Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12437/2010, de 2 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Nomeação da licenciada Maria Fernanda Marques Guimarães Rodrigues Freire para, em regime de substituição e com efeitos a 1 de Agosto de 2010, exercer o cargo de chefe de divisão de Serviços Jurídicos e de Contencioso, da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça

Texto do documento

Despacho 12437/2010

Considerando a vacatura do lugar de Chefe de Divisão de Serviços Jurídicos e de Contencioso, cargo de direcção intermédia de 2.º grau, por passagem à aposentação do anterior titular do cargo;

Considerando o disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto (que a republicou), pela Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro e pela Lei 3-B/2010, de 28 de Abril;

Considerando os requisitos exigidos no n.º 1 do artigo 20.º do citado diploma legal;

Considerando, ainda, a competência atribuída pelo n.º 8 do artigo 21.º, também do mesmo diploma, e o início de produção de efeitos fixado nos termos do n.º 9 do mesmo artigo:

Nomeio, por reunir o perfil adequado para prosseguir as atribuições e os objectivos do serviço e ser dotada da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta da respectiva síntese curricular, a licenciada Maria Fernanda Marques Guimarães Rodrigues Freire no cargo de Chefe da Divisão de Serviços Jurídicos e de Contencioso, em regime de substituição, com efeitos a 1 de Agosto de 2010.

Lisboa, 26 de Julho de 2010. - O Secretário-Geral, (Assinatura ilegível.)

Síntese curricular

Maria Fernanda Marques Guimarães Rodrigues Freire, 52 anos, natural de Moçambique.

Habilitações académicas:

Licenciatura em Direito, concluída em 1981, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com a classificação final de 16 valores.

Pós-graduação em Ciências Jurídicas 1983/1984.

Formação profissional:

Frequentou diferentes cursos e acções de formação e de aperfeiçoamento profissionais nas áreas da Administração Pública e da Informática.

Diploma de Especialização Jurídica (DEJUR), 2009, INA, com a classificação final de 16,85 valores.

Percurso profissional:

Desde 1 de Janeiro de 2008 exerce funções inerentes à carreira técnica superior na Secretaria-Geral do Ministério da Justiça organismo a cujo mapa de pessoal pertence.

De 1 de Julho de 1988 a 31 de Dezembro de 2007 exerceu funções inerentes à carreira técnica superior (Assessora Principal) /Consultora Jurídica) na Auditoria Jurídica do Ministério da Justiça onde desenvolveu trabalho no âmbito da elaboração de pareceres, informações, projectos de diplomas legislativos e estudos jurídicos, instrução de processos de averiguações, de inquérito e disciplinares, de um modo especial relacionados com a área de atribuições de serviços integrados no Ministério da Justiça, organismos e departamentos dele dependentes ou sujeitos à sua tutela e contencioso administrativo.

De 21 de Fevereiro de 1988 a 20 de Fevereiro de 2006, em regime de acumulação, exerce funções como assistente convidada no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - IUL, como coordenadora das disciplinas de Noções Fundamentais do Direito, Introdução ao Direito e Direito do Trabalho.

De Maio de 1994 a Agosto de 1994 e de Setembro de 1995 a 30 de Novembro de 2007, em regime de acumulação, exerce funções de consultora jurídica (em regime de avença) no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - IUL, onde desenvolve trabalho de apoio jurídico aos órgãos de gestão nas áreas do regime jurídico da função pública, do Estatuto da Carreira Docente Universitária e do Estatuto da Autonomia Universitária.

De Maio a Junho de 1996 formadora (28 horas) do Curso de Gestão Autárquica do Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos (CIDEC)

De 10 de Agosto de 1994 a 31 de Agosto de 1995 requisitada ao Território de Macau (Direcção de Serviços de Finanças), como técnica superior de 3.º escalão, onde desenvolveu trabalho na elaboração de anteprojectos de diplomas legais, nomeadamente da área patrimonial, em estudos e pareceres sobre matéria fiscal e financeira e do regime jurídico da função pública de Macau e instrução de processos disciplinares, de inquérito e de averiguações.

De 13 de Agosto de 1986 a 30 de Junho de 1988 exerce funções como técnica superior na Direcção-Geral da Segurança Social.

De 1982 a 1987 exerce funções como assistente convidada e assistente estagiária na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e nos Centros de Apoio de Faro e do Funchal, colaborando na docência das disciplinas de Direito Comparado e de Sistemas Jurídicos Comparados.

De 1979 a 1980 e de 1981 a 1982 exerce funções como monitora na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, colaborando na docência das disciplinas de Teoria Geral do Direito Civil e de Direito Comparado.

Tem a inscrição suspensa na Ordem dos Advogados.

Trabalhos publicados:

Colaboração na elaboração das "Lições de Direito Comparado", publicadas pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa.

Colaboração na elaboração dos "Textos de Apoio para a disciplina de Direito Comparado", publicados pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa.

203532307

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1178939.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

  • Tem documento Em vigor 2010-04-28 - Lei 3-B/2010 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 2010. Aprova ainda o regime excepcional de regularização tributária de elementos patrimoniais (RERT II), que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro de 2009.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda