Procedimento concursal comum de recrutamento para preenchimento de dois postos de trabalho de especialista de informática de grau 1, nível 2
1 - Nos termos do n.º 1 do artigo 28.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, torna-se público que, por despacho reitoral de 2010-05-17, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República, concurso externo de ingresso para admissão a estágio, para a contratação por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de 2 lugares de especialista de informática do grau 1, nível 2, da carreira de especialista de informática previsto e não ocupado, no mapa de pessoal não docente da Universidade da Beira Interior, de acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro.
2 - Legislação aplicável: o recrutamento rege-se nos termos do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, Decreto-Lei 97/2001, de 26 de Março, Portaria 358/2002, de 3 de Abril, Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, do Decreto Regulamentar 14/2008, de 31 de Julho, da Lei 59/2008, de 11 de Setembro e Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro.
3 - Local de trabalho - Centro de Informática da Universidade da Beira Interior.
4 - Caracterização do posto de trabalho:
Manutenção ao nível de configuração e realização de actualizações de sistema operativo e software aplicacional de todos os servidores de aplicação instalados no Centro de Informática.
Salvaguarda da segurança, confidencialidade e integridade da informação armazenada e processada em todos os servidores de aplicação.
Distribuição de actualizações e de modificações nos sistemas operativos das estações de trabalho utilizadas pelos alunos e pelos funcionários dos serviços da UBI.
Definição das normas de acesso e exploração dos equipamentos informáticos.
Manutenção do software aplicacional desenvolvido na UBI para os diversos serviços que se encontra em fase madura e não requer desenvolvimento de fundo.
Acompanhamento da implementação de soluções de hardware e ou software de exploração adquiridas a terceiros.
Elaboração das normas e documentação técnica a que deve obedecer a operação do equipamento.
5 - Requisitos de admissão previstos no artigo 8.º da LVCR:
Podem ser opositores ao procedimento concursal os trabalhadores que até ao termo do prazo fixado para apresentação das candidaturas reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) Ter nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) Ter 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções pública ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensável ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
6 - Por despacho do Reitor de 17 de Maio de 2010, tendo em conta a natureza técnica das tarefas a executar e a urgência de Serviço de que se reveste o procedimento, em caso de impossibilidade de ocupação do posto de trabalho por trabalhador com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, procede-se ao recrutamento de trabalhadores com relação jurídica de emprego público por tempo determinado ou determinável ou sem relação jurídica de emprego público.
7 - Nível habilitacional exigido - Licenciatura em Informática, sem possibilidade de substituição ao nível habilitacional por formação ou experiência profissional.
7.1 - Experiência no mínimo de 2 anos em funções similares.
8 - Forma da candidatura:
8.1 - A candidatura é apresentada em formulário próprio, aprovado pelo Despacho 11321/2009, de 8 de Maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, disponibilizada no site electrónico da Universidade da Beira Interior http://www.ubi.pt, área institucional, recursos humanos, procedimento concursal, podendo ser entregues, pessoalmente, durante o horário normal de expediente (das 9h 30 m às 12h 30 m e 14h 30 m às 17) na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio, registado e com aviso de recepção, até ao termo do prazo, para Divisão de Expediente e Pessoal, Serviços Administrativos, Convento de Santo António, 6201-001 Covilhã.
8.2 - Cada candidato deverá anexar ao requerimento fotocópias dos seguintes documentos:
a) Curriculum vitae detalhado, datado e assinado do qual devem constar, designadamente, as habilitações literárias, as funções que exerce e exerceu anteriormente;
b) Fotocópia do bilhete de identidade;
c) Documentos comprovativos das habilitações literárias e profissionais indicadas;
d) Documento comprovativo dos elementos que eventualmente sejam relevantes para apreciação do seu mérito;
e) Para quem tenha vínculo à função pública, declaração, passada pelo serviço ou organismo de origem, especificando a existência e a natureza do vínculo à função pública, a designação funcional e a antiguidade na categoria, na carreira e na função pública
8.3 - Não será admitida a junção de documentos que pudessem ter sido apresentados dentro do prazo previsto para a entrega das candidaturas, conforme o previsto no n.º 4 do artigo 34.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
8.4 - Não são admitidas candidaturas remetidas por correio electrónico.
9 - Os métodos de selecção a utilizar são os seguintes:
a) 1.ª fase - Avaliação curricular (AC), com carácter eliminatório;
b) 2.ª fase - Prova de conhecimentos específicos (PC), com carácter eliminatório;
c) 3.ª fase - Entrevista profissional (EP).
9.1 - Na avaliação curricular serão obrigatoriamente considerados e ponderados, de acordo com as exigências da função, os factores da habilitação académica de base, formação profissional e experiência profissional.
9.2 - A prova de conhecimentos específicos, que será escrita, com a duração máxima de duas hora, visando avaliar os conhecimentos académicos e profissionais dos candidatos, será efectuada com base no programa de provas publicado através do Despacho conjunto 687/2004, da directora-geral da Administração Pública e do reitor da Universidade da Beira Interior, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 276, de 24 de Novembro.
9.2.1 - A pormenorização e delimitação dos temas e respectiva bibliografia necessária à preparação dos mesmos encontra-se divulgada no anexo ao presente aviso.
9.2.2 - A prova de conhecimentos terá carácter eliminatório e será pontuada de 0 a 20 valores, sendo excluídos os candidatos que não obtenham, classificação igual ou superior a 9,5 valores.
9.3 - Entrevista profissional de selecção, que avaliará, numa relação interpessoal e de forma objectiva e sistemática, as aptidões profissionais e pessoais dos candidatos.
10 - A classificação final resultará da média ponderada das classificações obtidas em todos os métodos de selecção, nos termos do artigo 36.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
11 - De acordo com a alínea g) do n.º 1 do artigo 27.º do Decreto-Lei 204/98, de 11-7, os critérios de apreciação e ponderação na aplicação dos métodos de selecção, bem como do sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constarão da acta de reunião do júri do concurso, sendo a mesma facultada aos candidatos sempre que solicitada.
12 - São excluídos os candidatos que não realizem qualquer um dos métodos de selecção ou das suas fases, não lhes sendo aplicado o método ou fase seguinte.
13 - São excluídos do procedimento os candidatos que tenham obtido uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos de selecção ou numa das fases, não lhes sendo aplicado o método ou fase seguinte.
14 - O local, a data, a hora da realização das provas de conhecimentos, das entrevistas, as listas de candidatos admitidos e excluídos e de classificação final serão divulgados nos termos previstos nos artigos 28.º, 33.º 35.º e 40.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, considerando-se como exclusão a desistência no prosseguimento do concurso e a não comparência dos candidatos. Havendo lugar à afixação de listas, será esta efectuada no placard dos Serviços Administrativos e em www. ubi.pt.
15 - Composição e identificação do júri:
Presidente - Prof. Doutor Mário Marques Freire, Director do Centro de Informática;
Vogais efectivos:
Eng.º Paulo Alexandre de Jesus Gomes, Coordenador Técnico;
Mestre Paula Marina Gonçalves da Fonseca, Especialista de Informática de grau 1, nível 3.
Vogais suplentes:
Mestre Rui Manuel Fernandes Pedro da Costa, Especialista de Informática, grau 2, nível 1;
Dr.ª Maria Manuela Ferreira Coelho Rodrigues, Especialista de Informática de Grau 1, nível 3
O primeiro vogal efectivo substituirá o presidente nas suas faltas e impedimentos.
16 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição "A Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma politica de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer discriminação".
ANEXO
Conteúdo programático para a prova de conhecimentos:
Ambientes Windows e Linux
Serviço de DNS, relativo ao domínio ubi.pt, interno (MS DNS) e externo (BIND 9)
Serviço de Correio Electrónico (MS Exchange Server 2007)
Serviço de alojamento de páginas (MS IIS -ASP e Apache - PHP)
Infra-estrutura Active Directory (Autenticação LDAP, NIS)
Serviço de armazenamento de dados (Roaming Profile, Home Directory, NFS, CIFS, SMB)
Serviço de base de dados (PostgreSQL, MySQL e SQL server)
Infra-estrutura de Backups
Serviço SFTP
Serviço de impressões
Servidor Aplicacional e de licenças
Virtualização (Hyper-V)
Serviço de criação de imagens, implementação e gestão de sistemas (Symantec Ghost Solution Suite)
Bibliografia:
Windows Server 2003
Título: Windows 2003 Server Para Profissionais - Vol 1
Autor: Paulo Loureiro
ISBN: 978-972-722-422-7
Editora: FCA
Windows Server 2008
Título: Windows Server 2008 - Curso Completo
Autor: António Rosa
ISBN: 978-972-722-210-0
Editora: FCA
Linux
Título: Fundamental do Linux - 3.ª Edição Actualizada
Autor: Paulo Trezentos/António Cardoso
ISBN: 978-972-722-514-9
Editora: FCA
Título: Linux Curso Completo - 6.ª Edição
Autor: Fernando Pereira
ISBN: 978-972-722-501-9
Editora: FCA
DNS
Título: DNS on Windows Server 2003, Third Edition
Autor: Cricket Liu, Matt Larson, Robbie Allen
ISBN: 978-0-596-00562-7
Editora: O'Reilly Media
MS Exchange Server
Título: MCTS Self-Paced Training Kit (Exam 70-236): Configuring Microsoft Exchange Server 2007
Autor: Orin Thomas, Ian McLean
ISBN: 978-073-562-410-8
Editora: Microsoft Press
Título: Microsoft(ver documento original) Exchange Server 2007 Administrator's Companion, Second Edition
Autor: Walter Glenn, Scott Lowe, and Joshua Maher
ISBN: 978-073-562-590-7
Editora: Microsoft Press
MS IIS
Título: Professional IIS 7
Autor: Kenneth Schaefer, Jeff Cochran, Scott Forsyth, Rob Baugh, Mike Everest, Dennis Glendenning
ISBN: 978-0470097823
Editora: Wrox; Pap/Dig
Apache
Título: Apache Instalação, Configuração Gestão Servidores Web
Autor: Ricardo Oliveira e Nuno Fernandes
ISBN: 978-972-722-498-2
Editora: FCA
PostgreSQL
Título: Practical PostgreSQL
Autor: Joshua D. Drake, John C. Worsley
ISBN: 978-1-56592-846-6
Editora: O'Reilly Media
MySQL
Título: O Guia Prático do MySQL
Autor: Pedro M. C. Neves, Rui Ruas
ISBN: 989-615-006-0
Editora: Centro Atlântico
MS SQL server
Título: SQL Server 2008 Curso Completo
Autor: Alberto Magalhães
ISBN: 978-972-722-594-1
Editora: FCA
Título: MCTS Self-Paced Training Kit (Exam 70-432): Microsoft SQL Server 2008-Implementation and Maintenance
Autor: Mike Hotek
ISBN: 978-073-562-605-8
Editora: Microsoft Press
Título: MCTS Self-Paced Training Kit (Exam 70-431): Microsoft SQL Server 2005 Implementation and Maintenance
Autor: Solid Quality Learning
ISBN: 978-073-562-271-5
Editora: Microsoft Press
Hyper-V
Título: Windows(ver documento original) Server 2008 Hyper-V Resource Kit
Autor: Robert Larson and Janique Carbone with the Windows Virtualization Team at Microsoft
ISBN: 978-073-562-517-4
Editora: Microsoft Press
Covilhã e UBI, 20 de Maio de 2010. - O Reitor, João António de Sampaio Rodrigues Queiroz.
203288896