A Universidade Nova de Lisboa (UNL), através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNL), ao abrigo dos artigos 2.º e 10.º dos Estatutos da UNL, e dos artigos 3.º e 9.º dos Estatutos da FCT-UNL, em cumprimento do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, com a redacção alterada pelo 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avuls (...)">Decreto-Lei 107/2008, de 25 de Junho, confere o grau de Doutor.
Nos termos da lei e dos estatutos da FCT/UNL, e ainda ao abrigo do Despacho 855/2010 de 17 de Dezembro do Senhor Reitor da UNL, publica-se em anexo as normas regulamentares do ciclo de estudos intitulado Programa de Doutoramento em Engenharia Mecânica da UNL.
26 de Fevereiro de 2010. - O Director, Prof. Doutor Fernando José Pires Santana.
Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor em Engenharia Mecânica (3.º ciclo de estudos superiores)
(Registado na DGES através do número: R/B-Cr 253/2008)
Artigo 1.º
Criação
A Universidade Nova de Lisboa (UNL), através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNL), ao abrigo dos artigos 2.º e 10.º dos Estatutos da UNL, e dos artigos 3.º e 9.º dos Estatutos da FCT-UNL, confere o grau de doutor em Engenharia Mecânica através do ciclo de estudos intitulado Programa de Doutoramento em Engenharia Mecânica ou simplesmente Doutoramento em Engenharia Mecânica.
Artigo 2.º
Regulamento geral aplicável
O ciclo de estudos rege-se pelo regulamento geral dos ciclos de estudos conducentes ao grau de doutor da FCT-UNL, 3.º ciclo de estudos superiores, com as especificidades a seguir indicadas.
Artigo 3.º
Área científica predominante
A área científica predominante do ciclo de estudos é a Engenharia Mecânica.
Artigo 4.º
Duração
O ciclo de estudos tem 180 ECTS e uma duração normal de seis semestres curriculares de trabalho do estudante.
Artigo 5.º
Objectivos específicos
1) Os objectivos do ciclo de estudos são os indicados no Regulamento Geral dos Programas de Doutoramento da FCT-UNL.
2) Adicionalmente, são objectivos deste ciclo de estudos formar indivíduos altamente qualificados e capazes de realizar trabalhos de investigação científica e de desenvolvimento e inovação tecnológica, em ambiente empresarial ou universitário.
Artigo 6.º
Condições e início de funcionamento
As condições e início de funcionamento do ciclo de estudos são estabelecidas pelo Director da FCT-UNL sob proposta do Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial O programa de doutoramento iniciou o seu funcionamento no ano lectivo de 2009-2010.
Artigo 7.º
Plano curricular
O plano curricular do ciclo de estudo está organizado em duas partes: uma parte curricular à qual são atribuídos 60 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e optativas, e um trabalho de investigação original conducente a uma tese, à qual são atribuídos 120 créditos ECTS.
A estrutura do programa de doutoramento combina, assim, a realização de um conjunto de unidades curriculares avançadas e um trabalho de investigação original que visa a elaboração da tese de doutoramento.
A componente curricular do curso inclui unidades curriculares creditadas no regime ECTS, algumas de natureza obrigatória e outras de carácter optativo.
As unidades curriculares obrigatórias são de natureza mais geral e visam, genericamente, dotar os alunos de um conjunto sistemático e abrangente de competências que lhes permitam estruturar um projecto científico a ser consubstanciado no desenvolvimento de uma tese de doutoramento.
Por outro lado, de entre a oferta de unidades curriculares optativas, será efectuada a selecção de um subconjunto ajustado às necessidades de formação específicas de cada estudante na área do conhecimento onde se desenvolverá o seu trabalho de investigação. A selecção do percurso de formação é da responsabilidade do Orientador, devendo ser homologada pela Comissão Científica do Curso.
O plano curricular encontra-se definido em anexo a este regulamento, dele fazendo parte integrante.
Artigo 8.º
Diploma de estudos avançados
Aos estudantes que não realizarem a tese de doutoramento mas que completarem com aproveitamento a restante parte lectiva do curso será emitido um diploma de Estudos Avançados em Engenharia Mecânica da FCT-UNL.
Artigo 9.º
Local de consulta das determinações aplicáveis
1) As determinações do Reitor da UNL, e do Director e conselho científico da FCT-UNL, aplicáveis ao programa, podem ser consultadas no sistema de gestão académica e no sítio da FCT-UNL (através do endereço http://www.fct.unl.pt).
2) As determinações do Presidente e do Conselho de Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e as determinações do Coordenador e da Comissão Científica do programa podem ser consultadas no sistema de gestão académica e no sítio do programa.
Estrutura curricular e Plano de estudos
l - Estrutura curricular
Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:
Doutoramento em Engenharia Mecânica
QUADRO N.º 1
(ver documento original)
ll - Plano de estudos
Doutoramento em Engenharia Mecânica
QUADRO N.º 2
1.º Ano/1.º Semestre
(ver documento original)
QUADRO N.º 3
1.º Ano/2.º Semestre
(ver documento original)
QUADRO N.º 4
2.º Ano e 3.º Ano
(ver documento original)
202971748