A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8785/2015, de 10 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Determina a extinção das autoridades de gestão dos Programas Operacionais de Assistência Técnica do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (POAT FEDER) e do Fundo Social Europeu do QREN (POAT FSE), sendo as respetivas competências, direitos e obrigações assumidas pela autoridade de gestão do Programa Operacional de Assistência Técnica do Portugal 2020

Texto do documento

Despacho 8785/2015

O Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, estabelece o modelo de governação dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI) para o período de programação de 2014 a 2020 e define o regime de transição das autoridades de gestão dos programas operacionais (PO) do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para as autoridades de gestão dos PO do Portugal 2020 (PT 2020).

A Resolução de Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, cria, a par das estruturas de missão responsáveis pelo exercício das funções das Autoridades de Gestão dos PO Temáticos e dos PO Regionais do Continente, o Programa Operacional de Assistência Técnica do PT 2020 (POAT 2020), cujos Presidente e Vogal da respetiva Comissão Diretiva são, por inerência, o Presidente e o Vice-Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I. P. (ADC, I. P.).

De acordo com o previsto, de forma conjugada, no n.º 3 do artigo 83.º do Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, e no n.º 3 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, as autoridades de gestão dos PO do QREN, onde se incluem os PO de Assistência Técnica do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (POAT FEDER) e Fundo Social Europeu (POAT FSE) são extintas, sendo as competências, direitos e obrigações das respetivas autoridades de gestão assumidas pela autoridade de gestão do POAT 2020, competindo-lhe, desta forma gerir e encerrar os referidos PO do QREN e proceder à gestão do POAT 2020.

Nos termos do disposto do n.º 5 do artigo 83.º do Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, a transição das competências dos POAT FEDER e POAT FSE do QREN para o correspondente POAT 2020, produz efeitos mediante despacho do membro do Governo competente, que fixa designadamente a data de extinção, as condições particulares a observar na transferência de competência e os recursos humanos necessários a transitar.

Acresce, ainda, que o Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, prevê no n.º 11 do seu artigo 83.º, que os trabalhadores em relação aos quais se verifique a existência de relação contratual no âmbito das estruturas de gestão, acompanhamento e apoio técnico dos PO do QREN, podem transitar para qualquer dos órgãos de governação do PT 2020.

Deste modo, considera-se que com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, que cria a estrutura de missão do POAT 2020 e estabelece a composição do respetivo secretariado técnico, encontram-se reunidas as condições necessárias para a concretização dessa transição.

Assim, ao abrigo do disposto nos n.os 5, 10 e 11 do artigo 83.º do Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, determina-se o seguinte:

1 - São extintas as autoridades de gestão dos Programas Operacionais de Assistência Técnica do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (POAT FEDER) e do Fundo Social Europeu do QREN (POAT FSE), sendo as respetivas competências, direitos e obrigações assumidas pela autoridade de gestão do Programa Operacional de Assistência Técnica do Portugal 2020 (POAT 2020).

2 - A autoridade de gestão do POAT 2020, assegura, até à apresentação à Comissão Europeia das declarações de encerramento do POAT FEDER e do POAT FSE, o exercício das competências relativas a estes programas, através dos recursos humanos do secretariado técnico.

3 - Transitam para o POAT 2020 os seguintes trabalhadores com contratos de trabalho a termo resolutivo celebrados com a Autoridade de Gestão do POAT FSE do QREN:

Maria Paula de Jesus Dias Feliciano (técnico superior);

Nuno António Mariano Magalhães (técnico superior);

Sandra Maria Vasconcelos Concha Lobo D'Avila (técnico superior);

4 - Transita para a ADC, I. P. o trabalhador Luís Jorge Ferreira Fernandes Afonso Lucas (técnico superior) com contrato de trabalho a termo resolutivo celebrado com a Autoridade de Gestão do POAT FSE do QREN.

5 - Os trabalhadores que transitam para o POAT 2020, nos termos do n.º 3, cessam funções na data do envio à Comissão Europeia da declaração de encerramento do POAT 2020.

6 - O secretário técnico do POAT FSE Nuno António Mariano Magalhães e a coordenadora de equipa de projeto do POAT FEDER Ana Maria Lavadinho Telo da Gama de Magalhães Feijó, mantêm as suas atuais funções até à data de nomeação dos secretários técnicos do POAT 2020.

7 - O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

21 de julho de 2015. - O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

208846087

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1104147.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2014-09-12 - Decreto-Lei 137/2014 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o modelo de governação dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI) para o período de 2014-2020.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda