Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8815/2012, de 3 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeação do diretor de Serviços de Planeamento e Intervenção

Texto do documento

Despacho 8815/2012

1 - Por meu despacho de 29 de maio de 2012, ao abrigo do disposto nos artigos 20.º e 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro e 3-B/2010, de 28 de abril, e dada a vacatura do lugar, é nomeada, em regime de substituição, no cargo de Diretor de Serviços de Planeamento e Intervenção, cargo de direção intermédia de 1.º grau, a mestre Maria da Graça de Figueiredo Vilar. A nomeada reúne os requisitos legais para o provimento do cargo, tem o perfil pretendido para prosseguir as atribuições e objetivos do serviço e é dotada da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta da sinopse curricular, em anexo.

2 - A presente nomeação produz efeitos a partir do dia 29 de maio de 2012.

19 de junho de 2012. - O Diretor-Geral, João Castel-Branco Goulão.

Sinopse curricular

Maria da Graça de Figueiredo Vilar

Nascida a 14 de dezembro de 1961 em Alcabideche, Cascais. Nacionalidade Portuguesa.

Graus académicos e de diferenciação profissional:

Curso FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, do INA, Instituto Nacional de Administração, I. P. (com aproveitamento - 16,4 valores), com a duração de 190 horas. Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses («aprovada com Muito Bom por Unanimidade»). Assistente Graduada de Psiquiatria das Carreiras Médicas Hospitalares, do quadro do Instituto da Droga e da Toxicodependência, IDT, I. P. Especialização em Psiquiatria no Hospital Júlio de Matos (18,7 valores, 1995). Curso de Formação da Sociedade Portuguesa de Grupanálise (1997-2000). Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa (14 valores, Bom, 1987).

Cargos Dirigentes

Diretora do Departamento de Tratamento e Reinserção dos Serviços Centrais do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. desde 3 de junho de 2011.

Outros Cargos

Diretora Clínica Nacional do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. desde 3 de junho de 2011. Coordenadora da Subcomissão Prevenção, Redução de Riscos e Minimização de Danos, Tratamento e Reinserção. Perita Nacional do IDT, I.P no âmbito do indicador epidemiológico chave do Treatment Demand key Indicator (TDI) e do Drug Related Infectious Diseases (DRID), do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência. Coordenadora Nacional para o Projeto Técnico da Atividade 3.4.4 COPOLAD - "Estudo para a Definição de Critérios de Acreditação de Programas da Redução da Procura", (programa de cooperação entre a América Latina e a União Europeia em política sobre drogas)

Membro Representante do IDT, I. P., no Conselho Nacional de Saúde Mental desde janeiro de 2012. Membro Representante do IDT, I. P., no Conselho Nacional Antidopagem desde 2009. Perita Externa integrada em Grupos de Trabalho, para a elaboração de Normas, no âmbito da Prescrição Laboratorial do Teste de Anticorpos Antivírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Prescrição para o Estudo Laboratorial da Infeção pelo vírus ad Hepatite C, na Direção Geral de Saúde (DGS)

Atividade profissional

Médica Psiquiatra Graduada responsável pela coordenação do Serviço de internamento da Unidade de Desabituação - Centro das Taipas, de 2004 até maio de 2011. Médica Psiquiatra responsável pela Escala dos Médicos do Serviço de Prevenção da UD - Centro das Taipas, de 2000 até abril de 2011. Interlocutora Local para o acompanhamento dos Programas de Substituição em Baixo Limiar de Exigência, na cidade de Lisboa, em 2009 e 2010. Médica Psiquiatra Graduada no Centro Hospitalar de Lisboa, Zona Central, em acumulação de funções desde 2001 até maio de 2011, responsável pela atividade de Psiquiatria de Ligação de diversos serviços do Hospital São José. Médica Psiquiatra com atividades de consultoria/clínicas de Psiquiatria do Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital de São José, de 2002 até maio de 2011.

Atividade Docência

Docente, desde 1995 até ao presente, como professora auxiliar convidada, de aulas teórico-práticas da disciplina Psicofarmacologia, do Curso de Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia, 1.º e 2.º Ciclo, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Projetos de Investigação

Participação em protocolos e atividades de investigação na área de intervenção do tratamento da dependência de opiáceos. Desenvolvimento de trabalho de investigação sobre «Processos de tomada de decisão em toxicodependentes de carreira face a comportamentos delinquentes (Liberdade/Determinismo comportamental)», que conduziu à sua dissertação original no âmbito do Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses. Membro do Grupo de estudo Neuropsicológico de doentes com esclerose múltipla, do Serviço de Neurologia, do Hospital de São José (2003). Membro do Grupo de Estudo de competências sociais em doentes psiquiátricos, do Hospital Júlio de Matos (1994 a 2005)

Outras Atividades

Formadora em sessões e cursos científicos e participação regular no planeamento e desenvolvimento de diversas ações formativas, no domínio das substâncias de abuso e das dependências e em temas de psiquiatria geral. Responsável pela formação dos Internos do Internato Complementar de Psiquiatria e de Pedopsiquiatria e dos Estagiários profissionais de Psicologia no Serviço de Internamento da Unidade de Desabituação - Centro das Taipas. Membro da Redação da Revista de Psiquiatria do Hospital Júlio de Matos, de 1994 a 1997. Participação como membro efetivo de júris de concursos médicos - Avaliação Final do Internato Médico de Psiquiatria.

Trabalhos publicados e comunicações:

Autora e coautora de trabalhos científicos publicados em revistas nacionais. Participação regular como preletora em reuniões científicas nacionais e internacionais. Mais de 80 comunicações proferidas em reuniões científicas na área das dependências e da psiquiatria geral.

Associações e Sociedades Científicas: Membro do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos. Sócia fundadora da Sociedade Portuguesa de Psicossomática. Sócia fundadora da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. Sócia Candidata da Sociedade Portuguesa de Grupanálise. Fundadora e Membro da Direção (vice-presidente) da Associação Portuguesa de Adictologia - Associação Portuguesa para o Estudo das Drogas e das Dependências.

206210442

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1339742.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

  • Tem documento Em vigor 2010-04-28 - Lei 3-B/2010 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 2010. Aprova ainda o regime excepcional de regularização tributária de elementos patrimoniais (RERT II), que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro de 2009.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda