Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 327/87, de 21 de Abril

Partilhar:

Sumário

Revê o diploma que cria o Serviço Público de Comunicação de Dados por pacotes, assegurado pela TELEPAC e aprovou o respectivo regulamento.

Texto do documento

Portaria 327/87
de 21 de Abril
1. O desenvolvimento das novas tecnologias no domínio das telecomunicações permitiu o aparecimento e implementação de novos serviços relacionados com a utilização na banca da transferência electrónica de fundos.

Implantado o sistema de máquinas pagadoras automáticas, vulgarmente conhecidas por ATMs, desenvolve-se agora o serviço de transferência electrónica de fundos nos pontos de venda.

O regulamento e tarifário do Serviço Público de Comunicação de Dados por Pacotes (anexo I à Portaria 291/85, de 18 de Maio, e tarifa n.º 8 do tarifário do serviço de telecomunicações aprovado pela Portaria 894-I/85, de 23 de Novembro) mostram-se, em alguns pontos, incompatíveis com a implementação daquele serviço, pelo que se providenciou a sua adaptação.

2. Considera-se necessário proceder à alteração do n.º 5.º da Portaria 291/85, de 18 de Maio, no sentido de tornar possível o aluguer de circuitos entre locais interligando entidades juridicamente distintas, mas em condições tais que não ponham em causa o princípio do exclusivo que cabe aos operadores de telecomunicações na exploração de tal serviço nem os fins que justificaram a criação da rede pública.

Nestes termos, ao abrigo do disposto no n.º 5 do artigo 6.º, com a nova redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 5/73, de 5 de Janeiro, e no n.º 1, alínea i), do artigo 25.º do anexo I ao Decreto-Lei 49368, de 10 de Novembro de 1969:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o seguinte:

1.º O n.º 5.º da Portaria 291/85, de 18 de Maio, passa a ter a seguinte redacção:

5.º Autorizar o TRANSDATA - CTT e TLP em consórcio, em condições técnico-económicas devidamente justificadas, a celebrar contratos de aluguer de circuitos para transmissão de dados cujos pontos terminais sejam instalados em locais interligando entidades juridicamente distintas, mediante aplicação às respectivas taxas de assinatura dos coeficientes de tarifação seguintes:

Circuitos locais e regionais - 1.4;
Circuitos interurbanos - 1.2.
2.º Os artigos 2.º, 6.º, 10.º e 20.º do anexo I à Portaria 291/85, de 18 de Maio, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 2.º No presente Regulamento designa-se por:
a) ...
b) ...
c) ...
d) ...
e) ...
f) ...
g) ...
h) TPV - equipamento terminal de ponto de venda.
Art. 6.º - 1 - Nos acessos directos a fronteira física da rede TELEPAC é a ficha do equipamento de terminação do circuito de dados (ETCD) que estabelece a ligação ao equipamento terminal de tratamento de dados (ETTD), localizada nas instalações do assinante.

2 - Quando o ETCD seja parte integrante do TPV, a fronteira física da rede TELEPAC é a terminação de circuito de ligação com o equipamento.

Art. 10.º - 1 - O assinante é responsável pelo equipamento terminal (ETTD/TPV), ficando a seu cargo a respectiva aquisição, instalação e conservação, sem, contudo, se poder eximir à fiscalização que o TRANSDATA entenda dever efectuar.

2 - ...
3 - O assinante obriga-se a sujeitar o seu equipamento terminal (ETTD/TPV) a testes de avaliação do protocolo de acesso à rede TELEPAC.

4 - A instalação de TPV cujo ETCD seja sua parte integrante depende de prévia aprovação, nos termos da respectiva regulamentação.

Art. 20.º - 1 - O assinante terá direito a ser reembolsado se o tempo acumulado mensal de interrupção for superior a cinco horas para além do previsto no n.º 1 do artigo 19.º, contabilizadas a partir da sua comunicação ao TRANSDATA, salvo tratando-se de interrupção de serviço de TPV, em que o reembolso só terá lugar se o tempo acumulado mensal for superior a dez horas.

2 - ...
3 - ...
3.º Adaptar a tarifa n.º 8 do Serviço Público de Comunicação de Dados por Pacotes, aprovada pela Portaria 894-I/85, de 23 de Novembro, conforme tabela anexa.

Ministério dos Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Assinada em 31 de Março de 1987.
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, João Maria Leitão de Oliveira Martins.


ANEXO
Tarifa n.º 8 do Serviço Público de Comunicação de Dados por Pacotes
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/116848.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-11-10 - Decreto-Lei 49368 - Ministério das Comunicações - Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones

    Determina que, a partir de 1 de Janeiro de 1970, a Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones passe a constituir uma empresa pública do Estado, denominada Correios e Telecomunicações de Portugal, regida pelo estatuto constante do anexo I ao presente diploma. Introduz alterações ao estatuto dos Telefones de Lisboa e Porto, constantes do anexo ao Decreto-Lei nº 48007, de 26 de Outubro de 1967, de acordo com o disposto no anexo II ao presente diploma.

  • Tem documento Em vigor 1973-01-05 - Decreto-Lei 5/73 - Ministério das Comunicações - Correios e Telecomunicações de Portugal

    Altera algumas disposições do anexo I ao Decreto-Lei n.º 49368, de 10 de Novembro de 1969, que constituiu a empresa pública Correios e Telecomunicações de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1985-05-18 - Portaria 291/85 - Ministério do Equipamento Social

    Cria o Serviço Público de Comunicação de dados nos Pacotes, assegurado pela Telepac e aprova o respectivo regulamento.

  • Tem documento Em vigor 1985-11-23 - Portaria 894-I/85 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Actualiza as tarifas dos correios e telecomunicações.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda