Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5630/2010, de 29 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeação do licenciado Rui Pedro Conceição Reis Pereira como chefe de divisão de Investimento, Serviços e Novos Temas do Comércio Internacional

Texto do documento

Despacho 5630/2010

Pelo meu Despacho 252/2010/DG, de 11 de Março de 2010, e de acordo com a fundamentação da proposta de nomeação apresentada pelo Júri do procedimento concursal para provimento do cargo de direcção intermédia de 2.º grau, para chefe de divisão, ao abrigo do n.º 8 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pelo artigo 2.º da Lei 51/2005, de 30 Agosto, e artigo 29.º da Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro, foi nomeado, em comissão de serviço, por três anos, renováveis por períodos iguais de tempo, para o cargo de Chefe de Divisão de Investimento, Serviços e Novos Temas do Comércio Internacional, o licenciado Rui Pedro Conceição Reis Pereira, afecto ao mapa de pessoal da Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE).

O Júri entendeu como relevante, a adequação das suas habilitações académicas, aliada à experiência profissional, quer na área técnica do concurso, quer no desempenho de funções de dirigente, bem como a qualidade da formação profissional.

Na entrevista profissional foram evidenciadas excelentes qualidades profissionais, ao nível da motivação, tendo demonstrado muito interesse no desempenho das funções de dirigente e um excelente sentido crítico nas situações apresentadas.

Expressou-se com boa clareza e fluência verbais. De realçar os conhecimentos profundos e a qualidade da experiência que detém nas áreas do investimento e comércio internacional, bem como o conhecimento de organização e coordenação evidenciado pela representação e participação, designadamente em reuniões de grupos de trabalho no quadro das negociações comunitárias e multilaterais e reuniões inter e intra ministeriais, que permitem garantir que o seu desempenho será eficaz, conforme se poderá verificar na nota curricular anexa, que faz parte integrante do presente despacho.

Lisboa, 12 de Março de 2010. - Mário Lobo, Director-Geral.

Síntese curricular

Nome: Rui Pedro Conceição Reis Pereira.

Data de Nascimento: 12 de Agosto de 1970.

Formação Académica:

2006-2008: Mestrado em Estudos Europeus, Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa.

2002-03: Pós-Graduação em China Moderna, Instituto Superior de Ciências e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

2001-2002: Pós-Graduação em Relações Económicas Internacionais, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

1989-1994: Licenciatura em Relações Internacionais, Universidade Lusíada de Lisboa.

Actividade Profissional:

Desde Maio de 2009: Chefe de Divisão, em regime de substituição, do Investimento, Serviços e Novos Temas do Comércio Internacional, na Direcção de Serviços de Política Comercial Externa da Direcção-Geral das Actividades Económicas, Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento.

Março de 1997-Abril de 2009: Técnico Superior na ex-Direcção-Geral das Relações Económicas Internacionais, na ex-Direcção-Geral da Empresa e na Direcção-Geral das Actividades Económicas.

Experiência Profissional:

Coordenação e análise de matérias relacionadas com a regulamentação internacional do investimento, nomeadamente no âmbito da negociação de instrumentos convencionais e da actividade de organizações internacionais com competências neste domínio (UE, OCDE, UNCTAD) e acompanhamento da política comercial da UE, nomeadamente no que respeita às negociações sobre o comércio de serviços, e a interligação entre o comércio internacional e áreas como os mercados públicos, facilitação do comércio, ambiente e ajuda ao desenvolvimento.

Para além de acompanhar alguns temas da ronda negocial em curso da OMC (Agenda de Desenvolvimento de Doha), coordena a análise e emissão de pareceres sobre os vários litígios comerciais OMC em que a UE é parte interveniente, incluindo a avaliação do seu impacto económico para Portugal.

Durante 12 anos, foi responsável pelo acompanhamento do relacionamento económico institucional com os países da Ásia de Leste e do Sul.

Formação Profissional mais Relevante:

Setembro-Dezembro de 2009: Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP), Instituto Nacional de Administração.

Novembro de 2008-Maio de 2009: Curso de Auditores de Defesa Nacional, Instituto da Defesa Nacional.

Setembro de 2007: 36.º Leadership Program on Japan, Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Maio de 2007: Curso União Europeia: Aspectos Técnico-Práticos da Negociação Comunitária, Significado - Consultoria, Formação e Informática, Lda.

2005-2006: VIII Seminário de Estudos Europeus, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Junho-Julho de 2004: Curso de Formação sobre Política Económica Chinesa, Ministério do Comércio da República Popular da China.

Março de 2004: European Spring Institute 2004, Prague Centre for Public Policy.

Julho-Agosto de 1996: Curso The Political Economy of Development, London School of Economics and Political Science, University of London.

203064427

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1149779.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda