Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7571/2010, de 30 de Abril

Partilhar:

Sumário

Designação da licenciada Miquelina da Graça Cordeiro Bebiano no cargo de director da Alfândega do Aeroporto de Lisboa

Texto do documento

Despacho 7571/2010

Despacho de designação da licenciada Miquelina da Graça Cordeiro Bebiano no cargo de director da Alfândega do Aeroporto de Lisboa

1 - Através do Aviso 1556/2010, publicado no Diário da República; 2.ª série, de 22 de Janeiro de 2010, divulgado na Bolsa de Emprego Público no mesmo dia e publicitado no Jornal Correio da Manhã do dia 27 do mesmo mês, foi aberto o procedimento concursal para preenchimento do cargo de Director da Alfândega do Aeroporto de Lisboa (cargo de direcção intermédia de 1.º grau).

2 - Mediante proposta fundamentada do júri do respectivo procedimento concursal e nos termos dos n.os 8 e 9 do artigo 21.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto e pela Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro, designo, em comissão de serviço, pelo período de três anos, no cargo de Director da Alfândega do Aeroporto de Lisboa, a licenciada em Economia, Miquelina da Graça Cordeiro Bebiano, por ter revelado possuir o perfil, a aptidão e a competência técnica exigidos para o cargo, pois que:

a) Detém ampla experiência técnica e profundos conhecimentos nas áreas aduaneira, fiscal e de prevenção e repressão da fraude, decorrente dos vários anos de exercício de funções técnicas, mas também da sua actividade de formadora a nível interno e externo e ainda, da participação em seminários e acções de formação, a nível interno e a nível internacional e da integração em delegações portuguesas em visitas e acções internacionais naquelas áreas.

b) Possui comprovada experiência no desempenho de funções dirigentes, tendo desempenhado desde Julho de 2001 a 1 de Janeiro do ano em curso o cargo de Director da Alfândega de Alcântara Norte, actual Alfândega Marítima de Lisboa, encontrando-se desde Janeiro do presente ano a exercer, em regime de substituição, o cargo para que agora é designada.

c) Demonstrou possuir muito boa capacidade de liderança e análise crítica de situações complexas no âmbito das áreas que integram o conteúdo do cargo.

d) Evidenciou grande espírito de iniciativa orientado para a prossecução de objectivos e obtenção de resultados e capacidade de inovação e de promoção do trabalho em equipa, qualidades fundamentais para o cargo em causa

3 - A presente nomeação produz efeitos, a partir da data do presente despacho.

4 - De acordo com o disposto no n.º 10 do artigo 21.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, anexa-se a nota relativa ao currículo académico e profissional da designada.

20/04/2010. - O Director-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, João Manuel Almeida de Sousa.

Nota relativa ao currículo académico e profissional da licenciada Miquelina da Graça Cordeiro Bebiano

Nome: Miquelina da Graça Cordeiro Bebiano

Habilitações académicas

Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa, concluída em 1981;

Pós-graduação em Estudos Europeus, na vertente de economia, pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa.

Formação profissional:

É possuidora de vastíssima formação profissional, designadamente, nas áreas aduaneira, fiscal e prevenção e repressão da fraude, gestão, informática e línguas.

Experiência profissional:

De 1980 a 1983 exerceu funções docentes no ensino secundário.

De 1983 a 1986 desempenhou funções no Gabinete de Estudos Económicos.

Em 21 de Julho de 1986, ingressou no quadro da então Direcção-Geral das Alfândegas, na carreira técnica superior aduaneira, com a categoria de 2.º verificador superior, sendo desde 26 de Dezembro de 2005, titular da categoria de reverificador assessor principal;

Desempenhou funções em diversos serviços centrais e periféricos da DGAIEC.

Em 6 de Julho de 2001, precedendo concurso, foi nomeada em comissão de serviço no cargo de director da Alfândega de Alcântara Norte, que exerceu até à sua extinção.

Desde 16 de Novembro de 2004 até 1 de Janeiro de 2010 exerceu o cargo de director da Alfândega Marítima de Lisboa, inicialmente em regime de substituição, e posteriormente, precedendo concurso, em comissão de serviço.

A partir de 2 de Janeiro do presente ano desempenha, em regime de substituição, o cargo de director da Alfândega do Aeroporto de Lisboa.

Outras actividades

Docente convidada do OVERGEST/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, durante os anos de 2000 a 2008, para leccionar "Direito Aduaneiro Comunitário" no curso de pós-graduação em Fiscalidade.

Docente convidada da Câmara dos Despachantes Oficiais para leccionar dois cursos de formação sobre exportação, para acesso a despachante oficial.

Formadora em diversas acções de formação na área aduaneira, quer a nível interno da DGAIEC, quer a nível externo.

Representante da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo em diversas reuniões nacionais e estrangeiras.

Participante em diversos grupos de trabalho de nível nacional, em alguns deles como coordenadora, dos quais há a salientar:

Grupo de trabalho para a revisão da Legislação Orgânica da DGAIEC;

Grupo de trabalho para Execução do Projecto de Actualização das Tabelas I e II da Reforma Aduaneira;

Equipa de projecto para a Informatização da Exportação;

Grupo de trabalho relativo a Controlos na Exportação em Geral e na Expedição de Produtos Sujeitos a Impostos Especiais sobre o Consumo;

Grupo de trabalho sobre Abastecimentos de Navios e Aeronaves;

Fórum para a simplificação de procedimentos no Porto de Lisboa;

Comissão Consultiva de Protecção do Porto de Lisboa;

Grupo de trabalho para a revisão dos vínculos, carreiras e remunerações da DGAIEC;

E de nível internacional, designadamente, no âmbito da Comunidade Europeia, dos quais há a destacar:

Comité do Código Aduaneiro Comunitário;

Grupo de Trabalho CEE/AECL, relativo ao trânsito comum;

Comité da Legislação Aduaneira Secção de Trânsito - Convenção TIR;

Grupo de Trabalho de Informatização do trânsito (TCWP);

Comité do Código Aduaneiro - Secção de Regulamentação Aduaneira Geral.

Vogal de dois júris de concursos de acesso nas carreiras aduaneiras, e num concurso para provimento de cargo dirigente.

Participação em diversos encontros, seminários e conferências, promovidos pela DGAIEC ou por outras instituições nacionais e a nível internacional.

Autora de diversos artigos publicados na Revista Aduaneira.

203181391

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1157263.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda