Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 479/99, de 9 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Altera o artigo 31.º do Decreto-Lei n.º 280/89, de 23 de Agosto, que aprovou os Estatutos do Instituto Nacional de Estatística. Nos termos estatutários os funcionários do Estado, de Institutos públicos e de autarquias locais, bem como os trabalhadores de empresas públicas podem ser chamados a desempenhar funções no INE, em regime de requisição ou de comissão de serviço, com garantia do seu lugar de origem e dos direitos nele adquiridos, urge assim salvaguardar essas garantias através da opção para efeitos de descontos para a Caixa Geral de Aposentações e para a ADSE, pela remuneração correspondente ao cargo exercido no INE.

Texto do documento

Decreto-Lei 479/99

de 9 de Novembro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) - instituto público, dotado de personalidade jurídica, património próprio e autonomia administrativa e financeira - é o organismo coordenador da estatística cuja capacidade institucional urge reparar.

Também nos termos estatutários, os funcionários do Estado, de institutos públicos e de autarquias locais, bem como os trabalhadores de empresas públicas, podem ser chamados a desempenhar funções no INE em regime de requisição, ou de comissão de serviço, com garantia do seu lugar de origem e dos direitos nele adquiridos.

Torna-se, porém, necessário precisar, sem margem para dúvidas, o alcance e as implicações desta garantia, em termos que não desincentivem os funcionários que estejam, ou venham a estar, abrangidos pelos referidos regimes e, portanto, permitam ao Governo contar com a sua disponibilidade, sempre que o entenda adequado.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo único

O artigo 31.º do Decreto-Lei 280/89, de 23 de Agosto, passa a ter a seguinte redacção:

«Artigo 31.º

Regime de segurança social

1 - Os membros da direcção ficam sujeitos ao regime da segurança social aplicável aos membros dos órgãos estatutários das pessoas colectivas, sem prejuízo de opção, nos termos legalmente previstos, pelo regime de protecção social que os abrangia.

2 - Os subscritores da Caixa Geral de Aposentações que, com prejuízo do exercício do seu cargo de origem, exerçam funções no INE, quer no desempenho dos mandatos correspondentes aos seus órgãos quer nos serviços do mesmo, podem optar, para efeitos de descontos para a Caixa Geral de Aposentações e para a ADSE, pela remuneração correspondente ao cargo exercido no INE.

3 - O INE participa no financiamento da Caixa Geral de Aposentações com a contribuição mensal do montante igual ao das quotas deduzidas nas remunerações do pessoal a que se refere o número anterior, a qual será remetida mensalmente a esta instituição no prazo fixado no n.º 1 do artigo 8.º do Estatuto da Aposentação.

4 - A opção a que se refere o n.º 2 terá de ser efectuada no prazo de 30 dias a contar da data em que os subscritores da Caixa Geral de Aposentações passem a exercer funções no INE ou da data da entrada em vigor do presente diploma relativamente àqueles que já se encontram no exercício dessas funções.

5 - Nos casos em que os subscritores da Caixa Geral de Aposentações optem por se aposentar com base nos cargos exercidos no INE, apurar-se-á a diferença entre as remunerações correspondentes a esses cargos e as remunerações correspondentes aos cargos de origem, em relação a todo o tempo de serviço prestado no INE anteriormente à opção, devendo sobre esse montante incidir o pagamento de quotas para aquela Caixa.» Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 23 de Setembro de 1999. - António Manuel de Oliveira Guterres - João Carlos da Costa Ferreira da Silva - João Cardona Gomes Cravinho.

Promulgado em 22 de Outubro de 1999.

Publique-se.

O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.

Referendado em 26 de Outubro de 1999.

O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1999/11/09/plain-107470.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/107470.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1989-08-23 - Decreto-Lei 280/89 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Aprova os estatutos do Instituto Nacional de Estatística.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda