Ao abrigo da Portaria 509/2007, de 30 de Abril, foi publicado o despacho 27119/2007, de 28 de Novembro, que criou as unidades orgânicas flexíveis do Instituto Camões, I. P.
Considerando que o cargo de Chefe de Divisão de Informação e Documentação, criado pelo despacho acima referido e previsto no mapa de pessoal para 2010, se encontra vago e atendendo às responsabilidades acrescidas do Instituto Camões, I.P. resultante da integração, nas suas atribuições, do ensino português no estrangeiro ao nível da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, torna-se necessário providenciar o seu preenchimento por forma a incrementar a coordenação da produção de conteúdos para divulgação da língua e cultura portuguesas bem como reorganizar o centro de documentação.
Assim, ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 27º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto:
1 - Nomeio a licenciada Cristina Maria Delgado Gomes Caetano, técnica superior do mapa de pessoal do Instituto Camões, I.P., para exercer, em regime de substituição, o cargo de Chefe de Divisão de Informação e Documentação, atenta a respectiva competência, experiência profissional e aptidão para o exercício do cargo, atributos evidenciados na nota curricular anexa.
2 - A presente nomeação produz efeitos a partir de 22 de Abril de 2010.
Lisboa, 22 de Abril de 2010. - A Presidente, Ana Paula Laborinho.
Curriculum Vitae
Dados Pessoais
Nome - Cristina Maria Delgado Gomes Caetano
Naturalidade - Moçambique
Habilitações Literárias
1991 - Licenciatura em Comunicação Social - Secção Especializada em Relações Públicas, Publicidade e Marketing, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Formação Profissional
Curso Concepção e Gestão de Projectos, INA (2009);
Curso de História da Arte O Séc. XVI em Portugal, no Museu Nacional e Arte Antiga (2007); X Curso Livre Cidades Portuguesas Património da Humanidade, na Universidade Nova de Lisboa (2006);
Acções de formação Comunicação e promoção de eventos culturais;
Estratégias de Marketing para organizações culturais e Como obter patrocinadores e mecenas para projectos culturais, pela Agência Inova/Cultdigest (2005);
Seminário "Organizações, Cultura & Artes" organizado pelo ISEG e pelo IPAE (2001).
Experiência Profissional
1998/2010 - Desempenha funções de técnica superior no Instituto Camões, na Direcção de Serviços de Promoção e Divulgação Cultural Externa, Divisão de Acção Cultural Externa (DACE). Tem vindo a desempenhar, em particular, as seguintes funções: apoio técnico na área das relações culturais externas; avaliação e acompanhamento dos Planos de Actividades propostos pelos Conselheiros Culturais e Missões Diplomáticas, na área do respectivo pelouro; elaboração de propostas para a concepção de conteúdos temáticos e materiais do IC; organização de concertos e conferências; organização e montagem de exposições do IC em espaços internacionais, designadamente exposição Portugal Encontra a China - Testemunhos de uma convivência, em Pequim (2005); organização e acompanhamento da participação do IC em Feiras Internacionais do Livro, nomeadamente Bienais do Livro de São Paulo (2002, 2000) e Rio de Janeiro (2001, 1999), Feiras do Livro de Turim (2005,2006), Salão do Livro de Genebra (2000), Feira do Livro de Frankfurt (1997). No quadro das tarefas desempenhadas merecem especial destaque as realizadas para a produção da exposição Fernão Mendes Pinto, Deslumbramentos do Olhar, a organização do Ciclo Entre Partidas e Chegadas (2009,2008); coordenação da exposição e produção do catálogo Novos Mundos/Neue Welten: Portugal e a Época dos Descobrimentos, no Museu Histórico de Berlim (2007/2008); apoio à produção da obra Retrato de Portugal-Factos e Acontecimentos (2007); coordenação executiva da exposição de Pratas Portuguesas, em Copenhaga (2002); produção da Agenda A Língua. A palavra. O Poema (2002); coordenação geral da exposição e do catálogo A Arte do Azulejo em Portugal, apresentada no âmbito da programação cultural da Presidência Portuguesa da União Europeia (2000); produção e acompanhamento do projecto Pontes Lusófonas III arquite(c)turas: formas e texturas, na Universidade de Brasília (2000).
1997/98 - Desempenhou funções de apoio técnico na Direcção de Serviços de Planeamento e Coordenação do IC, Divisão de Coordenação.
1995/96 - Iniciou actividade no IC, desempenhando funções técnicas, na Presidência do IC.
1991/92 - Iniciou actividade no Ministério dos Negócios Estrangeiros, na Direcção de Serviços de Relações Culturais Bilaterais, onde exerceu funções de carácter técnico, no período de vigência da primeira Presidência Portuguesa da União Europeia.
203220384