A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12194/2013, de 25 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeação em comissão de serviços para o cargo de diretora de serviços da Direção de Serviços de Língua e Cultura do Camões, I. P.

Texto do documento

Despacho 12194/2013

1 - Em conformidade com as disposições conjugadas nos n.º 1 do artigo 20.º e n.os 1 e 2 do artigo 21.º, ambos, da Lei 2/2004 de 15 de janeiro, com a redação dada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, procedeu o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., através de Aviso publicitado, respetivamente, no Diário da República n.º 237, 2.ª série, de 7 de dezembro; no jornal de expansão nacional "Diário de Notícias", do dia 11 de dezembro e na Bolsa de Emprego Público (BEP) no dia 11 de dezembro, com o código de oferta n.º OE201212/0077, todos do ano de 2012, à divulgação da abertura do procedimento concursal com vista ao provimento do cargo de Diretor de Serviços, da Direção de Serviços de Língua e Cultura, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. (Camões, I. P.), estabelecido no artigo 4.º, dos Estatutos deste Instituto, aprovados pela Portaria 194/2012, de 20 de junho, em conjugação com as competências expressas no n.º 1, do artigo 8.º, da citada Lei 2/2004, na redação que lhe foi conferida pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro.

2 - Findo o referido procedimento concursal e após ter sido dado cumprimento ao disposto no n.º 11 do já citado, artigo 21.º, da Lei 2/2004, na redação que lhe foi conferida pela Lei 64/2011, a escolha recaiu na candidata, licenciada Madalena Anacleto Arroja, por se considerar que reunia as condições mais adequadas ao desempenho do cargo a prover, porquanto, demonstrou, inequivocamente, possuir a melhor competência técnica em virtude de ser detentora duma adequada e comprovada experiência profissional para prosseguir as atribuições da Direção de Serviços de Língua e Cultura, nomeadamente, assegurar a negociação e acompanhamento da internacionalização da língua portuguesa e dos instrumentos internacionais de âmbito cultural, bem como a programação, a formação e a certificação na área da língua e da cultura portuguesas, a coordenação do ensino do português no estrangeiro e ainda a promoção externa da cultura portuguesa. Acresce referir que a mesma detém experiência no exercício de funções dirigentes na área do lugar a prover, o que denota plenamente que a candidata em apreço possui a competência técnica e aptidão pretendidas para prosseguir os objetivos da unidade orgânica, para a qual se abriu o mencionado procedimento.

3 - Nos termos dos n.os 9, 10 e 11 do citado artigo 21.º, da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação que lhe foi conferida pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, nomeio em comissão de serviço pelo período de três anos a licenciada Madalena Anacleto Arroja, do mapa de pessoal do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., para exercer o cargo de Diretora de Serviços, da Direção de Serviços de Língua e Cultura do Camões, I. P., com efeitos reportados a 31 de julho de 2013.

4 - Anexa-se nota relativa ao curriculum académico e profissional da nomeada.

6 de setembro de 2013. - A Presidente do Conselho Diretivo, Prof.ª Doutora Ana Paula Laborinho.

Sinopse curricular

Nome - Madalena Anacleto Arroja.

Local de nascimento - Luanda, Angola.

Data de nascimento - 17 de julho de 1952.

Nacionalidade - portuguesa.

Habilitações académicas:

Licenciatura em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa;

Diplôme d'Études Approfondies (DEA) em Ciências da Linguagem, opção Semiótica, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris;

Estatuto de formador na área e domínio CO5 - Didáticas Específicas (Português).

Experiência profissional:

Depois da licenciatura (1974), desenvolveu, até 1998, atividade como docente do Ministério da Educação; fez o estágio pedagógico em 1978-1979 e passou a professora efetiva em 1980. Foi leitora (assistente pedagógica) do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP), destacada em missão oficial na Universidade de Haute-Bretagne, Rennes e no Instituto Superior Pedagógico, Maputo, de cuja Faculdade de Línguas foi diretora.

Entre 1998 e 2000 desempenhou, no Instituto Camões, as funções de responsável do Gabinete de Apoio Pedagógico e, a partir de 2000, as funções de chefe de divisão de Ensino e Promoção da Língua Portuguesa. Durante esse período, foi responsável por ações de formação e produção de materiais didáticos no âmbito do português língua estrangeira e do português língua segunda.

A partir de outubro de 2004 tem vindo a exercer as funções de diretora de serviços, primeiramente da Direção de Serviços de Língua Portuguesa e Intercâmbio, a que sucedeu a Direção de Serviços de Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro, Instituto Camões.

Integrou os quadros do Instituto Camões em 2008.

207255643

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1114826.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda