Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8475/2014, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Publicação da estrutura curricular e do plano de estudos do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas

Texto do documento

Despacho 8475/2014

A Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, concede o grau de mestre em "Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas", nos termos do presente despacho, em associação com a Universidade de St. Andrews (Escócia), Universidade de Perpignan (França), Universidade de Sheffield (Reino Unido), Universidade de Bergamo (Itália), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Adam Mickiewicz (Polónia) e Universidade de Guelph (Canadá), ao abrigo da alínea c) do artigo 42.º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, alterado pelo 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avuls (...)">Decreto-Lei 107/2008, de 25 de junho, e n.º 115/2013, de 7 de agosto.

O curso de mestrado "Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas" é promovido pela Comissão Europeia ao abrigo do programa europeu Erasmus Mundus, criado através da Decisão n.º 1298/2008/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de dezembro de 2008, e está devidamente acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior sob o n.º R/A - Cr 194/2012.

A Universidade de Perpignan é a instituição coordenadora do curso.

23 de junho de 2014. - O Diretor, Prof. Doutor João Costa.

Mestrado em Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas

Estrutura curricular e plano de estudos

1) Estabelecimento de ensino: Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidade de St. Andrews (Escócia), Universidade de Perpignan (França), Universidade de Sheffield (Reino Unido), Universidade de Bergamo (Itália), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Adam Mickiewicz (Polónia) e Universidade de Guelph (Canadá).

2) Curso: Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas.

3) Grau ou diploma: Mestrado.

4) Área científica predominante do curso: Estudos Literários e Estudos de Cultura.

5) Número de créditos, segundo o sistema de europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 120 ECTS.

6) Duração normal do curso: 4 semestres.

7) Opções, ramos ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture: Teorias da Representação, Estudos Literários Portugueses e Brasileiros, Oralidades e Tradições, Intertextualidades.

8) Observações:

O curso é constituído por uma componente curricular e pela elaboração de um Trabalho Preparatório da Dissertação e de uma Dissertação. No final do segundo semestre será apresentado o Trabalho Preparatório da Dissertação I ou II, consoante a opção do estudante, e no final do quarto semestre será apresentada a Dissertação Final.

De acordo com o programa de mobilidade Erasmus Mundus, o aluno deverá obter um total de 120 ECTS ao longo do seu percurso académico, com mobilidade em três das oito universidades do consórcio, segundo o seguinte esquema:

Semestre 1 (Univ. A) - 40 ECTS (Unidades curriculares)

Semestre 2 (Univ. B) - 20 ECTS (10 ECTS =Unidades curriculares; 10 ECTS = Estágio e Trabalho Preparatório da Dissertação I ou Trabalho Preparatório da Dissertação II)

Semestre 3 (Univ. B) - 20 ECTS (Unidades curriculares)

Semestre 4 (Univ. C) - 40 ECTS (10 ECTS =Seminário de Acompanhamento da Dissertação; 30 =Dissertação).

9) A estrutura curricular e plano de estudos oferecido pela Universidade Nova de Lisboa é o seguinte, considerando que em cada um dos semestres da componente letiva, o aluno escolherá as unidades curriculares de entre as oferecidas na edição do curso. A decisão do conjunto de unidades curriculares oferecidas no primeiro e no segundo semestres será tomada anualmente pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas:

QUADRO N.º 1

Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas.

Teorias da Representação (módulo)

(ver documento original)

QUADRO N.º 2

Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas.

Estudos Literários Portugueses e Brasileiros (módulo)

(ver documento original)

QUADRO N.º 3

Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas.

Oralidades e Tradições (módulo)

(ver documento original)

QUADRO N.º 4

Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas.

Intertextualidades (módulo)

(ver documento original)

10) Plano de Estudos

Plano de Estudos

Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Curso de Narrativas Culturais:

Convergências e Aberturas - Grau de Mestre - Área científica predominante do curso: Estudos Literários e Estudos de Cultura

Teoria da Representação (módulo)

1.º ano/1.º semestre

QUADRO N.º 5

(ver documento original)

Estudos Literários Portugueses e Brasileiros (módulo)

1.º ano/2.º semestre

QUADRO N.º 6

(ver documento original)

Oralidades e Tradições (módulo)

2.º ano/3.º semestre

QUADRO N.º 7

(ver documento original)

Intertextualidades (módulo)

2.º ano/4.º semestre

QUADRO N.º 8

(ver documento original)

207910617

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1066880.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-04-29 - Decreto-Lei 316/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Determina que as escolas de regentes agrícolas e respectivas secções passem a depender da Direcção-Geral do Ensino Superior.

  • Tem documento Em vigor 2005-02-22 - Decreto-Lei 42/2005 - Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior

    Aprova os princípios reguladores de instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior.

  • Tem documento Em vigor 2005-03-15 - Decreto-Lei 67/2005 - Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior

    Regula o reconhecimento pelo Estado Português dos graus académicos conferidos na sequência da conclusão com êxito de um curso de mestrado «Erasmus Mundus» e a sua titulação.

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2008-06-25 - Decreto-Lei 107/2008 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Altera os Decretos-Leis n.os 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro, e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avuls (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda