Despacho (extrato) n.º 4139/2013
Em conformidade com as disposições conjugadas no n.º 1 do artigo 20.º e n.os 1 e 2 do artigo 21.º, ambos da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com a redação dada pelo artigo 2.º da Lei 51/2005, de 30 de agosto, procedeu o Centro Científico e Cultural de Macau, à abertura do procedimento concursal com vista ao provimento do cargo de Chefe de Divisão de Museologia, Formação e Tecnologias Interativas.
Findo o referido procedimento concursal e após ter sido dado cumprimento ao disposto do n.º 5 do já citado artigo 21.º, a escolha recaiu no candidato, Dr. Rui de Faria Afonso de Abreu Dantas, por reunir as condições para o desempenho do cargo a prover, porquanto, inequivocamente, demonstrou ser detentor de habilitações literárias e de experiência profissional no exercício de funções relevantes para o cargo, nomeadamente, na área do lugar a prover, o que denota que o nomeado em apreço é detentor da competência técnica e aptidão pretendidas para melhor prosseguir os objetivos da Divisão.
Assim, nos termos dos n.os 8 e 9 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro com a redação dada pelo artigo 2.º da Lei 51/2005, de 30 de agosto:
1 - Nomeio, em comissão de serviço, pelo período de 3 anos, renováveis por iguais períodos de tempo o Dr. Rui de Faria Afonso de Abreu Dantas, no cargo de Chefe de Divisão de Museologia, Formação e Tecnologias Interativas.
2 - O presente despacho produz efeitos a 15 de fevereiro de 2013.
15 de fevereiro de 2013. - O Presidente, Luís Filipe Sousa Barreto.
ANEXO
Nota relativa ao currículo académico e profissional do nomeado
Habilitações académicas:
Licenciado em Comunicação Social e Cultural, vertente de Comunicação Cultural, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa
Experiência profissional:
Exerceu funções no Departamento de Ação Cultural da Missão de Macau em Lisboa, entre 1994 e 1999.
Participa na instalação do Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, que vem a integrar em 1999.
Em 2009, integra o núcleo de instalação da Casa das Histórias Paula Rego, onde exerceu funções de Coordenador do Serviço de Edições.
Entre 2010 e 2012 foi Chefe da Divisão de Museologia, Investigação e Cooperação Científica do Centro Científico e Cultural de Macau, I. P., tendo desempenhado as seguintes funções:
a) Propor e programar o conjunto de atividades do museu;
b) Gerir o museu, incluindo os recursos humanos;
c) Promover ações de articulação com a comunidade e com outras instituições congéneres;
d) Coordenar e desenvolver projetos nas áreas da gestão e divulgação das coleções;
e) Coordenar e organizar exposições, cursos livres e de formação e conferências;
206830117