Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2446/2010, de 5 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeação em cargo de dirigente intermédio de 1.º grau - director de serviços de Comunicação e Gestão Administrativa e Financeira

Texto do documento

Despacho 2446/2010

De acordo com o n.º 1 do artigo 20.º e n.os 1 e 2 do artigo 21.º ambos da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto e Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), procedeu, através dos Avisos publicitados, respectivamente, no Diário da República 2.ª série, n.º 139, de 21 de Julho de 2009, no Jornal de Notícias de 22 de Julho de 2009, e na Bolsa de Emprego Público, de 23 de Julho de 2009, com o código de oferta n.º OE200907/0600, à divulgação do procedimento concursal com vista ao provimento do cargo de Director de Serviços de Comunicação e Gestão Administrativa e Financeira, previsto no artigo 13.º do Decreto-Lei 134/2007, de 27 de Abril e alínea e) do artigo 1.º da Portaria 528/2007, de 30 de Abril.

Findo o referido procedimento concursal e após ter sido dado cumprimento ao disposto no n.º 5 do citado artigo 21.º da Lei 2/2004, a escolha recaiu na candidata Maria Margarida Ramos Coutinho Costa Marques Azevedo, tendo o júri concluído, após a apreciação global resultante da avaliação curricular e da entrevista a cada um dos candidatos que a mesma, inequivocamente, demonstrou reunir as melhores condições para o desempenho do cargo a prover.

Efectivamente, em termos de análise curricular, a candidata Maria Margarida Ramos Coutinho Costa Marques Azevedo evidenciou habilitações académicas adequadas e relevantes para a função a exercer, vasta experiência profissional traduzida em execução de actividades inerentes ao posto de trabalho e complexidade das mesmas, elevado número de horas de formação profissional totalmente relacionada com as exigências e as competências necessárias ao exercício da função na área técnica, e uma excelente avaliação de desempenho nas actividades relacionadas com a mesma.

Na entrevista pública, a candidata revelou uma elevada sensibilidade às questões relacionadas com a gestão financeira, na sua evolução para o POCP.

Na componente de sistemas de informação, a candidata tem uma experiência significativa e sábia sobre como abordar as suas diferentes dimensões, desde a gestão de equipas, potenciando as suas capacidades em tarefas relevantes, tais como a gestão de infra-estruturas, a subcontratação ao exterior, o acompanhamento da evolução tecnológica e a preocupação com a qualidade dos serviços, incluindo a recuperação de contingências.

Apresenta uma percepção correcta do seu papel na instituição, interpretando a visão da Presidência e concretizando-a em diversas vertentes, em que se destaca o sistema de gestão "Expedientíssimo", que inclui, entre outras, uma dimensão relevante de arquivo. Acresce, finalmente, o seu conhecimento profundo da estrutura de gestão dos Programas Operacionais do QREN, essencial para o desempenho da função.

A candidata tem uma elevada experiência e sensibilidade na coordenação de equipas, tendo sublinhado que o grande desafio é o de conseguir o melhor resultado global com as pessoas disponíveis no serviço, aproveitando as suas capacidades intrínsecas. Complementarmente, revela um elevado sentido pragmático na resolução de problemas, apelando, para o efeito, a uma gestão matricial de recursos internos à CCDRN, ou, na sua impossibilidade, ao recurso a outsourcing.

Evidencia uma destacável capacidade de iniciativa e grau de criatividade, assim como uma elevada assertividade na explanação do caminho crítico para a concretização de metas previamente fixadas. A este propósito destacam-se diversos exemplos recentes, tais como a preparação do sistema de gestão do PO Regional, a montagem do Expedientíssimo, e a consolidação dos procedimentos para a gestão administrativa e financeira, onde tais atributos foram determinantes para a prossecução dos objectivos fixados pela Presidência e pela Comissão de Gestão do ON.2.

Tem níveis de motivação elevados resultante do conhecimento da organização e do seu prestígio na Região, que conduziu a um profundo interesse em pôr ao serviço da instituição os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua vida profissional.

Tem motivação técnica, face à realização de um diagnóstico recente onde foram identificadas as áreas de melhoria institucional em matéria de gestão administrativa, financeira e de sistemas de informação.

Tem ainda uma percepção clara da representatividade da instituição e do contributo que poderá dar para a sua missão.

Atento aos fundamentos supracitados e considerando que a candidata reúne os requisitos legais e o perfil adequado para prover o cargo, para o qual foi aberto o respectivo procedimento, nomeio, nos termos dos n.os 8, 9 e 10 do citado artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, em comissão de serviço, pelo período de três anos, com efeitos a 18 de Janeiro de 2010, a Engenheira Maria Margarida Ramos Coutinho Costa Marques Azevedo, técnica superior do mapa de pessoal da CCDRN, no cargo de Director de Serviços de Comunicação e Gestão Administrativa e Financeira desta Comissão.

Nota curricular de Maria Margarida Ramos Coutinho Costa Marques Azevedo

Licenciada em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto, pós-graduada em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade do Porto e pós-graduada em Métodos Quantitativos em Gestão pela UPBS University of Porto Business School.

Desempenhou os seguintes cargos dirigentes: Directora de Serviços de Gestão da Direcção Regional de Economia do Norte, entre 1999 e 2001; Chefe do Serviço de Estatísticas Sociais da Direcção Regional do Instituto Nacional de Estatística, entre 2001 e 2003; Directora de Serviços de Comunicação e Gestão Administrativa e Financeira da CCDRN desde 2006 até ao presente.

Iniciou a sua carreira na função pública em 1975 como professora do ensino secundário e como técnica do Ministério da Educação, onde integrou a Comissão Regional do Norte para o Ensino Técnico - Profissional; técnica da CCDRN desde 1986 nas áreas do desenvolvimento regional, do ordenamento do território e do apoio às autarquias; integrou diversas equipas de projecto da CCDRN, como perita de sistemas de informação, de que se destacam o Projecto de Gestão Integrada de Recursos Hídricos da Região Norte -PGIRH/N, o Projecto de Informatização Municipal, o SIADE - Plataforma integradora do Sistema de Informação de Apoio ao Desenvolvimento da Região Norte, Web site da CCRN, Cultura nas Autarquias, Projecto Dyonisos/Recite.

As suas áreas de interesse profissional são a contabilidade e finanças Públicas e os sistemas de informação de apoio à decisão nas quais tem feito incidir a sua formação profissional.

25 de Janeiro de 2010. - O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte, Carlos Cardoso Lage.

202861758

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1137941.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2007-04-27 - Decreto-Lei 134/2007 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Aprova a orgânica das comissões de coordenação e desenvolvimento regional.

  • Tem documento Em vigor 2007-04-30 - Portaria 528/2007 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Estabelece a estrutura nuclear das comissões de coordenação e desenvolvimento regional e as competências das respectivas unidades orgânicas.

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda