1 - Por aviso publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 16184, de 3 de Setembro de 2007, em jornal de grande difusão e na bolsa de emprego público em 5/09/2007, publicitou o Instituto de Informática do Ministério das Finanças e da Administração Pública o procedimento concursal destinado à selecção do titular do cargo de direcção intermédia do 1.º grau, Director de Serviços de Operações e Serviços dando assim cumprimento aos procedimentos prévios estabelecidos nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a nova redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, alterada pela Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro.
2 - Constituído o júri nos termos do n.º 3 do artigo 21.º da lei supra mencionada, este elaborou a proposta de nomeação fundamentando-a na reconhecida aptidão do candidato Sebastião Joaquim da Mata Alves para o preenchimento do cargo posto a concurso. Esta nomeação baseou-se na aplicação dos métodos de selecção ao currículo apresentado bem como na entrevista pública que teve em consideração a apresentação dos pontos principais do respectivo currículo.
3 - Pelo exposto, o júri considerou que as razões pelas quais propõe a nomeação do candidato referido no ponto 2 são as seguintes:
Experiência profissional, forte motivação e conhecimento técnico da área de operação de sistemas e serviços.
4 - Assim, ao abrigo do disposto no n.º 8 do artigo 21.º da lei invocada, alterada pela Lei 64-A/2008, nomeio em comissão de serviço, pelo período de três anos, o especialista de informática do grau 3, nível 2, do mapa de pessoal do Instituto de Informática, licenciado Sebastião Joaquim da Mata Alves, para o cargo de direcção intermédia do 1.º grau, Director de Serviços de Operações e Serviços do Instituto de Informática.
23.12. 2009 - O Director-Geral, José António Cordeiro Gomes.
Nota curricular
Habilitações literárias:
Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa.
Experiência profissional:
1981 a 1995 - Inicio da carreira informática no Instituto de Informática do Ministério das Finanças. Participação em diversos trabalhos relacionados com a segurança, destacando-se a colaboração dada na execução do Manual Técnico de Segurança dos Sistemas e Tecnologias da Informação editado pelo Instituto de Informática e pela Autoridade Nacional de Segurança.
1995 a 2002 - Desempenho de funções no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras como responsável pelo Departamento de Produção Informática, Sistemas e Comunicações.
1995 a 1997 - Chefe da delegação portuguesa do Comité de Orientação do Sistema de Informação Schengen.
1998 a 2002 - Chefe da delegação portuguesa do Grupo de Trabalho do Sistema de Informação Schengen tendo exercido no primeiro semestre de 2000 a presidência deste grupo, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.
Membro da Comissão Permanente de Avaliação da Aplicação dos Acordos de Schengen na qualidade de perito do Sistema de Informação Schengen.
2003 a 2006 - Director de Serviços de Produção no Instituto de Informática do Ministério das Finanças.
Desde 2007 - Director de Operações e Serviços (DSOS) no Instituto de Informática do Ministério das Finanças.
A DSOS tem cerca de 50 funcionários repartidos por três divisões: Divisão de Gestão de Serviços e Clientes, Divisão de Produtos e Suporte Técnico e Divisão de Monitorização de Sistemas.
Neste cargo tem coordenado as reuniões mensais dos Directores de Serviço e é membro do Concelho Coordenador de Avaliação do II.
Outras actividades:
Experiência docente nas áreas de Sistemas Operativos e Segurança Informática no Instituto de Informática, e em micro-informática nos Pupilos do Exército. Coordenador de cursos de segurança informática no INA desde 1996.
202825997