Nos termos do n.º 1 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, conjugado com o Despacho 14786/2012, de 19 de novembro, pelo qual é criada a estrutura flexível da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, nomeio, para o cargo de Direção Intermédia de 2.º grau, em regime de substituição, como Chefe de Divisão de Investimento na Agricultura, o licenciado Vasco Nuno Maciel Rodrigues da Costa.
A presente nomeação, fundamentada na reconhecida aptidão do visado, tem ainda como suporte o respetivo currículo.
O presente despacho produz efeitos a partir do dia 1 de dezembro de 2012
Nota Curricular
Vasco Nuno Maciel Rodrigues da Costa, nascido em Lisboa a 29 de agosto de 1969, licenciou-se em Engenharia Florestal (UTAD-1995). Pós graduado em Gestão Avançada de Recursos Humanos (ISLA-2010) e Formação em Gestão Pública, FORGEP (INA-2010).
No final de 2012 exerceu o cargo de Chefe de Divisão de Gestão, Recursos e Apoio Técnico na Direção Regional de Florestas de Lisboa e Vale do Tejo (DRF LVT), no quadro do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF,IP)e no exercício das mesmas competências assumidas em 2010 na Autoridade Florestal Nacional (AFN).
Desde 2010 a 2012 exerceu o cargo referenciado na AFN, assessorando na definição de planos e programas da política florestal; coordenação regional, acompanhamento dos instrumentos de gestão territorial; fomento e controlo do ordenamento cinegético e aquícola; coordenação e acompanhamento de projetos apoiados com fundos públicos e comunitário e gestão de áreas florestais públicas. Representação técnica da DRF LVT no grupo de trabalho de Certificação de Matas Nacionais e nas consultas e fóruns públicos relacionados com outras instituições, gestão de baldios, ordenamento técnico, documental e administrativo.
Assumiu Competência de substituição do Diretor Regional na sua ausência funcional e representativa, assim como a competência de substituição do Gestor da Unidade de Gestão Florestal da Área Metropolitana de Lisboa, Ribatejo e Oeste.
De 2007 a 2009, na Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAP LVT), exerceu as competências no Setor Florestal no âmbito dos programas Comunitários, na sequência da missão atribuída ao ex-Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFADAP). De 1996 a 2007 na Direção Regional do Ribatejo e Oeste (DRRO) do (IFADAP) exerceu as competências de enquadramento regulamentar, documental, análise, pagamento e controlo de projetos de financiamento para o setor florestal.
Foi membro efetivo da Comissão Regional de Crédito durante o período de descentralização de Decisão do II Quadro Comunitário de Apoio e possuiu Perfil Decisor no processamento das ajudas.
De 1995 a 1996, na Delegação Florestal do Ribatejo e Oeste (DFRO), do Instituto Florestal (IF), exerceu funções de análise de projetos de investimento e de elaboração de projetos públicos para áreas sob administração dos Serviços florestais. Procedeu à análise dos projetos de concessão de Zonas de Caça relacionados com a aplicação do Regime Cinegético Especial.
21 de dezembro de 2012. - O Diretor Regional, Nuno Russo.
206639266