-Científico, no sentido de alterar o plano de estudos do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, publicado pelo despacho 17316, no Diário da República, 2.ª série, n.º 223, de 17 de novembro, aprovo, nos termos e de acordo com o disposto nos artigos 75.º a 80.º, do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, alterado pelo 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avuls (...)">Decreto-Lei 107/2008, de 25 de junho, as alterações do plano de estudos do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico daquela Escola, que para o efeito é republicado em anexo.
As alterações são, nesta data, comunicadas à Direção-Geral do Ensino Superior e entram em vigor no ano letivo 2012-2013.
18 de setembro de 2012. - O Presidente, Prof. Doutor Armando Pires.
ANEXO
1 - Instituição de ensino - Instituto Politécnico de Setúbal.
2 - Unidade orgânica - Escola Superior de Educação.
3 - Grau - Mestre.
4 - Curso - Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
5 - Área científica predominante do curso - Prática de Ensino Supervisionada
6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau - 120.
7 - Duração normal do curso - 2 anos/4 semestres.
8 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau:
(ver documento original)
9 - Plano de estudos:
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Grau de mestre
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
QUADRO N.º 1
1.º ano/1.º e 2.º semestres
(ver documento original)
QUADRO N.º 2
2.º ano/3.º e 4.º semestres
(ver documento original)
10 - Observações:
O relatório final do projeto de investigação desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de prática de ensino supervisionada/estágio é defendido e aprovado em ato público, em conformidade com o artigo 17.º alínea b) do Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro.
A natureza deste projeto é a de uma intervenção pedagógica em uma das disciplinas do 2.º ciclo do Ensino Básico (Língua portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal) desenvolvida nas escolas onde os/as estudantes realizam os seus estágios. Essa intervenção pedagógica é concebida segundo a perspetiva da investigação sobre a prática profissional. A conceção deste projeto está diretamente articulada com a Unidade Curricular Seminário de Investigação e Projeto.
O relatório final do projeto de investigação, enquanto dispositivo de formação e de avaliação, visa a construção identitária dos professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. A prática de ensino supervisionada (Estágios) desenvolve-se em três semestres. Estes estágios decorrem no 1.º ciclo do Ensino Básico (1.º ano, 3.º ou 4.º ano de escolaridade) e no 2.º ciclo do Ensino Básico (Português, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal).
206410772